Anos 2000 - Final

O início do novo século mostrou-se extremamente positivo para os Supercarros, os modelos japoneses que se consolidaram como a preferência em vários mercados e no cinema, poucos filmes com carros conseguiram se destacar, vamos as curiosidades.

O bom momento da economia global no início dos anos 2000 levou as marcas a desenvolverem muitos projetos bons com motores ainda mais potentes que o de anos anteriores, e com eficiência de consumo. Nesse cenário grandes marcas como a Lamborghini, a Ferrari e a Porsche se destacaram tornando-se ainda mais vivas no imaginário de todo apaixonado.

Lamborghini
Lamborghini Murciélago SV e Gallardo Superleggera da Kyosho

Esse foi sem dúvida um grande período para a marca do touro, sob a administração da Audi novos projetos foram lançados como a Murciélago - substituta da Diablo - e a Gallardo, sem contar as séries especiais.

Ferrari
Ferrari F430 Scuderia Spider 16M (prata - Kyosho), Enzo (vermelha) e 599GTB da Hot Wheels

Com a eficiente administração de Luca di Montezemolo a Ferrari soube se modernizar mostrando para o mundo que além de produzir carros rápidos, também poderia incluir conforto e tecnologia, isso ficou evidente nos excelente modelos lançados nesse período.

Porsche
Porsche 911 Turbo (esqerda - Matchbox) e Carrera GT (Hot Wheels)

Outra marca que soube observar o mercado e as tendências, modernizou os seus motores, lançou versões com quatro portas, SUV e versões especiais do 911 ainda mais brutais.

Os Hipercarros
Bugatti Veyron da Hot Wheels
A imprensa gosta de lançar segmentos, assim foi com os Muscle Car e os Supercarros nos anos 1960. Agora no início do século é a vez da denominação Hipercarros, cujo o principal representante é o Bugatti Veyron com o seu motor W16 com quatro turbos e velocidade máxima de 437 Km/h, que foi apresentado ao mundo em 2005.


As outras marcas
Aston Martin DBS (vermelho escuro - Hot Wheels), Audi R8 (vermelho claro - Maisto), Bentley Continental Supersports (branco - Hot Wheels) e Jaguar XK (prata - Matchbox)

Não poderia deixar de falar de algumas marcas que merecem destaque como a Aston Martin, a nova geração do DB mostrou-se muito linda com potência para todos os gostos. A Lotus apresentou seus novos "brinquedos", menores, mas incrivelmente empolgantes. A Audi também entrou de uma vez no segmento dos supercarros com o lançamento do belíssimo R8.

Os carros japoneses
Mazda RX-8 (esquerda - Kyosho), Honda S2000 (centro) e Nissan GT-R da Hot Wheels

Para quem gosta dos esportivos, os japoneses entregaram modelos maravilhosos como o Nissan Skyline GT-R e as novas gerações do Série Z, a Honda deu continuidade com a sua linha com o S2000, a Mazda apresentou o sucessor do RX-7, chamado de RX-8 que trazia também uma pequena porta na lateral, já a Mitsubishi trouxe o belíssimo Eclipse e a Subaru arrebentou com o Impreza.

As estrelas dos filmes e das séries de TV

Não foi um período de grandes destaques para os carros na TV e no cinema, embora sejam figuras constantes, mesmo assim alguns ganharam bastante atenção.

Chevrolet Impala Sport Sedan (Supernatural)
1967 Chevrolet Impala Sport Sedan (Greenlight)
Poucas séries de TV no início dos anos 2000 teve carros com importância na trama, o Chevrolet Impala Sport Sedan dos irmãos Winchester da série Supernatural foi uma dessas exceções, o modelo não tem nenhuma traquitana e nem participa de escapadas loucas da policia, mas se tornou uma peça importantíssima nas histórias.

Tumbler (Batman Begins)
Tumbler da Hot Wheels na escala 1:50
Depois das derrapadas com as sequências do Homem-morcego nos anos 1990, uma nova trilogia foi apresentada no início do século, com histórias focadas em um cenário real com destaque para um Batmóvel funcional e com nome, o Tumbler, não preciso dizer o sucesso que se tornou.

James Bond volta a dirigir um Aston Martin
Aston Martin DBS da Hot Wheels
Depois de conduzir Lotus e as mais variadas BMW, o agente britânico voltou ao banco de um Aston Martin com direito as versões mais desejadas como a Vanquishi e DBS com recursos que incluíram até invisibilidade.

O mundo de Velozes e Furiosos
1970 Dodge Charger e Toyota Supra (laranja) da Hot Wheels
O ano de 2001 teve como um dos seus inúmeros lançamentos cinematográficos um longa chamado de Velozes e Furiosos (Fast and Furious), uma história com corridas, perseguições, rostinhos bonitos e carros, muitos carros com todo o tipo de preparação.
Nissan Skyline GT-R (R34) e Toyota Supra da Hot Wheels
O sucesso foi tão grande para um filme com carros que se tornou uma franquia que chega ao seu sétimo longa em 2015.

Realmente é um início de século que tem prometido, super-máquinas cada vez mais rápidas e "econômicas", pequenos e médios bons de reta e curva, enfim, muitas opções para quem tem grana disponível para viver intensamente o que esses carros podem oferecer.

Confira também a primeira parte do Especial.

Comentários

  1. desculpa, mas você escreveu Audi RX-8 e o Charger do F&F é modelo 1970 e não 1969, abraços

    ResponderExcluir
  2. Saudações Leandro,

    Obrigado pela observação, corrigidos.

    Abração,

    ResponderExcluir
  3. Legal os seus especiais, bem ricos em informações; as miniaturas são lindas, parabéns. Só faltou o especial dos anos 90.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas