Esp. Corridas 3: Ford GT-40

Quando se fala em Ford GT40 o que vem a mente são as suas participações vitoriosas em Le Mans, foi lá que Henry Ford II realizou ou seu desejo de vencer a Ferrari, mas o supercarro também fez história em solo americano, sendo pilotado por grandes nomes. Vamos a história.

Nos Estados Unidos existem provas de longa duração, óbvio! Afinal, eles são incrivelmente apaixonados por carros e velocidade. Em 1966, a Ford apresentava o GT40 Mark II - uma evolução da primeira versão - com melhorias na aerodinâmica e na mecânica para a prova de Le Man, só que antes da etapa europeia o carro participou das 24 horas de Daytona e das 12 horas de Sebring com a equipe Shelby American, o objetivo era testar a durabilidade dos componentes e a eficiência das modificações. Em Daytona a equipe levou os três primeiros lugares com Ken Milles e LIoyd Rubi chegando na primeira posição. Em Sebring, a vitória ficou de novo com Milles e Rubi, derrotando as Ferrari, numa antecipação do que viria a acontecer meses depois na prova mais tradicional do Endurance. Na Hot Wheels eu apresento o Ford GT-40 da série Garage de 2011 com pintura branco pérola e rodas RR10SP pretas.









Abaixo com a versão da série Racing de 2012.


Uma curiosidade em relação as 12 horas de Sebring; os treinos e a maior parte da prova foram lideradas pela dupla Gurney/ Grant com o GT40 numero #2 azul, no entanto, na esquina da última volta o motor explodiu, Gurney ainda empurrou o carro até a linha de chegada, mas foi desclassificado, uma pena.

Em relação a mini, as cores e os decais desse modelo não são especificamente de nenhuma equipe de corrida, mesmo assim, ficaram legais. O nível de detalhes esta muito bom, embora eu não seja um grande fã desse molde da marca, como já disse no post Especial Racing: Ford GT-40 a altura do solo é grande, fazendo o mesmo parecer um carro de rally, mas isso só deve incomodar os mais exigentes.

Essa miniatura eu consegui com o Julio, colecionador de Salvador em julho de 2012.

Veja mais sobre a história da participação do Ford GT40 nas 12 horas de Sebring no site da Exoto (em inglês).


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas