Série Hot Wheels Speed Machine - Analise


A série Speed Machine da Hot Wheels chegou ao mercado no primeiro semestre de 2010, sua proposta era trazer "Super-carros" em uma embalagem exclusiva com informações no verso que podiam ser utilizadas em um jogo de trunfo, onde ganha aquele que tiver a melhor configuração na disputa. Outra característica da série eram as rodas "Co-Molded" ou CM6, pneus de plástico em uma roda de seis raios, e a presença de apenas modelos licenciados. O preço anunciado foi de R$ 9,99 (cerca de 4 dólares), ou seja, uma ótima oportunidade para os apaixonados por carros verdadeiramente rápidos aumentarem a sua coleção.
Para o primeiro ano 36 modelos foram apresentados, incluindo três novos, Ferrari 599XX, McLaren F1 GTR e o '09 Audi TTS - que podem ser observados na imagem acima -, entre as pinturas das versões existentes na Hot Wheels o destaque ficava para a Lamborghini Gallardo LP 560-4 Polizia, a Corvette C6-R da Compuware, o '07 Ford Shelby GT-500 preto e o Porsche 911 GT3 Road.
Chevrolet Corvette C6-R
A série parecia imensamente promissora com carros americanos, europeus e japoneses, em uma boa variedade para os amantes da velocidade, e para completar, o nível de detalhes estava muito bom com pintura nos faróis dianteiros e traseiros, logos presentes e outros itens positivos, parecia fadada ao sucesso, mas eis que... não.
Alguns modelos da Ferrari que participaram da série.
Distribuída em vários mercados ao redor do mundo, a série acabou encalhando nos seus primeiros lotes nas lojas, é claro que os modelos mais desejados desapareceram rápido, mas a maioria ficou por lá e foram saindo lentamente ao longo dos anos (sendo encontrada até hoje em algumas regiões do país).
As rodas CM6 acima com variações de cores nos raios.
Representação acima de modelos Americanos (Shelby Mustang GT-500), Europeus (Ferrari Enzo) e Japoneses (Mitsubishi Lancer Evolution).
Como é de costume quando uma série encalha nas lojas, os outros lotes não apareceram - principalmente no Brasil - o que revoltou aqueles que estavam querendo completar a coleção, para os outros que buscavam modelos específicos também foi frustrante e a decepção foi generalizada.
Modelos da Audi acima com destaque para o TTS que foi lançado nessa série e o exagero das rodas no R8.
Para o ano seguinte, apenas oito modelos apareceram incluindo uma nova Lamborghini, a Murciélago LP 670-4 SV, como se não bastasse a Mattel limitou as vendas da série há apenas algumas lojas nos Estados Unidos e no resto do mundo virou lenda urbana.
Alguns modelos acima da Lamborghini presentes na série.
Até que em 2013 ela voltou a aparecer em alguns locais da Ásia em um total de nove modelos que já haviam aparecido no passado, mas com as rodas OH5 no lugar da CM6.
Acima alguns modelos japoneses que participaram da série.
Os modelos acima representam os carros americanos (Saleen S7) e europeu (Panoz GTR-1).
Mas o que levou ao fracasso da série? 
Difícil encontrar um único ponto, vários fatores podem ser apontados como: os pneus de plástico, a maioria dos colecionadores de Hot Wheels não é fã de pagar a mais por uma miniatura da marca com esta característica, mesmo com um bom nível de detalhes; A variedade de modelos apresentada também não agradou; O design da pintura dos modelos apresentados foi outro ponto muito criticado, e por último, me atrevo a dizer que o tema "Super-carros", apesar dos elogios das pessoas e dos colecionadores, esse é um tema de nicho, ou seja, para um grupo de apaixonados que realmente se propõe a comprá-los, e não são todas as marcas existentes que empolgam a maioria desse nicho, eu percebo isso nos diálogos dos colecionadores nos grupos do Facebook que reclamam dos poucos comentários e das "curtidas" em suas minis desse seguimento.
Alguns modelos acima da Porsche com destaque para o 911 GT3 com pintura do carro original.
E o veredito do blog? 
Aqui o foco não é em fechar série, mas ir em busca daqueles que possam ter uma história para contar e satisfazer um sonho de consumo, por isso, dos 48 modelos lançados entre 2010 e 2011, um total de 40 interessaram e desses, 21 já foram adquiridos. É uma série bem legal, com modelos muitos bons e com um ótimo nível de detalhes, a ausência de pneus de borracha é um detalhe que não chega a incomodar - acha visto que a finada Johnny Lightning, por exemplo, possuía séries com esse perfil -, é claro que as rodas CM6 não ficaram bem em todos os modelos, no Audi R8 mesmo ficou muito esquisito, mas no geral o resultado ficou muito bom, por isso recomendo a aquisição deles no garimpo das lojas (que ainda possuam) e na internet.
Vocês não acharam mesmo que o Mustang ficaria de fora?
Mas e vocês, o que acharam da série? Qual a sua opinião? Seus comentários são muito importantes para o blog, fique a vontade.

Veja também a postagem Triste fim da série Speed Machine no T-Hunted publicada em março de 2011.

Relembre todos os modelos lançados na série no link Speed Machine do site Hot Wheels BR.


Comentários

  1. Grande Doalcey, mais uma vez Parabéns, pelo post. Essa matéria sobre o " Speed Machine, ficou muito boa. Concordo que a série tem modelos interessantes, e bem variados, com bom nível de acabamento, detalhes como pintura das lanternas, faróis, grades, logotipos das marcas dos modelos, as faixas decorativas e aplicações dos números em alguns modelos, que não saem na linha básica, quanto as rodas, não acho tão ruim assim, talvez a pintura que saiu no Lamborghini e Audi com o miolo da roda dourada e vermelho não fosse a melhor opção, quem sabe o centro da roda em preto e o aro externo cromado ficasse melhor. mas a série é legal e o Mustang e a Ferrari 599, são os meus preferidos, ainda estão na embalagem. O negócio é garimpar e encontrar alguma perdida. Abraço

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    1. Saudações Clovis,

      Eu concordo com as suas palavras, eu sou particularmente um grande fã dessa série e muito dessa preferência vem das suas palavras, essa Corvette amarela da Compuware é incrivelmente louca e não há vi em nenhuma outra série da Hot Wheels, o Shelby GT-500 também ficou uma obra prima, e as outras tantas.

      Abração e muito obrigado pelo ótimo comentário.

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  2. Bellos todos, algunos más otros menos; me encantaron el Corvette C6-R y el Saleen S7.
    Abrazos!

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    1. Saudações Juanh,

      Também fiquei apaixonado por esse Corvette, é um dos mais raros dessa série, por isso fiquei mais feliz ainda quando um amigo resolveu me vendê-lo no final do ano passado.

      Abração,

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  3. A SÉRIE "SPEED MACHINES" É UMA ÓTIMA SÉRIE. FUGINDO DO BÁSICO DA HW, A SÉRIE MOSTRA OS CARROS MAIS COBIÇADOS DO MUNDO.
    SOMENTE ACREDITO QUE DEVERIAM ATUALIZAR MAIS OS MODELOS E NÃO REPETÍ-LOS INSISTENTEMENTE, UMA CARACTERÍSTICA ATUAL MUITA NEGATIVA DA HW.
    O COLECIONADOR DESEJA NOVAS MARCAS E NOVOS MODELOS, O QUE A MATTEL NÃO COMPREENDE E AO INVÉS DE FAZER UMA ENQUETE COM OS COLECIONADORES, PREFERE IMPOR SUAS ESCOLHAS, O QUE FAZ TER SUCESSO OU NÃO. É UM RISCO QUE CORREM.

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    1. Saudações Linneu,

      Sabias palavras as suas, e isso é um fato também, muitas séries da marca tem naufrago exatamente pela falta de grandes novidades, para o colecionador novo pode ser muito legal, pois ele não terá a maioria dos modelos apresentados, já o colecionador veterano vai sentir se decepcionado, e esse é o grande desafio deles, relacionar os custos com o desejo dos colecionadores.

      Abração,

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  4. eu gostei muito das minis da serie... consegui algumas.... mas teve uma q passei p um amigo q depois me arrependi... o aston martin verde .... mas enfim..... as rodas de plástico n me incomodam.... tem minis q até prefiro....

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