Homens Lendários: John e Horace Dodge

A Dodge completa 100 anos neste ano, e atualmente é uma divisão da Chrysler, mas ela começou independente, fruto do sonho de dois irmãos: John e Horace, vamos conhecer um pouco da sua história.

Os irmãos John e Horace Dodge nasceram em Nilles, Estados Unidos, com quatro anos de diferença entre eles, John em 1864 e Horace em 1968. Seu pai era dono de uma loja de ferragens.

Ainda jovens começaram a trabalhar como mecânicos e depois tornaram-se fabricantes de bicicletas. No inicio do século XX resolveram investir em um seguimento que vinha crescendo bastante, peças para automóveis. A primeira grande encomenda veio em 1901, 2.000 transmissões para equipar modelos da Oldsmobile, dois anos depois, Henry Ford os contratou como fornecedores de chassi e outras peças para o primeiro carro de produção da Ford, o Modelo A.

A parceria entre os irmãos Dodge a Henry Ford durou até 1914, quando os irmãos resolveram investir em seu maior sonho: desenvolver e construir o seu próprio carro. O primeiro modelo foi apresentado em 14 de novembro daquele ano, chamado informalmente de "Old Betsy", e rapidamente foi vendido para um comprador do Tennessee. Depois dele vieram mais 250 automóveis, entregues até o final do mesmo ano, a Dodge Brothers Motor Company começava a tomava corpo.

Os ventos continuaram promissores para os irmãos Dodge, em 1916 a companhia já era a quarta em número de vendas de carros nos Estados Unidos, com um montante de 70.700 unidades.

A companhia "ajudou" também o esforço de guerra americano com a fabricação de caminhões utilizados durante o conflito mundial, isso foi importante porque ajudou no desenvolvimento do seu primeiro modelo para o transporte de cargas, chamado de Comercial Car.

Parceiros do início ao fim, os irmãos possuíam habilidades diferentes que se completavam, John era ótimo na parte da gestão do negócio, nas vendas principalmente, isso lhe rendeu inclusive a vice-presidência da Ford Motor Company durante o período em que foram fornecedores para a marca. Horace por sua vez gostava da parte mecânica e era considerado um exímio profissional na área.

Em relação a família, John casou-se três vezes e teve seis filhos, sendo três com a primeira esposa e os outros três com a terceira. Horace casou uma vez e teve um casal de filhos.

O início da segunda década do século XX parecia extremamente promissor para a Dodge Motor Company e os irmãs estavam empolgados com isso, no entanto, as enfermidades que assolavam as pessoas naquela época os atingiram. John Dodge contraiu a temida e mortal gripe espanhola e veio a falecer em janeiro de 1920, seu irmão Horace foi vitima de pneumonia e faleceria em dezembro do mesmo ano.

As esposas herdaram o império e cinco anos depois do falecimento dos irmãos, venderam a companhia para um grupo de investidores que depois foi revendida para a Chrysler Corporation - a qual pertence até os dias atuais -.

Mas o legado que eles deixaram permanece até hoje, pois foi a visão dos mesmos que levou a expansão de um mercado que iniciou o século passado engatinhando, sem muito credito e que se tornou um dos maiores setores empregadores de forma direta ou indireta do nosso tempo. Além disso, foi o trabalho deles que ajudou outra grande companhia, a Ford, permitindo que ela produzisse grandes volumes de carros e popularizando o seu uso nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Para nós, apaixonados por carros, vai ser sempre a marca que criou o Charger, o Challenger, o Dart, o Coronet e o fabuloso motor HEMI.

Leia mais em:

Dodge - no site Mundo das Marcas (em português).

Horace Elgin Dodge -  no site da Só Biografias (em português).

John Francis Dodge - no site da Wikipedia (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas