Anos 1960: Pontiac GTO 1967 Conversível

Para muitos estudiosos sobre carros, o Pontiac GTO foi o primeiro Muscle Car, e entender isso não é difícil, vamos lá.

Motores V8 não eram novidades nos Estados Unidos nos anos 1960, já eram utilizados a um bom tempo nos carros, no entanto a sua popularidade mesmo se tornaria notória em 1963 com a apresentação de uma versão do Pontiac Tempest - um veículo de porte médio para os padrões americanos - que usava um V8 de bloco grande com 6,4 litros potência de 348 cv com o uso de três carburadores duplos, esse modelo foi chamado de GTO (Gran Turismo Omologado). Três anos depois o GTO, agora um carro com identidade própria, estreava a versão mais cultuada de todas que também trazia um novo motor de 400 pol3. (6,5 L) que gerava 360 cv, uma verdadeira loucura. Na Hot Wheels eu apresento o '67 Pontiac GTO Conversível da série Classic com pintura Spectraflame laranja e rodas 5SP.










Abaixo as versões do Pontiac GTO, uma curiosidade, a Station Wagon (vermelho com preto) não foi produzida originalmente, alguns modelos chegaram a ser mostrados, mas não foram a frente pela marca.

Abaixo com a versão de teto fixo, o 1967 Pontiac GTO em versão Treasure Hunt da Mainline 2006.


O Pontiac GTO em 1967 estava disponível com capota fixa (hardtop) e conversível, as duas são incríveis, mas a segunda é a mais interessante por representar melhor o sentimento de liberdade que tinha tudo haver com o seguimento Muscle Car, que por sua vez se popularizou a partir do lançamento do Tempest GTO criando uma série de verdadeiros "monstros sagrados".

Em relação a mini, sou um grande apaixonado por Muscle Car, e o GTO esta entre os cinco que considero essenciais ter na coleção (em outro momento informo quais são os outros), gosto de todas as gerações dele e na coleção faltava, até o ano de 2013, esse conversível que é muito legal e completa assim toda a família.

Esse exemplar o grande amigo e colecionador de Porto Alegre, Nilton Cheng (Newtcs), conseguiu para mim em setembro de 2013.


Comentários

  1. Parabéns pelo novo visual do blog! Sucesso e um feliz 2015!!!
    Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Junior,

      Obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha gostado e um Feliz 2015 para você também.

      Abração,

      Excluir
  2. Tenho esse azul, mas confesso que não gosto dele. A fronte cromada é maior que
    a lataria, com diferença muito grosseira de tamanho. Mini mal feita mesmo, apesar se ser Super TH.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas