Especial Marcas: Johnny Lightning

Segundo sábado do mês como já virou uma constante no blog é dedicado a uma marca de miniaturas e dessa vez é a Johnny Lightning.



A Johnny Lightning nasceu em 1969, criada pela Topper Toys que viu uma possibilidade de ganhos com o sucesso da Mattel com a Hot Wheels um ano antes, para diferenciar as miniaturas foram lançadas junto com uma pista de alta velocidade onde elas eram lançadas com a ajuda de uma catapulta, para o primeiro ano 11 modelos foram produzidos todos baseados em carros reais (veja aqui uma imagem da pista e das miniaturas).
Em 1970, o número de miniaturas aumenta para 31 só que a maioria era baseado em modelos de fantasia o que incluía minis com uma bexiga de plastico que uma vez cheia eram liberadas nas pistas de corridas da Johnny Lightning.



Para o ano de 1971 houve o lançamento de 5 novos modelos de uma série chamada "carros personalizados", cada um veio em uma embalagem de plastico onde as crianças podiam personalizar ao seu gosto, infelizmente neste mesmo ano a Topper Toys foi forçada a fechar envolvida em fraude nos negócios e junto com ela a Johnny Lightning.


Modelo da linha Forever 64 com um bom nível de detalhamento para uma miniatura na escala 1:64.
Vinte e três anos depois a Johnny Lightning retornaria ao mercado dessa vez pelas mãos da Playing Mantis que adquiriu os direitos de produção com o lançamento dos modelos originais da década de 1970 que demostraram um sucesso moderado.


Miniaturas das séries Forever 64 e Hummer onde é possível observar os detalhes nos faróis dianteiros e traseiros.
Com o seu retorno a marca procurou diversificar o seu portfólio e viu nos modelos temáticos de filmes, séries e animações um bom mercado. As primeiras negociações levaram ao lançamento de modelos da série Speed Racer (veja uma imagem aqui)nos Estados Unidos que tinha o diferencial de trazer partes moveis que poderiam ser acopladas as minis e não parou por ai, depois vieram o lançamento de outras miniaturas temáticas como: Batmóvel, o Ecto-1, o Beleza Negra (Besouro Verde), Aston Martin (007 - James Bond), Mystery Machine (Scoob-Doo) e vários outros modelos.


Miniatura da linha Hummer, observe a quantidade de detalhes que ela possui.
Em 2005, a Playing Mantis foi comprada pela RC2 Corporation com sede em Detroit que encerrou o nome Playing Mantis, mas manteve a marca Johnny Lightning. A RC2 não é nova no mercado diecast, anteriormente ela era chamada de Racing Champion cujo o trabalho era focado em produção de miniaturas da NASCAR norte-americana. Para potencializar as vendas da Johnny Lightning a RC2 manteve Mac Ragan da Playing Mantis na empresa e contratou o design Eric Tscherne que havia trabalhado na Hot Wheels e na Jada, sendo responsáveis por vários projetos de miniaturas populares, alem disso, houve uma reformulação da imagem nos dois anos seguintes que incluiu mudanças no logotipo, embalagem, relançamento da série Retro da Johnny Lightning e a atualização das séries collectors existentes. 


Cuidado nos detalhes como as rodas que representam as do modelo real.
É claro que tudo isso teve um preço e os colecionadores não gostaram nem um pouco disso, mas eram estratégias para melhorar a imagem da Johnny Lightning. A partir de 2007 a Johnny Lightning começou a diversificar os seus produtos com o lançamento de veículos de brinquedos de batalha controlados por controle remoto e veículos de brinquedos elétricos também controlados por controle remoto.


As miniaturas da linha Forever 64 tem mais este detalhe que é o capô móvel, permitindo ver o motor.
O cuidado nas miniaturas é observado na Johnny Lightning como a pintura nos faróis dianteiros e traseiros, capô móvel em algumas linhas que permite ver detalhes dos motores, rodas com desenhos fieis aos modelos originais. Em algumas séries observa-se miniaturas com rodas e pneus de borracha com ranhuras reproduzindo o pneu original, enquanto outras vem com rodas e pneus de plastico. A Johnny Lightning não possui uma grande variedade de carros, a sua maior parte é de modelos das grandes montadoras norte-americanas de versões das décadas de 50 a 70 do século XX e como outras marcas de miniaturas possui os seus defeitos.

Conheci a Johnny Lightning no segundo semestre de 2012 quando comprei as duas primeiras miniaturas e gostei muito do cuidado e da qualidade dos produtos, recentemente incorporei alguns Hummer e fiquei ainda mais encantado com os detalhes, é claro que nem todos os modelos da sua linha me interessam, mas vou querer sempre que possível trazer novos modelos para a coleção.
Atualmente a Johnny Lightning é vendida pela Learning Curve Inc. que na verdade é a mesma RC2 que mudou o nome mais uma vez.

Quer saber mais sobre a Johnny Lightning? Acesse aqui o site da marca.



Comentários

  1. Hermoso Doalcey ese Hummer rojo nº 862 de competición, me ha gustado mucho, y me recuerda que quiero tener uno en escala 1/43.
    El auto azul antiguo, ¿es un Hudson Hornet? Bello.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juanh,

      Esse Hummer esta muito bonito mesmo, fiquei apaixonado por ele quando vi anunciando e não pude deixar passar a oportunidade, vale muito a pena adquirir um nessa escala mesmo. O azul é um Hudson Hornet sim e esta magnífico nessa versão da JL.

      Abração,

      Excluir
  2. Realmente os níveis de detalhes são impressionantes para miniaturas dessa escala. Gostei bastante inclusive do modelo do Hudson Hornet do filme em desenho de Carros 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa marca é mesmo belíssima e o Hudson Hornet esta muito bonito, concordo plenamente.

      Abração.

      Excluir
  3. Ainda bem que tenho algumas dessas JL , uma delas e este Hudson Hornet q e lindo e o General Lee (xodó da coleção) minis bem detalhadas...

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nenhuma miniatura JL, mas dizem ser a melhor do mundo nessa escala, está certo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas