Especial detalhes: Carroceria.


Mais um Especial detalhes do blog, dessa vez focado na carroceria e chassi das miniaturas diecast, ou seja, na escala 1:64. Este item costuma despertar debates entre os colecionadores em relação ao material utilizado (zamac ou plástico) e os detalhes presentes em sua superfície.

Para esta analise eu separei miniaturas da Hot Wheels, Greenlight, M2 Machines, Kyosho, Matchbox, Maisto, Johnny Lightining e Welly que dessa forma irão contribuir para estas observações.


Para quem não sabe a maioria das miniaturas são feitas de um liga de Zinco formado por quatro compostos básicos: Alumínio (Al), Cobre (Cu), Magnésio (Mg) e Zinco (Zn) que possui como principais características boa resistência à corrosão, tração, choques, desgastes e tonalidade cinza. E a sua presença no dia-a-dia é mais comum do que se imagina, pois a liga esta presente na fivela para cintos e calçados, fechaduras residenciais, componentes de relógios, cobertura de motores, microfones, dentre outros.
Dependendo da série da marca de miniaturas ela pode vir com apenas a carroceria ou apenas o chassi, ou ainda com as duas partes feitas em zamac. A linha básica da Hot Wheels, da Greenlight, da Maisto e da Matchbox costumam ter a maioria dos seus modelos produzidos com a carroceria em zamac e o chassi em plastico, isso porque podem ocorrer exceções como se observa abaixo:
Mini da Hot Wheels com a carroceria em plastico e o chassi em metal (zamac).

Para a serie colecionável das marcas citadas os modelos costumam vir com o chassi e a carroceria em metal o que é mais desejável pela maioria dos colecionadores, no entanto, os valores praticados costumam ser bem maiores que os da linha básica.
Abaixo modelos da Hot Wheels das séries Boulevard, Garage e The Hot One todos com corpo e chassi em metal.

Em relação a marca M2 Machines, os modelos costumam vir com corpo e chassi em metal, na Kyosho os modelos são encontrados com chassi de plastico e carroceria em metal, mas mantem a qualidade e o detalhamento externo das suas miniaturas, como pode ser observado abaixo nos exemplos das duas marcas:
Ford Mustang (Kyosho) e Dodge Coronet Super Bee (M2 Machines).

É claro que apenas o fato de ter chassi de metal não torna a miniatura interessante, é preciso que exista os detalhes como o desenho do capô, do porta-malas, das portas e outros design que variam conforme o modelo de carro "miniaturizado".


Outro item importante na carroceria das miniaturas são as partes móveis, para os colecionadores mais exigentes esse item é importante, embora não seja indispensável. Na Hot Wheels, características como a abertura de capô só são observadas atualmente em algumas linhas especiais da marca como a RLC (Red Line Club), já as outras séries podem ter alguns modelos com esse detalhe, como pode ser observado nos exemplos abaixo:
Da esquerda para a direita as linhas: Mainline, Ultra Hots e Garage.

Na Greenlight e na M2 Machines também se observar em suas linhas Premium a presença do capô móvel que mostra o motor com um bom nível de detalhes para a escala. Na M2 Machines, verifica-se ainda a presença das portas articuladas que acaba sendo um grande diferencial para a marca.
Greenlight
M2 Machines

Na Kyosho você não vai observar essas partes moveis, mas isso não quer dizer que a sua qualidade seja inferior, pelo contrário, o nível de dedicação empregado na produção de suas miniaturas fazem com que esta condição seja ignorada pela fidelidade dos detalhes.


Os retrovisores são detalhes muito apreciados e fazem uma grande diferença na miniatura, mas esse é um item que não é observado em todas as marcas, na Hot Wheels é variável, mas no geral é pouco presente em suas miniaturas, observe alguns modelos abaixo:
Exemplos de modelos da Mainline com retrovisor.

Na Greenlight, na M2 Machines e na Johnny Lightining eles também são suprimidos e compensados com outros detalhes como o capô e as portas moveis já falados.

Na Maisto e na Welly também essa condição é variável, dependendo do modelo de carro.
Maisto
Welly

Na Matchbox a maioria dos seus modelos atuais possuem esse detalhe contribuindo para a beleza das suas miniaturas.


Já na Kyosho os retrovisores estão presentes em todos os seus modelos de miniaturas de rua, em alguns modelos eles são extremamente finos requerendo muito cuidado no manusear, pois acabam por quebrar facilmente.

O teto solar é um detalhe que fica muito legal nas miniaturas, pois alem de destacar o modelo, ele também permite visualizar o seu interior, por isso várias marcas a incluem nas miniaturas, cujo o carro real possua, como pode ser observado abaixo:
Matchbox
Hot Wheels
Definir o que leva um colecionador a pegar uma determinada miniatura de um tema que ele gosta é complicado, porque envolve a paixão de cada um, os detalhes na carroceria por ser um item observado de imediato no momento da compra podem influenciar, pois tem colecionadores que gostam com o máximo de detalhes possíveis - o que favorece marcas como a Kyosho, a M2 Machines e a Greenlight. Existem outros que preferem um meio termo nos detalhes e sendo assim, todas as marcas são bem vindas, e por fim, tem aqueles que o importante é ter mais um representante do carro ou tema que coleciona independente dos detalhes. Qual o mais importante? Esta feliz com a sua coleção, que é sua e não para agradar os outros.

Finalizando a segunda parte do Especial Detalhes que teve na sua primeira parte a analise dos faróis, para quem não viu ou quer ver de novo (o que recomendo muito), clique aqui.




Comentários

  1. Meu nobre, parabéns pelo post!! Ficou ótimo.

    Aprendi um pouco mais sobre a fabricação e material usado nas nossas miniaturas.

    abraços!!!

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