Os "Muscle Cars" e os "Pony Cars"

O período de 1964 a 1972 compreendem uma das épocas marcantes para o automóvel nos Estados Unidos onde predominou a robustez com a sensação de liberdade individual e velocidade. É nessa época que surgem os chamados "Muscle-car" e os "Pony-car".

Os "Muscle Car" são os carros de porte normal ou grande para os padrões americanos que receberam motores potentes e grandes para desenvolver altas velocidades com simplicidade interna e preços competitivos, sua história começa em 1964 quando John DeLorean coloca num Pontiac Tempest um V8 de 6,3 L e 325 cv brutos criando uma lenda chamada de GTO.
Acima várias gerações do Pontiac GTO
A partir dai as grandes marcas perceberam o filão que surgia e outras lendas vieram como o Dodge Charge e o Plymouth Road Runner na Chrysler, na Ford se destacavam o Fairlane, o Torino e o Mercury Cyclone, e na GM a gama de ofertas aumentava com o Chevrolet Chevelle, o Nova, o Oldsmobile 4-4-2 e o Buick GSX.
Acima modelos da General Motors (GM)
Acima modelos da Chrysler
Os "Pony Car" foi uma denominação criada por Dennis Shattuck, ex-editor da Car Life na mesma época dos "Muscle Car", para o Plymouth Barracuda e o Ford Mustang lançados no ano de 1964.
Acima o Plymouth Barracuda e o Ford Mustang, precursores do termo "Pony Car".
O conceito é bem controverso, pois define como "Pony Car" os carros médios com motores de bloco pequeno e com cavalaria inferior aos "Muscle" o que acaba por criar uma grande confusão.

Acima exemplos de "Pony Car" das quatro grandes marcas da época.
Alem dos já citados, outros exemplos do seguimento são o Chevrolet Camaro, o Pontiac Firebird e o AMC Javelin.

Acima o Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird.
Ao longo do período em que eles prevaleceram a briga entre as grandes marcas pelo carro mais potente e veloz foi intensa e isso despertou preocupação nas seguradoras, pois os "Muscles" não eram seguros e os acidentes aumentavam o que as levaram a impor restrições para fazer apólices.
Acima o Ford Torino e o Fairlane.

Acima o Mercury Cougar e o Cyclone.
Paralelo a isso o governo americano criava leis mais rígidas para reduzir a emissão de poluentes o que começava a prejudicar o seguimento dos "Muscle Car".

Mas a derrocada aconteceria mesmo no início da década de 70 do século XX quando a crise do petróleo levaria a disparada no preço da gasolina condenando de vez a extinção dos "Muscle", pelo menos os clássicos.

Confira a reportagem Muscle Car ou Pony Car? A razão da polêmica no site Jalopnik (em português).

Confira também a definição na reportagem Classic American Pony Cars do site Zero to 60 Times (em inglês).

[Post atualizado em 12.10.2013].

Comentários

  1. Admiring the persistence you put into your site and in depth information
    you provide. It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same outdated rehashed material.
    Great read! I've saved your site and I'm adding your RSS feeds to
    my Google account.

    my web site; http://puremuscleprofact.com (http://glitch.itom.pl/?p=103040)

    ResponderExcluir
  2. Após os mustangs.... que tbm são muscle..... os muscles são meu tema favorito....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas