Especial Ford x GM x Chryler


Eu já falei e mostrei aqui diversas vezes sobre a minha paixão pelos "Muscle Cars" e "Pony Cars" e falar deles significa no mínimo citar os seus fabricantes, por isso resolvi fazer um Especial sobre as três grandes montadoras norte-americanas onde esses carros reinaram absolutos, só que optei por dividi-los em quatro temas: "Pony Cars" releitura moderna, Picapes, outros "Muscle Cars" e Super-carros.


Então vamos conhecer um pouco sobre as três montadoras:

Ford - Fundada por Henry Ford, estadunidense, em 1903. É a primeira a trabalhar com a linha de montagem visando produzir automóveis em grande quantidade, num menor tempo e com um baixo custo. Em 1964 apresenta ao mundo aquele que seria um dos seus grandes sucessos de vendas, o Mustang, que continua em produção até os dias atuais e possui uma legião de fans. Criada em 1948 as picapes Série F são os modelos mais vendidos da marca com 32 milhões de unidades comercializadas e a montadora foi a primeira a apresentar uma picape baseada num automóvel, o Ford Ranchero. No início da década de 60 do século XX a Ford estava disposta a entrar no circuito de competições de provas na Europa, e para se destacar um dos seus objetivos era a compra da Ferrari, mas a negociação não foi pra frente, diante disso, a montadora desenvolveu aquele que seria considerado o "devorador" de Ferrari e Porsche ganhando as 24 horas de Le Mans entre 1966 e 1969, o Ford GT 40.

Mustang Concept, Ranchero e Ford GT

Mercury Cougar

GM - General Motors, fundada por William Durant em 1908 com a incorporação da Buick e depois nos anos seguintes com a aquisição da Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet. Em 1964, a Pontiac sob o comando de John DeLorean apresenta o Pontiac GTO (uma versão do Pontiac Tempest) que daria inicio a todo um novo seguimento conhecido como "Muscle Cars" que faria surgir até os dias atuais toda uma legião de fans. No próximo ano a Corvette completa 60 anos de produção ininterrupta de um carro esporte norte-americano, tendo se tornado o símbolo de um país. A apresentação do Camaro Concept no Salão de Detroit em 2007 causou um verdadeiro frisson entre os entusiastas e apaixonados que levaram a marca a trazer o modelo de volta a linha de produção em 2009. A GM é atualmente a segunda maior montadora em vendas de carros no mundo.

El Camino, Camaro Concept e a Corvette

Oldsmobile 442

Chrysler - Fundada por Walter P. Chrysler em 1925. A Chrysler seguiu a mesma proposta da GM com a fundação de marcas como a Plymouth e a compra de outras como a Dodge Brothers no período entre 1928 e 1955. Em 1964 (que ano!) ela apresenta o primeiro "Pony Car", o Plymouth Barracuda, que não foi páreo para o Ford Mustang em vendas no ano de lançamento (também lançado neste ano com a diferença de alguns meses). Em 2006 a Dodge apresentou o conceito Challenger uma releitura do clássico de 1970 que entraria em produção dois anos depois. Com a participação do mestre Carroll Shelby a Chrysler via Dodge apresenta ao mundo em 1989 o conceito que vou chamar de a "Víbora" que seria produzido em um primeiro momento por 18 anos até voltar este ano como SRT Viper.

Viper ACR, Challenger Concept e a Picape Li'l Red Express


Plymouth Superbird

Feita as apresentações, agora é conhecer um pouco dos modelos das três grandes nos quatro temas que proponho a partir dessa segunda-feira.




Comentários

  1. Eu também sou fã dos Muscle Cars.
    Parabéns pelo Blog muito bacana.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jeferson os Muscle são sem dúvida os grandes pra mim pela a sua história.

      Excluir
  2. Necessito do Corvette superized. Tô na caça do meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo ficou legal, melhor do que a versão normal dele em minha opinião e pelo o que tenho observado já conseguiram achar vários "Super" dele pelo Brasil. Boa caçada para você. Abração.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas