Especial Europa: BMW 2002

Iniciando a semana com um Especial dedicado aos carros europeus, ou seja, de carros produzidos nos países do bloco, começando por uma marca que é sinônimo de luxo, a BMW.
A BMW - sigla para Bayerische Motoren Werke, ou fábrica de motores bávara - já possuía tradição na produção de sedan de porte médio e grande, mas lhe faltava um diferencial, um modelo dentro dessa linha com pegada esportiva, assim surgia em 1968 o BMW 2002, com potência indo de 100 a 130 cv dependendo da versão, mas para mercados como o dos Estados Unidos faltava lhe um pouco mais, então a BMW incorporou um turbo no motor 2,0 de quatro cilindros fazendo-o chegar a 170 cv, o que o fazia ir de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Na Hot Wheels eu apresento o BMW 2002 da linha básica 2013 com pintura verde e rodas MC5.









O BMW 2002 turbo era para quem tinha nervos de aço, pois ele foi lançado numa época onde as aplicações com o turbo em carros de produção estavam apenas no começo, isso quer dizer que ele era muito instável e "beberrão" para os padrões europeus da época (fazia 9,5 km/l a 110 km/h), não foi a toa que a sua produção acabou limitadíssima. Em relação a mini, essa foi uma boa sacada da Hot Wheels em trazer para o público mais um modelo emblemático da BMW, o design é da versão turbo utilizada nas ruas e nas pistas de corridas e ficou muito legal. Essa miniatura eu consegui numa Loja Lê Biscuit de Camaçari em setembro desse ano.

Conheça ainda mais sobre o BMW 2002, acesse o Especial Primazia Alemã do site Best Car (em português).


Comentários

Postagens mais visitadas