Especial Os 16 primeiros Hot Wheels de 1968
Nas últimas semanas o blog citou varias vezes modelos do primeiro ano da Hot Wheels, mas quantos foram? E quais eram? Acompanhem.
Até o final dos anos 1960 as miniaturas de carros se resumiam aos modelos da Matchbox, Johnny Lightning, Tomica e algumas outras marcas pouco conhecidas, para a Mattel esse mercado não parecia tão interessante, mas o olhar das crianças estava mudando, os bonecos de cowboy haviam sido deixados de lado, a corrida espacial tomava conta do noticiário e dos programas, e para completar os Muscle Car dominavam as ruas dos Estados Unidos, diante desse cenário a marca resolveu apostar no segmento aproveitando uma fabrica nos Estados Unidos que deixara de produzir bonecos.
Para encarar o novo desafio uma equipe de design, tendo Harry Bradley como o principal nome, foi recrutada com o objetivo de criar modelos que fossem um diferencial em relação ao que existia nos concorrentes, para isso foram definidos o nome - Hot Wheels e as filosofias da nova marca focada em: motor enorme, estilo inovador e itens que normalmente não existem nos carros reais.
Outros diferenciais impostos foram a pintura Spectraflame presente em todos os modelos, rodas Red Line com eixo de melhor deslizamento, suspensão, capô que abre e corpo/chassi de metal.
Assim sendo, uma extensa pesquisa foi realizada e no final dezesseis exemplares foram escolhidos, confira a seguir um pouco mais sobre eles.
1. Beatnik Bandit
A versão real foi criado por Ed Roth em 1960, o projeto imaginava como seria no futuro os esportivos, principalmente os Hot Rods. Seu desenho foi reproduzido pelo design Harry Bradley na Hot Wheels, o modelo teve 17 variações de cores.
2. Custom Barracuda
O primeiro Pony Car também fez parte dos primeiros modelos de El Segundo, é claro que ele não é necessariamente igual ao original, suas linhas são customizadas projeto de Harry Bradley também. Na época as miniaturas eram produzidas nos Estados Unidos e em Hong Kong, por isso a quantidade de cores é grande, nos americanos são 13 variações e no britânico (até o início desse século a cidade chinesa pertencia ao Reino Unido) mais 13.
3. Custom Camaro
Imagem: Wikia
O Camaro chegou as lojas dois anos antes da Hot Wheels, suas linhas simples conquistaram uma legião de fãs e ter uma versão mini era essencial. Curiosamente essa foi a primeira criação da marca com desenho de Harry Bradley. São 20 variações de cores incluindo o raríssimo protótipo branco.
4. Custom Corvette
A terceira geração do Corvette estreou no mesmo ano da Hot Wheels, e causou uma saia justa com a GM, isso porque El Segundo lançou a linha em maio daquele ano antes da apresentação oficial da General Motors do novo Corvette. Harry Bradley antes de trabalhar com "carrinhos" era do time de desenhistas de Detroit o que permitiu a ele acesso total aos projetos da companhia, e o Corvette era um dos desejos para a versão mini. Foram 15 variações de cores americanas e 10 da fabrica de Hong Kong produzidas.
5. Custom Cougar
Imagem: Red Line Collector
O Mercury Cougar era a versão luxuosa do Ford Mustang, e como tantos outros Muscle da época fez parte dos primeiros modelos da Hot Wheels. Foram 13 variações de cores saídos da fabrica dos Estados Unidos e outros 9 de Hong Kong.
6. Custom Eldorado
Imagem: Red Line Collector
O Cadillac Eldorado é um grande sedan luxuoso que no final dos anos 1960 adotava um visual esportivo para atrair os apaixonados pelos Muscle Car. De olho nessa proposta a marca da Mattel o incluiu no seu primeiro portfólio com o acréscimo de um botão no blister (item que outros modelos da série também receberam) e 20 variações de cores da unidade americana e 12 de Hong Kong.
7. Custom Firebird
Imagem: Wikia
Outro Pony Car incluído nos primeiros modelos, o Pontiac Firebird surgiu no mesmo ano do seu irmão - o Camaro. Para a versão mini optou-se pelo modelo conversível com 14 cores americanas e 12 de Hong Kong.
8. Custom Fleetside
Imagem: Rel Line Collector
O modelo é baseado na Chevrolet El Camino de 1964 do próprio Harry Bradley. Seu visual é bem customizado com a grade dianteira com faróis escondidos, motor exposto e caçamba coberta. São 12 variações de cores dos Estados Unidos e sete de Hong Kong.
É claro que o Mustang não ficaria de fora do primeiro ano da Hot Wheels, a versão escolhida foi a de 1967 que trazia um capô personalizado. Em matéria de cores foram 17 produzidos nos Estados Unidos e 12 em Hong Kong.
O Thunderbird foi a resposta da Ford para o Corvette da GM nos anos 1950, na década seguinte o seu estilo mudou bastante tornando-se um sedan de luxo, foi essa geração que a Hot Wheels optou por reproduzir com 14 cores para o molde americano e 8 para o de Hong Kong.
O Beetle (Fusca no Brasil) já era um grande sucesso de vendas nos anos 1960, inclusive nos Estados Unidos, por isso a Hot Wheels o incluiu entre os 16 primeiros, mas com a sua assinatura, ou seja, motor V8 na dianteira e escapamentos nas laterais. O projeto foi executado pelos design Ira Gilford e Harry Bradley, em matéria de cores foram 10 dos Estados Unidos e 7 de Hong Kong.
Mais um conceito selecionado pela equipe de desenhista da marca, o Dodge Deora foi apresentado em 1967 no Salão Internacional de Detroit, o carro apresentava o que seria as tendências para os próximos anos com um estilo bem esportivo, mas sem as pranchas que foram incluídas na mini posteriormente.
O Ford GT40 era um sucesso nas pistas e até 1968 já havia ganhado a prova de Le Mans três vezes, sendo assim a Hot Wheels o incluiu na lista de lançamentos, a versão escolhida foi a do Mark IV. Foram 17 variações de cores feitas nos Estados Unidos e sete em Hong Kong.
Um misto entre um modelo clássico do início do século XX com mecânica moderna, poderíamos chamá-lo de Hot Rod, mas não sei se ele seria um. O original é chamado de King T e vinha com freios a disco nas quatro rodas, molas na dianteira e um motor V8 283 da Chevrolet. Em miniatura são 20 variações de cores com um desenho diferente para o motor no modelo dos Estados Unidos e nove cores para os que vieram de Hong Kong.
Mais um conceito com personalidade jovem que recebeu uma versão mini, baseado no original Dream Car de 1968, seu desenho para a Hot Wheels foi concebido pelo design Dean Jeffries e contou com 17 cores saídos da fabrica dos Estados Unidos e 10 de Hong Kong.
E por fim chegamos a mais um conceito, o Silhouette foi apresentado em 1962 com um visual de como se imaginava os veículos do futuro (mais uma vez a bolha se faz presente) com linhas suaves e fina no desenho geral, no cofre do motor havia um V8 Ford 429 sinalizando pura potência e jovialidade. A versão mini teve 17 variações de cores da unidade fabril dos Estados Unidos e 5 de Hong Kong. Em função da quantidade grande de minis produzidas é o menos valioso entre o 16.
É fato que o desenho destas miniaturas são bem simples, fruto de um tempo onde não era possível imprimir maiores detalhes, outro ponto a ser observado é que o foco prioritário era a criançada, por isso tamanha quantidade de cores nos modelos. Outra questão é que a maioria esmagadora desses moldes só foram utilizados nesse ano, nos anos 1990 alguns deles foram refeitos e lançados no Red Line Club da marca para os apaixonados.
Replica da mini e da embalagem criada pela própria Hot Wheels em 1994 dos modelos de 1968 - imagem: Wikia
Embora todos eles sejam considerados raridades nos dias atuais, a maioria não é valorizada e aqueles comercializados por quantias consideráveis ocorre em função da quantidade limitada que chegaram as lojas.
Conhecer a história das marcas é algo que considero muito importante no colecionismo, você pode curtir a sua coleção tranquilamente sem conhecer nada das suas minis, mas elas se tornam muito mais importantes quando se aprende o que existe por traz da sua concepção e representação.
Conheça mais sobre os 16 modelos acessam List of 1968 Hot Wheels no site da Wikia (em inglês).
Excelente matéria dos carros antigos.
ResponderExcluirEu tenho o fusca
ResponderExcluirfodasekkkkkkkk
ExcluirEu tenho polomentos a metate dos carrinhos
ResponderExcluirEu tenho o Camaro,mustang,fusca e etc..: )
ResponderExcluir