Supercarros: La Fasta (Pantera)

No início dos anos 1970, Lee Iacocca, na época o homem forte da Ford, resolveu que a marca precisava de um carro realmente esportivo para enfrentar o Corvette, por isso colocou a sua ousadia em ação, vamos entender.

A De Tomaso foi uma fabrica europeia criada nos anos 1950 com a proposta de criar carros esportivos, na década seguinte os seus modelos chamaram a atenção da Ford, que resolveu comprar 80% da companhia. O objetivo da marca do oval azul era a produção de um carro capaz de enfrentar em vendas o sucesso da GM, o Chevrolet Corvette. Desse desejo nasceu o Pantera, um supercarro com o motor V8 351 'Cleveland' posicionado no centro e na parte de traz, esse pulsante gerava uma potência de 310 cv, fazendo-o ir de 0 a 96 km/h em 7 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. Na Hot Wheels eu apresento o La Fasta que é um dos Treasure Hunts da linha básica 2014 com pintura azul pérola e rodas MC5 laranja.










Abaixo com a versão da Mainline 2011.



O De Tomaso Pantera era um carro para duas pessoas produzido na Europa, mas com mecânica inteiramente Ford e com as vendas sendo realizadas nas concessionárias Lincoln/ Mercury, seu visual externo seguia as tendências da época só que altamente funcional, ou seja, o seu desenho garantia um bom desempenho no quesito velocidade, sem contar que era muito lindo.

Em relação a mini, o La Fasta foi apresentado em 2009 pela Hot Wheels, é claramente o De Tomaso Pantera com pouquíssimas diferenças, por que então ele não saiu com o nome da marca italiana é um mistério, talvez a resposta esteja no velho problema do licenciamento, a marca de El Segundo já teve outros empecilhos assim no passado. De qualquer maneira é um exemplar muito bonito e 99% fiel a inspiração original.

Encerramento do especial Supercarros com esse belo T-Hunt que eu consegui na loja Le Biscuit de Camaçari neste mês.


Comentários

  1. i got both now, the red one i found in my 6-lane Raceway Track-Set

    ResponderExcluir
  2. http://modell-auto.blogspot.de/2014/02/mattel-hot-wheels-la-fasta-malaysia.html

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente tiene estilo Italiano, a la DeTomaso y Lamborghini.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas