Especial Homens Lendários: Carroll Shelby

Apresentando mais um especial que vai estar sendo exibido uma vez a cada dois meses, esse é focado nos homens que fizeram história na construção de carros, nas pistas, nos projetos, enfim que contribuíram para essa paixão que são os carros e/ou as corridas e para começar uma lenda dentro da construção de carros e nas pistas, estou falando de Carroll Shelby (1923-2012).


O texano Carroll Shelby (1923-2012) sempre foi um apaixonado por carros, foi piloto de corridas e ganhou várias provas e campeonatos entre meados das décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos e na Europa incluindo a famosa prova de 24 Horas de Le Mans, sua carreira no entanto teve fim de forma prematura quando os médicos constaram um problema no coração. Mas isso não o desanimou, pois a paixão por carros era mais forte e por isso resolveu se dedicar a preparação de carros iniciada com a parceria entre a empresa inglesa AC Cars e os motores Ford que levaram a construção de uma carro lendário, o Cobra, um roadster de dois lugares considerado um dos mais rápidos da época e até hoje muito cultuado. Nas pistas em parceria com a AC Cars e a Ford, Shelby desenvolveu outra lenda para as pistas a ser utilizado na categoria GT, o Cobra Daytona Coupe que massacrou as Ferrari's nas 24 horas de Le Mans sob o comando de Shelby.

 Shelby Cobra 427

Cobra Daytona Coupe

Diante de resultados tão promissores, a Ford convidou Shelby para auxiliar no desenvolvimento do Ford GT 40 Mk II com o intuito de bater as Ferrari's agora na categoria protótipos, o que foi atingido com sobras nos anos de 1967-1968. Empolgada com isso a Ford convidou Carroll para desenvolver uma versão apimentada do seu grande sucesso de vendas na época, o Mustang, e ele fez com maestria com o lançamento dos Shelby GT 350 em 1965 e o Shelby GT 500 em 1967.

Shelby GT-500 1967

A parceria com a Ford durou até 1970 e na década de 1980 Shelby mudava de ares passando a trabalhar com a Chrysler a convite de Lee Iacocca na melhoria de projeto e potência de vários carros do grupo ficando o destaque para aquele que se tornou mais uma lenda dos Estados Unidos que é o Dodge Viper.

Dodge Viper ACR
Depois de mais de trinta anos do encerramento da parceria com a Ford, Shelby retorna a empresa para trabalhar na consultoria do Ford GT e para lançar sob a plataforma do novíssimo Ford Mustang, o Shelby GT 500 com uma preparação mais potente nos motores e as pinturas clássicas da época de lançamento e comercialização.

Ford Shelby GT-500 2010

E não parou por ai, a Ford e a Shelby Automobiles lançaram um novo conceito para o Cobra em 2000, denominado de Shelby Cobra, uma releitura do clássico da década de 1960.

Shelby Cobra Concept

E teve ainda a apresentação em 2005 do conceito Ford Shelby GR-1 inspirado no Daytona da década de 1960.

Ford Shelby GR-1 Concept
Um dos seus últimos trabalhos foi o Ford Shelby GT-500 Super Snake, uma máquina fabulosa com potência de até 810 cv em um V8 de 5.0 L Supercharged, é para aqueles que tem a velocidade no sangue.


Ford Shelby GT-500 Super Snake

Sem dúvida nenhuma para os apaixonados ou apreciadores de carro, principalmente pelo Mustang, esse texano vai deixar saudades, mas fez a sua parte colocando o seu nome na história para ser lembrado por várias gerações, assim são as lendas!

Quer conhecer mais sobre Carroll Shelby? Acesse aqui no site Best Car.

Quer rever o Especial dos Shelby Mustang do blog? Acesse aqui.

E os Shelby já postados quer ver ou rever? Clique aqui.



Comentários

  1. Parabéns blog. Quando o vi indicado pelo T-Hunted! sabia que era coisa boa. Gostaria de te convidar a conhecer o meu: www.carrogitinho.blogspot. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Alan, você não vai acreditar, mas o seu blog serviu de inspiração para a montagem dos textos dos meus post, gosto muito dele e sempre que posso faço uma visita. Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas