Especial: Chevrolet Corvette 60 anos

Contar a história de um carro através das miniaturas eu algo que eu gosto muito, principalmente quando é um modelo que sou um apaixonado, como é o caso do Chevrolet Corvette.

Desde a criação do blog, as minis desse carro mítico tem marcado presença e no ano em que completa 60 anos em produção vários especiais tem sido produzidos, mas faltava um em que se pudesse mostrar num único post as gerações e versões encontradas até o momento do Corvette, por isso, vamos a ele.

Primeira geração, ou C1 (1953 - 1962)

O Corvette foi apresentado oficialmente em 1953, um cupê com motor seis-em-linha de 3,8 L que gerava 150 cv brutos em sua versão mais potente, indo de 0 a 96 km/h em 11,5 segundos.
A cor branca foi a primeira do Chevrolet Corvette.
Em 1955, o Corvette recebia um novo motor V8 de 4,3 L desenvolvido pela GM que geravam 195 cv brutos na maior configuração, fazendo ir de 0 a 96 km/h em 8,5 segundos.
A versão de 1955.
Para 1956 o primeiro facelift dessa geração com destaque para os novos faróis, nova traseira e mudanças nas laterais, o V8 passava a ser de série com a opção de uma versão RPO 469 que gerava 225 cv de potência bruta, no ano seguinte um V8 de 4,7 L aumentaria a potência para 283 cv de potência bruta.
A versão de corrida que traz na sua frente o facelift do ano de 1956.
O segundo facelift viria em 1958, dessa vez os faróis dianteiros passavam a ser duplos e a grade dianteira também era modificada. Na motorização, o V8 283 passava a ter potência variando de 240 a 290 cv de potência conforme a configuração.
A versão de 1958.
Em 1961, a mudança principal ficava na traseira com desenho no estilo "rabo de pato" e os faróis duplos que se tornariam uma marca no carro. Na potência, o V8 283 passava a gerar 315 cv, indo de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos. No último ano da primeira geração o Corvette recebia um novo motor V8 de 327 pol3. de 5,5 L que gerava potência variando entre 250 e 360 cv de potência.
A versão de 1962.

A segunda geração, ou C2 (1963 - 1967)
Depois de 10 anos no mercado era preciso uma mudança radical, que assim foi feita a partir de um modelo conceito denominado de Mako Shark, semelhante ao modelo de corrida de 1959, denominado de Sting Ray, que o batizaria em 1963.
Conceito Mako Shark.
A segunda geração trazia uma serie de novidade no desenho externo, como os faróis escamoteáveis, grelhas laterais, linha de cintura alta e o para-choque bipartido. Uma curiosidade na segunda geração é a presença dos vidros traseiros bipartidos, presentes apenas nos modelos produzidos em 1963, nos anos seguintes o vidro passava a ser inteiriço.
A versão com vidro bipartido de 1963.
Na motorização, o V8 Mk IV de 396 pol3. e 6,5 L era apresentado em 1965 com uma potência de 425 cv, não satisfeita a GM apresentou no ano seguinte um novo V8 de 427 pol3. e 7,0 L com opções de 390 e 430 cv de potência bruta, indo de 0 a 96 km/h em menos de 5 segundos.
A versão de 1964 com o vidro traseiro completo.

A terceira geração, ou C3 (1968 - 1982)
Baseada no conceito Mako Sark II, a terceira geração era apresentada em 1968 e seria a mais duradoura do Corvette, entre as suas principais características estavam as suas linhas musculosas em sintonia com o seguimentos dos "Muscle Car" que predominava na época.
A versão de 1969.
No auge dessa geração, o Chevrolet Corvette chegou a ter opções como a ZR2 que utilizava um V8 454 que gerava 425 cv de potência.
A versão COPO Corvette de 1969.
Mas a crise do petróleo, as novas normas de emissão de poluentes e a pressão das seguradoras reduziram drasticamente a potência dos carros estadunidenses e o Corvette não ficou de fora com o V8 350 passando a gerar 200 cv, e o V8 454 gerando 270 cv de potência.

Essa geração teve dois facelift, sendo o primeiro realizado em 1973 com a incorporação do para-choque à carroceria e o vidro traseiro que passava a ser rigido.
A versão de 1975 com o facelift.
Em 1978, o segundo facelift com um novo vidro traseiro amplo que o deixava com uma aparência de fastback.

A quarta geração, ou C4 (1984 - 1996)
O atraso no lançamento da quarta geração fez com que não existisse Corvette de ano/modelo 1983, todos os que foram lançados no final desse ano saíram como versões de 1984. A nova geração, apesar de possuir leves semelhanças com a geração anterior, era totalmente nova com um design que estava em sintonia com a tendência dos anos 1980.
A quarta geração.
Na motorização, o destaque ficava para o LT5 de 5,8 L que rendia 375 cv de potência, indo de 0 a 96 km/h em 4,9 segundos na versão ZR-1 de 1985.

A C4 teve um grande facelift realizado em 1991 com novos faróis, luzes de direção e a traseira mais larga. É nessa geração que o Corvette chega a casa de um milhão de unidades produzidas, firmando se como um grande "super-carro" americano.

A quinta geração, ou C5 (1997 - 2004)
A nova geração procurava mais uma vez se alinhar a nova tendência da época, e suas linhas se assemelhavam então com os modelos de carros da industria japonesa, ou seja, linhas arredondadas sem perder as suas características tradicionais.
A quinta geração inspirada nos modelos japoneses.
As revistas especializadas da época elogiaram bastante a nova geração, que ganhou vários comparativos com modelos europeus como BMW M3 e Porsche 911, na motorização, o V8 350 se destacava com 385 cv de potência, sendo que a versão Z06 com o mesmo motor modificado elevava a sua potência para 405 cv.

A sexta geração, ou C6 (2005 - 2013)
Essa geração do Corvette é o que se pode chamar de uma evolução da geração anterior que trazia entre os seus principais atributos: comprimento menor e estreito, e a frente com os faróis convencionais.

Os avanços tecnológicos chegaram aos anos 2000 permitindo a retomada dos motores V8 com a potência do passado com menor emissão de gases poluentes e maior segurança para os ocupantes, garantindo as versões disponiveis as seguintes características em sua motorização:
Corvette C6 com motor V8 de 6,2 L e 430 cv de potência, indo de 0 a 96 km/h em 4,2 segundos.

Corvette Grand Sport com motor V8 de 6,2 L e 430 cv de potência, indo de 0 a 96 km/h em 3,95 segundos.

Corvette Z06 com motor V8 de 7,0 L e 505 cv de potência, indo de 0 a 96 km/h em 3,7 segundos.

Corvette ZR1 com motor V8 de 6,2 L e 638 cv de potência, indo de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos.

A sexta geração consolida de vez o Chevrolet Corvette como um grande "super-carro" com um belo design e potência de sobra.

A sétima geração, ou C7 (2014 - ????)
Apresentado no começo de 2013, a nova geração traz mais uma vez o nome Stingray com um desenho que atualiza o design da geração anterior, deixando o Corvette em sintonia com os novos tempos.

Essa é apenas uma pequena representação da história desse carro icônico que fascina vários apaixonados por carros ao redor do mundo, existe muito mais a ser mostrado e falado e por isso o blog vai estar sempre atualizando essa pagina com as minis que contam a sua história.



Comentários

  1. ¡Hermosos todos los Corvette!
    Mis preferidos:
    110 rojo de 1956.
    3 azul de 1963.
    69 oro de 1969.
    Tengo dos modelos:
    1957:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/07/128-chevrolet-corvette-ss.html
    1964:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/11/chevrolet-corvette-grand-sport.html
    Abrazos!

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    1. Saudações Juanh,

      Meu querido, muito obrigado pelos seus sempre ótimos comentários, a sua coleção como sempre é fantástica, gosto muito de sua coleção.

      Abração,

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  2. Excelente presentacion. Yo tambien compre la coleccion de aniversario de Corvette. Pero lamento que dejaron afuera varios modelos importantes. Gracias por mencionarlos en este blog! Cesar

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  3. eu tenho o corvette grand sport so falta o z06 e o c6r

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  4. Joabson da Silva Pereira14 de janeiro de 2015 às 13:20

    Faltou o greenwood de 76.

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    1. Saudações Joabson,

      A Greenwood ficou para um especial inteiramente dedicado as Corvettes de corrida, em breve no blog.

      Abração,

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