Dez miniaturas Muscle essenciais

Os Muscle car estão no imaginário de muitos apaixonados por carros, nem que seja apenas um modelo ou versão especifica, os motivos para isso não faltam, por isso o blog separou dez deles que considera essenciais, acompanhem.

A seleção proposta não especifica uma marca de miniaturas, coloca de forma generalizada, outra questão, a recomendação é ter modelos de todas as gerações porque entendo que é importante para compor uma boa história, mesmo assim algumas variações marcantes são indicadas, mais um ponto, apesar de boa parte dos estudiosos considerarem o Shelby Cobra e o Chevrolet Corvette da época de ouro como Muscle, o blog diverge, pois a produção dos mesmos era limitada e os valores pagos estavam bem acima dos praticados nos modelos médios, que eram de fato o foco do seguimento. Sem mais delongas, vamos a eles.

1. Pontiac GTO
'69 Pontiac GTO (Hot Wheels)
Tinha que começar por ele por uma simples razão: ele foi o primeiro modelo nos anos 1960 a ostentar um motor V8 em um carro médio e barato, conforme a ideia original de John Z. DeLorean. Entre as versões que foram produzidas o de 1969 com a frente endura merece esta em algum momento na coleção, isso porque foi esse modelo que contou com o V8 400 mais potente.

2. Dodge Charger
Dodge Charger Daytona (Greenlight)
Ele surgiu em 1966 com o objetivo claro de se destacar no seguimento, e conseguiu com as versões R/T com motor V8 440 Magnum ou HEMI, aqui a grande recomendação é o Daytona, criado para homologar a versão de corrida.

3. Chevrolet Chevelle
1970 Chevrolet Chevelle SS 454 (M2 Machines)
Outro modelo criado para o seguimento, o Chevelle nasceu em 1964, era a versão do GTO da Chevrolet, suas gerações tem um mais bonito que o outro, mas aquele que deve se juntar aos outros é o SS com motor V8 454 de 7,0 litros de 1970, o Muscle mais poderoso produzido.

4. Ford Torino
'69 Ford Torino Talladega (Hot Wheels)
O Torino foi criado a partir do Fairlane, mas como os outros acima o seu objetivo era o seguimento "musculoso" com direito a versão de corrida para a Nascar, e falando nisso, a Talladega é uma que não deve faltar na coleção, pois foi outro modelo feito para homologação nas pistas.

5. Plymouth Road Runner
Plymouth Road Runner Superbird (ambos da Hot Wheels)
O Road Runner surgiu em 1968 para incendiar ainda mais o seguimento Muscle, era a resposta da Plymouth que até então não dispunha de um modelo específico, nele a versão considerada imprescindível é a Superbird, criada em 1970 para também homologar o carro para a Nascar.

6. Buick GS-X
1970 Buick GS-X (Hot Wheels)
O Buick GS-X era a versão de topo do Gran Sport, para muitos estudiosos do tema foi o melhor Muscle Car produzido, especialmente a versão de 1970 com motor V8 455 de 7,5 litros, não preciso dizer que é a recomendada do blog.

7. Olds 4-4-2
'70 Olds 4-4-2 (Hot Wheels)
A GM mergulhou de cabeça no seguimento, todas as suas divisões ganharam liberdade para apresentar as suas versões, até mesmo a Oldsmobile conservadora apresentou o seu, o 4-4-2, cujo o ápice é o modelo de 1970 que utilizava o motor V8 de 7,5 litros, recomendação essencial.

8. Ford Mustang
1970 Ford Mustang Boss 429 (M2 Machines)
A primeira versão Muscle do Mustang apareceu em 1967, era o Shelby GT500 que utilizava um motor V8 427 de 7,0 litros, depois veio o Boss 302 em 1969 e o Mach 1 de 1970 que utilizavam um V8 428, mas o essencial mesmo é o Boss 429, o mais poderoso entre os 'Stang de primeira geração.

9. Chevrolet Camaro
'67 COPO Camaro (Hot Wheels)
O Camaro surgiu em 1967 e foi a resposta da GM ao Ford Mustang, mas as suas versões iniciais não eram páreo em potência, até o aparecimento da versão Z/28 com o motor V8 396 que utilizando o bloco L-72 podia despejar uma potência absurda, mas eles não eram para qualquer um, por isso eram também denominados de COPO, advinha então qual a recomendação essencial?

10. Dodge Challenger
1970 Dodge Challenger (Greenlight)
O Dodge Challenger foi lançado em 1970, um legitimo Pony Car, mas que teve a sua versão Muscle com o uso de um motor V8 HEMI 426, tudo bem que na época em que ele recebeu esse devorador de gasolina a potência não era mais a mesma em função das normas anti-poluição, mas mesmo assim ainda era brutal, esse portanto, é uma modelo essencial.

Todos os modelos apresentados são o que chamo de Muscle Car genuínos, porque foram lançados no auge do seguimento, todos são lendários, fantásticos e possuem os seus admiradores. Esqueci de algum? Sim, mas a lista só podia ter dez.

E vocês, quantos deles possui? Qual o seu preferido? Qual a sua lista de preferidos? Fique a vontade para falar, a sua opinião é muito importante aqui.


Comentários

  1. Eu ia dizer que não gosto de Musclecar mas me lembrei dos corvettes classicos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Carlos,

      Uma boa lembrança a sua, como o termo Supercarro havia sido empregado pela primeira vez em meados dos anos 1960 com o Lamborghini Miura, então a imprensa americana encaixou o Corvette dentro do seguimento Muscle, mas se observamos bem veremos que ele estava acima, pois possuía um mercado restrito a quem podia dispor da quantia para pagá-lo e o seu design sempre foi focado nos esportivos europeus, por isso não o vejo como "Musculoso", apesar de possuir um motor V8.

      Abração,

      Excluir
  2. vida longa aos muscles na historia e em nossas coleções....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Que esta vida seja muito longa, e que tenhamos espaço na coleção para abrigar o máximo deles possível (risos).

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas