Especial Europa: Renaut 5 Turbo

Na postagem de hoje quem marca presença é um modelo da francesa Renaut, o R5 turbo. O Renaut 5 (cinco) básico foi criado em 1972, seus atributos principais estavam relacionados a praticidade do dia-a-dia, seus motores eram fracos, variando de 44 a 63 cv de potência, no entanto davam conta das necessidades diárias. Mas ouve também uma versão apimentada, o R5 Turbo, criado para as provas de rally que para ser homologado tinha que ter opção de rua, por isso aproximadamente 3.500 unidades dele foram produzidas. Sua motorização se destacava pelo quatro cilindros de 1,4 litros que gerava 160 cv de potência com um detalhe, o motor ficava atras dos bancos dianteiros para impulsionar as rodas traseiras. Na Hot Wheels eu apresento o Renaut 5 Turbo da série Boulevard 2013 com pintura verde perola e rodas RR8SP brancas.






 


Do ponto de vista da beleza o Renaut 5 não é bonito, seu design é muito simples, mas atendia bem a sua proposta de atender um público com menor poder aquisitivo, seu diferencial foi o lançamento da série limitada R5 turbo que deu aos entusiastas pelo carro a opção de ter um modelo potente e com um desenho diferenciado. A mini aparece pela primeira vez na série Boulevard 2013 com a pintura de corrida para as provas de rally - que eram a sua proposta original -, o projeto como se vê é modesto, mas eu confesso que gostei bastante dessa versão, apesar das limitações nos detalhes.

Quer saber mais sobre o Renaut 5? Acesse o especial Um francês multifuncional do site Best Car (em português).



Comentários

Postagens mais visitadas