Especial Anos 1970 - Final

Fechando a semana com a segunda parte desse especial com mais curiosidades sobre o mundo do automóvel, dessa vez a ênfase vai ser nas picapes, carros de corrida, séries e filmes e outros mais, acompanhem.

O início dos anos 1970 se mostrava muito promissor para os carros potentes e como forma de conquistar os consumidores as grandes marcas investiam pesado nas provas de asfalto e estrada de chão, nos Estados Unidos o grande destaque era a Trans Am que trazia os modelos de rua em edição limitada, é nesse cenário que o Ford Mustang Boss 302 e o Chevrolet Camaro Z/28 se destacaram. Outra marca que fez bonito na Trans Am foi a Nissan que participou da categoria com motores de até 2,5 litros, utilizando o Datsun 510 e o 240z sagrando-se campeã.
Acima o Chevrolet Camaro Z/28 1970 e o Ford Mustang Boss 302 de 1970 que participaram da Trans Am (todos da Hot Wheels)
Acima o Datsun 510 e o 240z que também participaram da Trans Am (todos da Hot Wheels)
Na Europa, as provas de longa duração eram a grande vitrine das marcas, e também uma forma de testar novas tecnologias, foi o que a Porsche fez com o 911 RSR que possuía como pontos marcantes a cauda e o turbo que estrearia na sequência na versão de rua. Já no Grupo 5 dos protótipos a marca apresentou em 1978 o Porsche 935/78, um 911 com um visual para cortar o vento com o máximo de eficiência atingindo velocidades impressionantes.
Acima o Porsche 911 RSR (Kyosho) e o Porsche 934/78 (Hot Wheels) que participaram das provas de Le Man
No rally, os carros japoneses também marcaram presença com o Datsun 510 e o Toyota Celica, até a Lamborghini se fez presente com o Urraco.
Acima o Toyota Célica e o Datsun 510 que participaram de competições de rally (ambos são da Hot Wheels)

No Brasil
É nesse período que as montadoras instaladas aqui começam a apresentar projetos próprios ou nacionalizados, é o que se observa com a Volkswagen que apresentou o Brasilia - sucessor do Fusca - e o SP1 e SP2, uma proposta de esportivo que infelizmente não obteve sucesso.
Acima o Volkswagen Brasilia (azul - Hot Wheels) e o Volkswagen SP2 (Hot Wheels)
E o país também teve os seus Muscle Car, embaladas com combustível ainda barato do início da década a GM lançou o Chevrolet Opala, a Ford o Maverick e a Chrysler o Dodge Dart, o embate entre as três grandes americanas saia dos limites da América do Norte e chegava ao território verde e amarelo.

Acima o Chevrolet SS Opala (verde), o Ford Maverick (vermelho) e o Dodge Dart, os Muscle Car brasileiros (todos da Hot Wheels)

Picapes, o crescimento
É sem duvida o seguimento que mais cresce nessa época, principalmente após a crise do petróleo, pois as exigências de economia de combustível não foram tão rígidas para elas, por isso quem buscava carros com motores ainda potentes as tinha como a melhor opção, pelo menos nos Estados Unidos. As picapes econômicas também ganharam importância, pois conseguiam somar boa capacidade de carga, conforto e um motor que atendia as necessidades sem comprometer o bolso, como exemplo pode-se citar a Datsun 620.
Acima a Chevrolet El Camino 1971 e a Ford Ranchero 1972, modelos derivados de carros de rua que mantiveram o seu espaço até meados da década (todas Hot Wheels)
Acima a Dodge Li'l Red Express 1987 (Hot Wheels), um modelo com visual esportivo que é considerada um clássico nos dias atuais
Acima a Datsun 620 (Hot Wheels), pequena, resistente e econômica, fez muito sucesso no Japão e nos Estados Unidos na época

Séries de TV e filmes
No quesito filmes a lembrança é de Bo Bandit e o seu Pontiac Firebird Trans Am 1977 do primeiro Agarre-me se puderes (Smokey and the Bandit), uma comédia com muita perseguição e acrobacias empolgantes.
Pontiac Firebird Trans Am 1977 (Hot Wheels) do filme Agarre-me se puderes
Entre as séries da TV, o "General Lee" dos primos Bo e Luke Duke é a grande estrela utilizando o mesmo conceito do filme acima, ou seja, perseguições e acrobacias de tirar o fôlego.
Acima o "General Lee" (Johnny Lightning) escapando de dois Dodge Mônaco 1974/75 (todos da Greenlight)
Ufa!!! Mais uma década marcante com muitas carros legais, é claro que só este post não é suficiente para falar de todos, mas não vai faltar oportunidade, o importante é observarmos que mesmo diante dos momentos difíceis que estabeleceram para as economias globais ainda houve espaço para muitos carros interessantes e nós agradecemos.


Comentários

  1. tão bom qto as materias são as fotos....

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    1. Saudações meu querido,

      Muito obrigado pelo elogio, é uma imensa satisfação poder contribuir.

      Abração,

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  2. Belos carros, belas minis, belas fotos e belo encerramento! Parabéns!

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    1. Saudações Wailler,

      Muito obrigado pelo retorno, fico feliz que tenha gostado.

      Abração,

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  3. Ótimas fotos (como sempre) e boa matéria de encerramento!

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    1. Saudações Júnior,

      Obrigado pela presença e pelo elogio, fico por demais feliz com o retorno.

      Abração,

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