Dia do Camaro: 1968 COPO

As terças-feiras no blog vão ser duplas, uma do Camaro e a outra do Corvette, vamos ao primeiro deles.

No final dos anos 1960 a gasolina circulava nas veias e artérias dos jovens americanos, o que importava era ser o mais rápido entre um sinal de transito e outro, pensando nesses anseios Don Yenko, dono de uma concessionária Chevrolet resolveu personalizar alguns modelos do Camaro para que pudesse utilizar motores grandes (big block) e despejar potência a vontade. O resultado obtido foi tão bom que ele convenceu a marca a aceitar encomendas através da divisão COPO (Escritório Central de Ordem de Produção) de Camaros com motores V8 427 capaz de gerar 435 cv de potência, não era mais um "carro pônei" e sim uma fera musculosa. Na Hot Wheels eu apresento o '68 COPO Camaro da linha básica 2014 com pintura branca e rodas MC5 pretas.









Abaixo com a versão COPO da geração atual.



Abaixo com a versão da Mainline 2011.



Pouco mais de mil unidades dessa fera foram montadas pela própria GM, o que o torna extremamente valioso nos dias atuais, principalmente se ele teve o dedo do Don Yenko na finalização, e detalhe: estes eram homologados para as ruas.

Em relação a mini, foi uma ótima ideia da Hot Wheels incluir o COPO Camaro na série Than and Now da Mainline 2014, observar a mesma pintura em carros com a mesma característica, mas de épocas diferentes é muito legal, e ele ficou decente este ano.

Essa miniatura o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim em julho desse ano.

Veja mais sobre a história do COPO Camaro de 1968 no site holisticpage (em inglês).


Comentários

  1. ESSA COR BRANCA, FICOU MUITO BOA, E O LEGAL SÃO AS DUAS GERAÇÕES DE CAMARO COPO 68 E A ATUAL.

    Clóvis Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Clovis,

      Realmente esses dois modelos desse ano ficaram muito legais, gosto muito dessa série Than and Now da Hot Wheels na Mainline por causa disso.

      Abração,

      Excluir
  2. Boa tarde Doalcey.. gostaria de lhe agradecer e parabenizar pelo trabalho no blog.. Aqui estou sempre vendo e aprendendo mais sobre os carros e miniaturas.. grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Tiago,

      Muito obrigado pelos parabéns, sempre que recebo algo assim me motivo ainda mais em continuar levando a frente o blog, e mais feliz ainda quando o pessoal aprende um pouco mais sobre essas duas paixões: carros e miniaturas.

      Abração,

      Excluir
    2. Show de informação, Doalcey. Bola pra frente. Parabéns pelo Blog!

      Victor Mughy

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas