Os Supercarros

Vocês que acompanham o blog e arrumam um tempinho para ler a postagem até o final já se perguntaram o que define de fato um "Supercarro"?

De cara eu vou informando que pesquisar o significado pela internet pode ser um tanto trabalhoso e se não tiver paciência pode desapontar, em português tudo o que achei foram reportagem e postagens sobre os últimos lançamentos das marcas e coisas do tipo, mas ainda sim algo saiu. O termo esta ligado a outro, os superesportivos, veículos com desempenho bem acima dos outros carros de sua época, o Collins English Dictionary define como um carro muito caro, rápido e forte, e eu acrescentaria mais: com produção limitada. 

Alguns atribuem que o termo "supercarro" foi usado pela primeira para adjetivar os atributos do Lamborghini Miura na época do seu lançamento em 1966, embora bem antes dele se materializar outros míticos já haviam sido lançados, o fato é que nos dias atuais o nome esta ligado aos carrões esportivos, caros, de pequena produção e muito rápidos.

Principais marcas.
Neste segmento as grandes marcas são sem dúvida nenhuma a Ferrari, a Lamborghini, a Porsche e a McLaren que vem despontando com o lançamento de mais de um modelo de produção.
 
Delas a Ferrari se enveredou por esse caminho desde a sua fundação com o desenvolvimento de carros pensados para as pistas de corrida, por ser uma montadora pequena o seu trabalho sempre foi artesanal e por isso a quantidade de unidades entregues era limitada com preços altos que se traduziam em poucos abonados que metiam a mão em uma delas. 

A Lamborghini é outra que tem no seu DNA os esportivos, pois reza a lenda que a sua fundação ocorreu a partir de uma desavença entre Ferrucio Lamborghini e Enzo Ferrari por causa de problemas com um modelo do cavalo empinado. 

A Porsche nasceu produzindo carros mais simples, mas logo iniciou o desenvolvimento de esportivos como o lendário 911 e toda uma família que surgiu na sequência

A McLaren voltou a trabalhar em projetos próprios depois do F1, considerado por muitos especialista o melhor "supercarro" já produzido, atualmente o seu portfólio conta com três modelos, mas novos lançamentos estão a caminho.

A britânica Aston Martin se destaca pelos seus superesportivos de produção artesanal com linhas contemporâneas, muito luxo interno e presença nos filmes da franquia James Bond - 007.

Outras marcas que não poderíamos deixar de falar é a Pangani e a Koenigsegg com os seus carros de alta perfomance que também se encaixam no perfil, mas tem origem recente e poucos modelos diferentes lançados.

E a Bugatti? Ela já esta em outro nível, a dos Hipercarros, devido aos seus números "hiper" representados principalmente pelo Veyron.

Mas e as outras marcas?
Para as marcas que produzem carros para uso diário e em grande quantidade, ter um supercarro no seu portfólio nem sempre é sinônimo de lucratividade, pois o seu processo de construção é caro e nem todos estão dispostos a pagar a mais por um carro de uma montadora que não tem tradição nesse seguimento, mas eles também podem dá mais visibilidade a marca em função dos seus atributos, sejam externos, internos ou em desempenho, vejamos alguns casos abaixo:

Chevrolet Corvette - A GM lançou o Corvette em 1953 e por pouco não o aposentou alguns anos depois em função das suas baixas vendas, só que a persistência de pessoas dentro da marca que acreditavam no projeto foi mais forte e o carro se tornou com o tempo um dos símbolos dos Estados Unidos, e com uma legião de fãs espalhada pelos quatro cantos do mundo.

Ford GT - Para comemorar os 100 anos de fundação no início do milênio a Ford resolveu reeditar uma lenda que fez fama nas pistas de corrida, o GT40 que foi rebatizado de GT, sua produção foi limitada em 4.500 unidades, mas a crise econômica de 2008 abortou esse total com apenas 4068 entregues.

Dodge Viper (ou seria SRT Viper?) - O Supercarro é o de mais brutal em matéria de condução entre os supercarros existentes, esqueça direção assistida, cambio automático ou controle de tração, o Viper é para quem deseja velocidade em estado bruto.

Nissan GT-R - A Nissan é outra marca que possui um supercarro em sua lista de opções, fruto de uma lenda do passado, o Skyline que não nasceu um "super", mas conquistou uma imensa massa de admiradores.

Audi R8 - A Audi sempre teve os seus carros que são ricos em tecnologia, conforto, potência e... basicamente iguais, mas em um belo dia ela resolveu manter tudo isso só que num modelo realmente diferente (em design) o R8, um magnífico Supercarro com motor V10.

Estou esquecendo de mais algum? Com certeza, embora não sejam muitos eles estão por ai e são frutos de desejos, carros ou melhor, Supercarros feitos para poucos que deveriam ser utilizados para despejar toda a sua beleza em arrancadas e velocidades, mas que muitas vezes são apenas exibidos como símbolo de um status, de qualquer forma isso não impede que nós, pobres mortais, possamos admirá-los e pelo menos em miniatura ter quantos quiser e o bolso puder bancar.

Mas e vocês? Gostam de Supercarros? Quais os seus preferidos? Comente.

[Postagem atualizada em 18.02.2017]

Comentários

  1. bacana, apesar de gostar mais dos muscle cars... gosto e tenho alguns super carros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro Jean,

      Os muscle cars também são os meus preferidos, mas essas super-máquinas vem logo em seguida, fico feliz que tenha gostado do post.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas