Especial Os 16 primeiros Hot Wheels de 1968

Nas últimas semanas o blog citou varias vezes modelos do primeiro ano da Hot Wheels, mas quantos foram? E quais eram? Acompanhem.

Até o final dos anos 1960 as miniaturas de carros se resumiam aos modelos da Matchbox, Johnny Lightning, Tomica e algumas outras marcas pouco conhecidas, para a Mattel esse mercado não parecia tão interessante, mas o olhar das crianças estava mudando, os bonecos de cowboy haviam sido deixados de lado, a corrida espacial tomava conta do noticiário e dos programas, e para completar os Muscle Car dominavam as ruas dos Estados Unidos, diante desse cenário a marca resolveu apostar no segmento aproveitando uma fabrica nos Estados Unidos que deixara de produzir bonecos.

Para encarar o novo desafio uma equipe de design, tendo Harry Bradley como o principal nome, foi recrutada com o objetivo de criar modelos que fossem um diferencial em relação ao que existia nos concorrentes, para isso foram definidos o nome - Hot Wheels e as filosofias da nova marca focada em: motor enorme, estilo inovador e itens que normalmente não existem nos carros reais.

Outros diferenciais impostos foram a pintura Spectraflame presente em todos os modelos, rodas Red Line com eixo de melhor deslizamento, suspensão, capô que abre e corpo/chassi de metal.

Assim sendo, uma extensa pesquisa foi realizada e no final dezesseis exemplares foram escolhidos, confira a seguir um pouco mais sobre eles.

1. Beatnik Bandit

A versão real foi criado por Ed Roth em 1960, o projeto imaginava como seria no futuro os esportivos, principalmente os Hot Rods. Seu desenho foi reproduzido pelo design Harry Bradley na Hot Wheels, o modelo teve 17 variações de cores.

2. Custom Barracuda

O primeiro Pony Car também fez parte dos primeiros modelos de El Segundo, é claro que ele não é necessariamente igual ao original, suas linhas são customizadas projeto de Harry Bradley também. Na época as miniaturas eram produzidas nos Estados Unidos e em Hong Kong, por isso a quantidade de cores é grande, nos americanos são 13 variações e no britânico (até o início desse século a cidade chinesa pertencia ao Reino Unido) mais 13.

3. Custom Camaro
Imagem: Wikia
O Camaro chegou as lojas dois anos antes da Hot Wheels, suas linhas simples conquistaram uma legião de fãs e ter uma versão mini era essencial. Curiosamente essa foi a primeira criação da marca com desenho de Harry Bradley. São 20 variações de cores incluindo o raríssimo protótipo branco.

4. Custom Corvette

A terceira geração do Corvette estreou no mesmo ano da Hot Wheels, e causou uma saia justa com a GM, isso porque El Segundo lançou a linha em maio daquele ano antes da apresentação oficial da General Motors do novo Corvette. Harry Bradley antes de trabalhar com "carrinhos" era do time de desenhistas de Detroit o que permitiu a ele acesso total aos projetos da companhia, e o Corvette era um dos desejos para a versão mini. Foram 15 variações de cores americanas e 10 da fabrica de Hong Kong produzidas.

5. Custom Cougar
Imagem: Red Line Collector
O Mercury Cougar era a versão luxuosa do Ford Mustang, e como tantos outros Muscle da época fez parte dos primeiros modelos da Hot Wheels. Foram 13 variações de cores saídos da fabrica dos Estados Unidos e outros 9 de Hong Kong.

6. Custom Eldorado
Imagem: Red Line Collector
O Cadillac Eldorado é um grande sedan luxuoso que no final dos anos 1960 adotava um visual esportivo para atrair os apaixonados pelos Muscle Car. De olho nessa proposta a marca da Mattel o incluiu no seu primeiro portfólio com o acréscimo de um botão no blister (item que outros modelos da série também receberam) e 20 variações de cores da unidade americana e 12 de Hong Kong.

7. Custom Firebird
Imagem: Wikia
Outro Pony Car incluído nos primeiros modelos, o Pontiac Firebird surgiu no mesmo ano do seu irmão - o Camaro. Para a versão mini optou-se pelo modelo conversível com 14 cores americanas e 12 de Hong Kong.

8. Custom Fleetside
Imagem: Rel Line Collector
O modelo é baseado na Chevrolet El Camino de 1964 do próprio Harry Bradley. Seu visual é bem customizado com a grade dianteira com faróis escondidos, motor exposto e caçamba coberta. São 12 variações de cores dos Estados Unidos e sete de Hong Kong.

9. Custom Mustang

É claro que o Mustang não ficaria de fora do primeiro ano da Hot Wheels, a versão escolhida foi a de 1967 que trazia um capô personalizado. Em matéria de cores foram 17 produzidos nos Estados Unidos e 12 em Hong Kong.

10. Custom T-Bird
Imagem: modelo do colecionador Michael Roseberry
O Thunderbird foi a resposta da Ford para o Corvette da GM nos anos 1950, na década seguinte o seu estilo mudou bastante tornando-se um sedan de luxo, foi essa geração que a Hot Wheels optou por reproduzir com 14 cores para o molde americano e 8 para o de Hong Kong.

11. Custom Volkswagen

Imagem: site on line red line ghuide
O Beetle (Fusca no Brasil) já era um grande sucesso de vendas nos anos 1960, inclusive nos Estados Unidos, por isso a Hot Wheels o incluiu entre os 16 primeiros, mas com a sua assinatura, ou seja, motor V8 na dianteira e escapamentos nas laterais. O projeto foi executado pelos design Ira Gilford e Harry Bradley, em matéria de cores foram 10 dos Estados Unidos e 7 de Hong Kong.

12. Deora
Imagem: Wikia
Mais um conceito selecionado pela equipe de desenhista da marca, o Dodge Deora foi apresentado em 1967 no Salão Internacional de Detroit, o carro apresentava o que seria as tendências para os próximos anos com um estilo bem esportivo, mas sem as pranchas que foram incluídas na mini posteriormente.

13. Ford J-Car
Imagem: Toy Car Collectors.
O Ford GT40 era um sucesso nas pistas e até 1968 já havia ganhado a prova de Le Mans três vezes, sendo assim a Hot Wheels o incluiu na lista de lançamentos, a versão escolhida foi a do Mark IV. Foram 17 variações de cores feitas nos Estados Unidos e sete em Hong Kong.

14. Hot Heap
Imagem: Red Line Collectors
Um misto entre um modelo clássico do início do século XX com mecânica moderna, poderíamos chamá-lo de Hot Rod, mas não sei se ele seria um. O original é chamado de King T e vinha com freios a disco nas quatro rodas, molas na dianteira e um motor V8 283 da Chevrolet. Em miniatura são 20 variações de cores com um desenho diferente para o motor no modelo dos Estados Unidos e nove cores para os que vieram de Hong Kong.

15. Python
Mais um conceito com personalidade jovem que recebeu uma versão mini, baseado no original Dream Car de 1968, seu desenho para a Hot Wheels foi concebido pelo design Dean Jeffries e contou com 17 cores saídos da fabrica dos Estados Unidos e 10 de Hong Kong.

16. Silhouette
Imagem: Internet
E por fim chegamos a mais um conceito, o Silhouette foi apresentado em 1962 com um visual de como se imaginava os veículos do futuro (mais uma vez a bolha se faz presente) com linhas suaves e fina no desenho geral, no cofre do motor havia um V8 Ford 429 sinalizando pura potência e jovialidade. A versão mini teve 17 variações de cores da unidade fabril dos Estados Unidos e 5 de Hong Kong. Em função da quantidade grande de minis produzidas é o menos valioso entre o 16.
Variações de cores do Beatnik Bandit - imagem: Wikia
É fato que o desenho destas miniaturas são bem simples, fruto de um tempo onde não era possível imprimir maiores detalhes, outro ponto a ser observado é que o foco prioritário era a criançada, por isso tamanha quantidade de cores nos modelos. Outra questão é que a maioria esmagadora desses moldes só foram utilizados nesse ano, nos anos 1990 alguns deles foram refeitos e lançados no Red Line Club da marca para os apaixonados.
Replica da mini e da embalagem criada pela própria Hot Wheels em 1994 dos modelos de 1968 - imagem: Wikia
Embora todos eles sejam considerados raridades nos dias atuais, a maioria não é valorizada e aqueles comercializados por quantias consideráveis ocorre em função da quantidade limitada que chegaram as lojas.

Conhecer a história das marcas é algo que considero muito importante no colecionismo, você pode curtir a sua coleção tranquilamente sem conhecer nada das suas minis, mas elas se tornam muito mais importantes quando se aprende o que existe por traz da sua concepção e representação.

Conheça mais sobre os 16 modelos acessam List of 1968 Hot Wheels no site da Wikia (em inglês).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas