Anos 1980: '85 Pontiac Firebird Trans Am

Quando você olha para o Pontiac Firebird Trans Am de 1985 você se lembra de qual modelo? Se você viveu os anos 1980 ou aprecia os acontecimentos dessa época, então com certeza vai saber, mas em todo o caso...

Enquanto o Ford Mustang se perdia em sua proposta de ser um carro verdadeiramente esportivo, o Pontiac Firebird continuava firme nessa ideia, para este período a terceira geração seguia as tendências de linhas retas com faróis escamoteáveis que eram observadas também no seu "irmão" o Chevrolet Camaro e no Corvette. Essa geração do Firebird foi apresentada em 1982 e três anos depois recebia o facelift de meia-vida com mudanças sutis em partes como a dianteira e a traseira. Em relação a motorização, a novidade ficava para o motor V8 305 injetado que passava a gerar 205 cv de potência. Na Johnny Lightning eu apresento o 1985 Pontiac Firebird Trans Am da série Johnny Lightning Forever 64 release 11 com pintura vermelha e rodas 5 Spoke (079 TBD).








Abaixo com o Chevrolet Camaro 1985.
Abaixo com o Pontiac Firebird Trans Am 1988.
Abaixo com o K.I.T.T. que é uma versão do Pontiac Firebird Trans Am 1983.

A terceira geração do Pontiac Firebird em sua versão Trans Am foi a utilizada para incorporar uma das inteligências artificiais mais famosas da ficção, K.I.T.T. da série Knight Rider (A Super Máquina no Brasil) e foi assim que conheci esse carro lendário que é o Firebird, que marcou a geração dos anos 1980. Em relação a mini, é um belo exemplar da extinta Johnny Lightining com um desenho que lembra e muito a versão de 1985, inclusive com o pássaro flamejante discreto na coluna das portas laterais, outra característica interessante é a presença de um capô que abre, os pneus são de plástico, mas mantém o resultado final bem legal. Essa miniatura eu consegui na loja online da Semaan em janeiro do ano passado.

Conheça mais sobre a história do Pontiac Firebird em A lenda do pássaro de fogo no site Best Cars (em português).


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas