Especial Porsche no século XXI

A semana que se inicia vai ser dedicada a mais uma marca de supercarros, a Porsche, uma das mais rentáveis do mundo e que soube enxergar as novas tendências para se destacar ainda mais, acompanhem.

A história da Porsche no mundo dos esportivos começou em 1948 com o 356, criação do fundador Ferdinand Porsche (1875-1951), ao longo da sua caminhada a marca enfrentou altos e baixos, mas nunca deixou de lado a sua vocação esportiva, ainda mais depois do lançamento do seu principal modelo, o 911, que em 2013 completou 50 anos em produção, só que nos dias atuais ele não é o único da Porsche, as opções são as mais variadas possíveis, mas como isso foi possível?

As inovações implantadas nos anos 1990
Porsche 911 GT2 (branco), Panamera (vermelho) e 911 GT3 RS, todos da Hot Wheels

A década que antecedeu o novo século foi marcante para varias marcas de carros, na Porsche foi um período de renovação que colaborou para o seu sucesso nos dias atuais, e boa parte dessas novidades teve como objetivos atingir áreas diversas, como a introdução de Airbag para motorista e carona no início da década, um fator importante de segurança. Depois veio o lançamento do EBD II, um sistema de controle de emissão de dióxido de carbono, que tornou os seus esportivos os menos poluentes da época. Outra novidade implantada foram os freios de disco de cerâmica, isso em 1999, algo considerado essencial para os supercarros nos dias atuais.

Deixando o passado para traz
Porsche Carrera GT (cinza claro), Porsche Boxter(branco) e Cayman, todos da Hot Wheels
Uma das características dos modelos da Porsche era o motor de refrigeração a ar, projeto antigo que os puristas amavam, só que os tempos haviam mudado e essa tecnologia não se encaixava, por isso a marca anunciou em 1997 a nova geração do 911 Carrera com motor de refrigeração a água, deixando bem claro que esse seria o novo caminho a seguir, uma escolha mais do que acertada.

O Porsche de motor V10
Porsche Carrera GT da Hot Wheels
No início do novo século a marca alemã apresentou o seu modelo top de linha, o Carrera GT, um supercarro com motor V10 central traseiro, capaz de gerar 600 cv de potência, sua produção foi limitada em pouco mais de 1000 unidades, se tornando uma lenda.

O sucesso da versão de quatro portas
Porsche Panamera S da Welly
A Porsche procurou romper barreiras para continuar crescendo, e uma delas foi a apresentação do seu primeiro modelo de quatro portas, o Panamera, novamente os apaixonados ferrenhos pela marca foram a loucura, acharam um absurdo, uma afronta a sua história, só que o seu foco não eram eles, mas os endinheirados em busca de um "carro família" rápido, moderno, luxuoso e com a "cara da Porsche". A estratégia deu certo, e o carro se tornou um dos seus grandes sucesso de vendas.

A chegada do seu primeiro SUV
Porsche Cayenne GTS da Minichamps
O maior lançamento da Porsche nesse início do século XXI é sem dúvida o Cayenne, um SUV, isso mesmo! um utilitário esporte que mais uma vez levou os puristas aos nervos, mas que conquistou toda uma nova parcela de consumidores que queriam um design de supercarro, com potência e performance, mas que fosse alto e encarasse todo tipo de terreno. Atualmente o Cayenne é responsável por boa pate das vendas da marca alemã e um novo modelo esta a caminho.

A onda dos elétricos ou quase
Porsche 918 Spider da Hot Wheels
Os grandes supercarros atualmente representam prestígio e status para as marcas, a Porsche sempre foi naturalmente esportiva, seu nome com os ultra-limitados já estava escrito, mas ela queria mais, por isso trabalhou em uma supermáquina de motor V10 hibrido, ou seja, propulsão feita por motores a gasolina e elétrico, nascia o 918 Spider um espetáculo tecnológico, rápido, confortável e para muito, muito poucos...

E como ficou o 911?
Porsche 911 Turbo da Matchbox
O carro chefe da Porsche continuou evoluindo sem perder a sua identidade visual, suas versões atualmente atende a quase todos os perfis de consumidores, embora os mais desejados seja as versões Turbo, Carrera, GT2 e GT3, falando nessa última, o GT3 RS homologado para as pistas teve nova geração apresentado no Salão Internacional de Genebra, entre as principais novidades estão a utilização de um número maior de componentes leves como alumínio e magnésio, e o novo motor de seis cilindros em linha de 4,0 litros capaz de gerar 500 cv de potência.

Sem dúvida, uma marca que soube se reinventar sem perder a sua identidade, a Porsche entrou no século XXI mostrando que vai continuar firme no seu objetivo de permanecer rentável produzindo sonhos de consumo para um número crescente de apaixonados e entusiastas que veem nos seus produtos status, modernidade e rapidez, acabou? Nada, ao longo da semana teremos uma seleção de modelos que contará um pouco mais da saga dessa marca fantástica nestes últimos quinze anos, programe um horário na sua agende, vai valer a pena.

Conheça mais sobre a marca em História Porsche do site Mais Tunning (em português) e Porsche no site Mundos das Marcas (em português).

Comentários

Postagens mais visitadas