McLaren F1

No início dos anos 1990, a McLaren decidiu que iria fabricar o seu próprio modelo de rua, e não seria qualquer um, mas um dos melhores supercarros de todos os tempos, vamos a ele.

Supercarros são os projetos mais exóticos que existem, por isso são os mais caros e limitados também, o McLaren F1 é um desses, só que ele foi além. Para entender isso é preciso voltar a 1989, quando Ron Dennis criou a McLaren Car com o objetivo de fazer o melhor supercarro de todos os tempos - pelo menos até o final dos anos 1990 -, a ideia veio de Gordon Murray, projetista da equipe de Formula 1 e o criador do F1, como não houve limite para o orçamento o esportivo pode ser concebido nos mínimos detalhes, e isso incluiu a posição dos ocupantes (são três lugares no carro), o desenho da abertura das portas, as malas de viagem, e até o motor, feito pela BMW, um V12 de 6,1 litros que produzia 627 cv de potência. Na Kyosho eu apresento o McLaren F1 da série British Sports Car Collection com pintura verde escuro e rodas 5 Spoke.














A obsessão de Murray de fazer um carro realmente inesquecível foi tão grande, que até ouro foi utilizado na confecção de alguns materiais, mas não foi por luxo e sim para torná-lo ainda melhor, tanto para o uso diário como para aqueles momentos de relaxamento onde se deseja apenas acelerar e curtir a emoção, e falando nesse segundo ponto, em 1998 o McLaren F1 se tornou o carro de rua mais rápido do mundo ao tingir a velocidade de 391 km/h com motor de aspiração natural, recorde que só seria batido pelo Bugatti Veyron no início do novo século com um motor W16 com quatro turbos compressores.

Em relação a mini, eu posso dizer que é a realização de um sonho de adolescência, pois eu acompanhei pela imprensa o lançamentos e as histórias desse supercarro, adquirir uma versão da Kyosho é um prêmio, pois esta muito bem reproduzido com os detalhes que a marca japonesa faz questão de colocar como os faróis dianteiros e traseiros, rodas, desenho da porta e outros... Para quem gosta da marca inglesa ou do seguimentos dos esportivos é uma excelente aquisição, vale cada centavo.

Esse exemplar eu consegui no mês passado com o grande Moacy Neves de Salvador, um dos maiores colecionadores do Brasil e do mundo de miniaturas de carro na escala 1:64.

Gostou das curiosidades? Então aprofunde mais sobre a história desse mito do mundo dos carros no especial O mais veloz e caro do século do site Best Car (em português).

Comentários

Postagens mais visitadas