Ferrari 333 SP

Encerramento do Especial Ferrari com um modelo que foi um grande vencedor nas pistas americanas, a 333 SP, um protótipo fantástico com uma história bem legal, vamos conhecê-la.

Em 1993 a IMSA (International Motor Sport Association) alterou as regras para a participação de carros de corridas protótipos na temporada de 1994, isso acabou animando Piero Ferrari e Giampiero Moretti, que vislumbraram a possibilidade de participar da competição com um novo modelo da Ferrari. A ideia foi apresentada para Luca di Montezemolo, que viu potencial, pois a Formula 1 na época não tinha provas nos Estados Unidos e isso ajudaria a divulgar ainda mais a marca. Assim surgia a Ferrari 333 SP em parceria com a Dallara - fabricante de chassi e carrocerias -, que desenvolveu o chassi, enquanto a marca de Maranello ficou com o corpo e a parte mecânica, que utilizou um motor V12 de 4,0 litros que gerava uma potência de 650 cavalos. Na Hot Wheels eu apresento a Ferrari 333 SP da série Speed Machine 2010 com pintura azul e rodas MC6.











A 333 SP não fez feio nas pistas americanas, logo na primeira corrida que participou chegou em 1, 2 e 5 quinto lugares, e ao longo do ano de 1994 conquistou mais três vitórias, um resultado bem empolgante. No ano seguinte ela dominaria a categoria de protótipos com cinco vitórias e sagrando-se campeã da IMSA, fazendo-a entrar na galeria das Ferrari lendárias.

Em relação a mini, é um exemplar legal da Hot Wheels com um bom nível de detalhes, a pintura não é a original dos carros, mas é bonita e as rodas MC6 lhe caíram muito bem.

Essa miniatura o meu amigo Aparecido Bonfim conseguiu para mim em novembro do ano passado.

Veja mais sobre a história da Ferrari 333 SP no site WohStuffWorks (em inglês).


Comentários

  1. Muy buen modelo, tengo uno también en 1/64 de Hot Wheels, pero rojo, guardado para la futura colección de mi hija. Hace poco adquirí uno en 1/43 de Ixo, el de Momo ganador de Daytona 1998.
    Abrazos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas