Série Final Run da Hot Wheels, raridade?

A palavra raridade no colecionismo é muito buscada, principalmente na atualidade, por isso Minis in Foco traz uma série inteira para analisar, acompanhem.

A linha apareceu pela primeira em 1999 com 12 miniaturas disponibilizadas em um blister semelhante a Mainline que trazia no verso uma breve história do modelo. Embora parecido com os básicos, a Final Run vinha envolto em uma outra embalagem maior com o nome da mesma destacado. As minis especificamente vinham com uma pintura especial com as iniciais FR (Final Run) e a maioria deles vinham com pneus de borracha.

Imagem: site Auction Services
O objetivo com ela era informar aos consumidores que aquele modelo especifico não seria mais produzido, ou seja, no encerramento do processo os moldes seriam descartados, assim exemplares como o Range Rover, o Mercedes-Benz 380 SEL e a Custom Corvette de quarta geração não apareceriam mais nas lojas nos anos seguintes.
Imagens: site hot Wheels BR
Em 2001, a Hot Wheels editou a serie novamente com 12 minis, a embalagem de papelão dessa vez vinha lacrada em uma bolha de plástico maior. Entre os que se despediam estavam o Porsche 911 de primeira geração, o BMW 850i e o GM Ultralite conceito utilizado no filme O Demolidor com Sylvester Stallone.
Imagens: site Hot Wheels BR
Para o ano seguinte apenas 3 miniaturas foram apresentadas, o principal destaque ficava para o Porsche 928. No ano de 2003 voltou a ser 12 modelos só que todos eram com rodas de plástico e estavam incorporado a Mainline, entre os que se despediam estava o 1996 Ford Mustang Conversível, o 1970 Dodge Charger Daytona, a Lamborghini Diablo e o Porsche Carrera.
Acima os modelos de 2002 e abaixo os de 2003

Imagem: Site Hot Wheels BR
Nos dois último anos (2004 e 2005) foram colocados 10 exemplares, sendo 5 para cada ano, de interessante apenas a Ferrari 308.

Imagens: site Hot Wheels BR
Alguns desses moldes "aposentados" foram originalmente da Corgi, a Mattel adquiriu a marca em 1989 e incorporou vários deles a Hot Wheels, entre eles o Range Rover e o Porsche 911.

Veredito
Não conheço a série pessoalmente, mas considero a ideia de uma linha de despedida para uma determinada base muito legal, ao longo dos anos então se tornariam raros e o preço seguiria uma linha ascendente até o céu, no entanto, isso não tem acontecido AINDA com a Final Run, talvez isso ocorra por desconhecimento da maioria dos colecionadores ou falta de interesse nas miniaturas mesmo.

Imagens: Foro Hot Wheels Collectors
O fato é que os exemplares finais estão muito bem vestidos, seja no sapato ou na roupa de gala, particularmente o BMW 850i, o Porsche 911, o 928 e o Range Rover me encantaram pelo design externo e as cores utilizadas, um conjunto que em qualidade e atenção supera bastante os Super atuais.

Imagens: Foro Hot Wheels Collectors
Enfim, se a elevação dos preços irá ocorrer mesmo no futuro só o tempo dirá, até lá eu recomendo a quem se interessou aproveitar agora para incorporá-los a sua coleção, nos sites Hot Wheels BR você encontra a relação dos modelos com fotos e no site da Wikia Especial Final Run também (para acessar clique nos nomes na cor azul).

Mas e vocês, o que acharam da série? Comentem.

Comentários

  1. Parabéns Doalcey, bela reportagem.
    Não dessa serie final Run.
    Muito boa perfeitas.
    Vivendo e aprendendo.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bem interessante.
    Poderiam fazer nais dessas exclusividades e caprichos. Deveriam ser mais valiosos que os nossos supers atuais.

    O Caminhão até que é mais ou menos valioso hoje e esta na minha coleção lacrado.

    Mas acredito que por falta de conhecimento mesmo a maioria não dá o seu devido valor.

    ResponderExcluir
  3. A série merece sim um certo valor, afinal foi a última vez que vimos algum modelo desses sendo lançado e agora só podem ser conseguidos em coleções antigas, eventos, etc

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho alguns modelos, são bem detalhados e sim, superam com facilidade os Supers Treasure Hunt perdendo apenas para os 100%. São de encher os olhos, pena que tem alguns modelos que são MT difíceis.

    ResponderExcluir
  5. Cara na boa o blog e bacana pra caramba mas para com essa mãe da de falar que os preços são abaixo do esperado ou que são raras e tinha que ser mais cara, não faça isso com seu blog que é bacana.
    Seja útil como sempre foi com informações bacanas sobre as minis e não de mais ibope para quem vende minis a preços ridículos.
    Fazendo isso vc só terra mais ainda que faz coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      O blog continua seguindo a sua filosofia de levar informação para todos, e analisar coleção é algo que você só vê aqui, e muito se engana com relação a Ibope, pois se fosse apenas isso colocaria postagens preguiçosas de minis roubadas da fabrica com uma mancha cinza no meio. Lhe recomendo arrumar mais um tempinho e olhar mais as postagens do blog e verá que assim como falo de raridades também critico os preços praticados com os "pseudo-raros". Finalizando, a analise da Final Run é uma critica aos Super e a sua supervalorização sem sentido. Por fim, olhe a data dessa publicação e dê uma conferida no que rolou no blog na semana passou, pois informações, analises e curiosidades não faltaram.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas