Especial a Fabrica da Hot Wheels

A fabrica da Hot Wheels, um dos grandes desejos de todo colecionador, no ano passado uma TV da Indonesia visitou as instalações e agora o blog detalha o vídeo, acompanhem.

A reportagem foi feita pelo canal Trans 7 da Indonésia para um programa infantil chamado Si Unyil, e o vídeo foi publicado por um usuário no You Tube no ano passado, e rapidamente ganhou a atenção de quem gosta de colecionar, principalmente Hot Wheels, nele as principais etapas do processo de produção são mostrados, o tempo de duração é de aproximadamente nove minutos, e você poderá conferir na integra no final do post no idioma deles.

Muito bem, como aqui no Brasil o pessoal mal consegue entender o português, o blog resolveu separar os principais quadros para mostrar aos leitores das etapas da linha de montagem de uma mini, vejamos.

1. A matéria prima

Todo o processo de fabricação de uma mini começa com a matéria prima que são duas, o metal chamado zamac e o plástico. O zamac é uma liga formada em sua maior parte por zinco, mas que contem também alumínio, cobre e magnésio. É resistente a corrosão, choques, desgastes e possui uma tonalidade cinza.
Imagem da internet
Pelas imagens observar-se paletes com grandes quantidades do material na forma de barra na cor prateada que são levadas ao forno para serem derretidas.

2. Formando a carroceria e o chassi



Para que as barras sejam derretidas o metal é submetido a uma temperatura que varia entre 380 e 420 ºC (dependendo do tipo de zamac utilizado), uma vez liquefeito é injetado nos moldes da carroceria e/ou do chassi. No vídeo é possível observar as duas peças saindo da máquina prontas, nota-se que os mesmos possuem uma extensão de metal, isso porque o zamac entra pelo orifício até chegar no molde onde a peça vai ser formada, no mesmo local a peça é resfriada e na sequência vai para o local onde será feita a seleção das melhores pelos funcionários.

3. Pintura




Depois de saírem da câmara de pintura.


Nesta etapa é possível ver que as peças ficam presas em cabides separados por cores, ou seja, aqueles que terão a mesma pintura primária ficam juntos, na continuação elas são encaminhadas para a câmara onde o processo acontece.

4. Recebendo os decais

Abaixo a carroceria sem o decal.
Abaixo a carroceria com a primeira parte do decal inserida.
Abaixo o Off Track (carroceria acima) pronto com os decais colocados nas laterais em três cores.
Imagem: Divulgação Hot Wheels



Abaixo o Prototype H24 (carroceria acima) pronto.
Imagem: Divulgação Hot Wheels
Para desenhos mais elaborados como figuras, letras, números, marcas e afins as carrocerias são encaminhas para uma outra sessão onde são colocadas em moldes feitos especificamente para cada uma delas, depois uma máquina com a cor ou uma das cores do decal desce em cima da peça ou na lateral inserindo o grafismo ou uma das partes dele.

5. Criando o chassi de plástico




Para a confecção do chassi de plástico (que atualmente esta presente na maioria dos modelos) a fabrica utiliza uma máquina injetora que recebe os grânulos de plástico que são aquecidos no interior a uma temperatura de 150 ºC (aproximadamente, pois depende do material utilizado na confecção do plástico) e injetado no molde que é uma câmara quente sem o canal, ou seja, o material entra diretamente onde vai ser formado a peça, rapidamente é resfriado e depois jogado para fora caindo por gravidade em uma caixa.

6. Criando as rodas



As rodas possuem um processo similar de fabricação para o chassi e eventualmente a carroceria. 

No caso do chassi ou da carroceria a cor que os mesmos terão é misturada aos grânulos antes de serem injetados no molde para formá-los.

7. Prendendo o eixo no chassi

Fechando as travas do eixo no chassi.

Para evitar que o eixo fique "sambando" no interior da mini eles são fixados com travas que parecem "dentes" que são fechados em cima do mesmo com o uso de uma máquina especifica.

8. Unindo o chassi e a carroceria


O processo de montagem das quatro partes que formam uma miniatura é feio manualmente, e no final elas são presas por rebites colocadas com a utilização de uma máquina especifica.

9. Colocando no blister

Na etapa final a mini vai para o blister, novamente uma máquina é utilizada, mas o processo também conta com a ação humana, pois a bolha é colocada com a cola, depois vem a miniatura e por fim a parte de papelão que é fixada.

10. Da esteira para as caixas

Na esteira existem números marcados que indicam quais as miniaturas daquele lote estarão sendo colocadas para que no final sejam agrupadas nas caixas dos lotes -  que no caso desse vídeo são do D, E e G da Mainline 2015.

11. Testando as minis depois de pronta
Acima as miniaturas são testadas nas pistas laranja, o objetivo é verificar se as rodas estão deslizando livremente. Abaixo a resistência da miniatura a esmagamento é testada para confirmar se atendem as normas de segurança.

Abaixo é testado a resistência do eixo e das rodas à tração para verificar qual seria a quantidade máxima que eles suportariam, e assim confirmar se atendem novamente as normas de segurança.


Na fabrica existe também um controle de qualidade onde é feito testes com as minis como: rodagem nas pistas laranja, resistência a queda, quebra do eixo das rodas e esmagamento procedimentos realizados para evitar que uma criança em idade de três a dez anos não venha a se machucar, por exemplo.

É um processo complexo, mas boa parte dessas máquinas possuem versões aqui no Brasil, é o caso das injetoras de zamac e as de plástico, já que estes materiais são utilizados na confecção de um variado número de produtos, a diferença é que no caso da Hot Wheels a quantidade de equipamentos que eles utilizam é bem maior, já que a fabrica produz em torno de 300 mil minis por mês. De qualquer maneira é um processo muito interessante para se ver e conhecer.

O vídeo completo da fabrica:


Comentários

  1. Muito jóia o vídeo! "Qual seu trabalho?- eu passo 8 horas por dia jogando hot Wheels no chão!" Joga lá em casa, manda uma caixa por semana que eu testo p eles!

    ResponderExcluir
  2. Ja tinha visto esse video,mas de verdade gostei dessa esmiuçada que vc deu no proprio....show de informaçoes...!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas