Especial Brasil 2015

A semana que se inicia vai ser dedicada aos "carros brasileiros", ou seja, modelos criados ou nacionalizados no país, mas antes de falar sobre eles vamos as curiosidades.

Se você quer montar em casa um espaço com modelos de carros fabricados no Brasil eu recomendo procurar uma escala maior que a 1:64, um bom exemplo são os que são produzidos para a série Carros inesquecíveis do Brasil que já lançou versões básicas e de serviço, mas se o seu foco não é essa escala vamos ao que esta disponível.

Amazoon

Primeiro modelo produzido pela Hot Wheels em homenagem ao país, seu desenho é baseado nos carros da Stock car e foi apresentado pela primeira vez em 2008. Atualmente 14 versões já foram apresentadas, sendo que a mais recente é uma reestilização.

Volkswagen SP2

Segundo modelo apresentado na Mainline 2010 em homenagem ao Brasil, é um dos que menos apareceu até o momento, apenas três vezes.

'71 Maverick Grabber

O modelo foi apresentado na Mainline 2010, e representa o carro de 1971, no Brasil ele começou a ser produzido em 1973, mas as suas linhas são basicamente essa, por isso é tido como tal. Desde a apresentação até agora já foram 15 variações com destaques para a versão Super da Mainline 2012 e a do RLC do mesmo ano.

Volkswagen Brasília

O Brasília veio em 2011 com duas variações de cores, atualmente soma-se seis aparições com a última em um Pack-5 do final de 2013.

Chevrolet SS

Por algum problema de licenciamento do nome em outros mercados o Chevrolet SS não leva junto a denominação Opala, mas não tenha duvidas que é ele, a primeira versão apareceu em 2012, no ano passado foi agraciado com uma versão "Super" e até o momento soma-se cinco variações lançadas.

'55 Volkswagen Kool Kombi

O Volkswagen Tipo 2 não foi exclusivo do nosso mercado, mas foi aqui que ele ficou mais tempo em produção e o nome dessa versão não é esse e sim Kombi, como foi denominada, para completar as cores das variações do primeiro ano, 2013, são claramente uma referência ao Brasil. Atualmente já foram apresentadas sete variações internacionais, sendo uma "Super", mas além delas existe outras duas exclusivas para o mercado americano.

1974 Dodge Brazilian Charger

Esse não há duvida que seja nacional, é só olhar para o nome, foi apresentado pela primeira vez no ano passado com duas variações de cores e este ano até o momento tem mais uma.

Volkswagen Saveiro Cross

No ano em que ela foi lançada a Mattel deixou de importar a Matchbox para o Brasil, já se vão cinco anos e nada, mas a Saveiro continua marcando presença atualmente contabiliza cinco variações de cores.

Mitsubishi L200/ Triton

A picape é produzida na cidade de Catalão no estado de Goiás a pelo menos duas gerações, por isso podemos dizer que é nacional, novamente aqui a Matchbox é quem tem uma das melhores versões que foi apresentada pela primeira vez em 2009 e atualmente esta na sétima variação.

Ford Fiesta

A Hot Wheels preferiu lançar o Fiesta com a caracterização de corrida, algo normal na marca, o modelo é produzido no Brasil desde o início do novo século, por isso podemos chamar de nacional. Esse modelo estreou em 2011 na linha básica e atualmente já tem oito variações apresentadas.

Karmann Ghia

Outro modelo da Volkswagen em parceria com a Karmann Ghia produzido pela Matchbox, o Karmann Ghia foi montado no Brasil de 1962 a 1974, esportivo no desenho, mas não em desempenho, nos dias atuais é um clássico. A marca britânica produz a miniatura desde 2009 com oito variações até o momento.

Esses seriam alguns dos principais, mas buscando na internet é possível encontrar outros como o Renaut Sandero, o Duster e o Logan (com o logo da Dacia) da Norev, os Toyota Landcruiser (Bandeirante) da Matchbox e o Corolla da Welly.

Para esta semana o blog separou alguns modelos para mostrar e trazer mais curiosidades, programa-se, vai valer a pena.

Clique em Brasil para conferir todos os modelos que já apareceram em Minis in Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas