Esp. Carros de Corrida: Licenciados para as ruas

Imagine a possibilidade de conduzir um carro de corrida nas ruas? Pois é, isso não é imaginação, alguns modelos seguiram esse caminho, nos dois sentidos, vamos conhecê-los.

Houve um tempo que para um determinado carro de corrida participar de uma prova ou campeonato precisava ter versões de rua produzidos, naturalmente esses modelos não possuem a mesma especificação, mas ainda assim é uma grande oportunidade de possuir um que tenha sucesso ou não nas pistas, o blog selecionou alguns para falar, tendo sempre, claro, as miniaturas como seus representantes.

1. Ford GT40

Em 1966, a Ford produziu 60 modelos do GT40 para as ruas com motor V8 de 4,7 litros que gerava 355 cv de potência, e atingia uma velocidade máxima de 260 km/h. Atualmente, poucas unidades estão intactas e quando aparecem a venda costumam valer milhões.

2. Dodge Charger Daytona e Plymouth Superbird
Em 1969, a Chrysler redesenhou o Charger e de quebra o Road Runner para peitarem a Ford, com isso nasceram o Daytona e o Superbird que para participarem das provas da Nascar precisavam de versões de rua, ao todo foram produzidos 503 unidades do Charger Daytona e aproximadamente 1.980 unidades do Superbird.

3. Lancia Rally 037

Ele foi criado em 1983 para participar do grupo B do campeonato mundial de Rally, para homologá-lo era preciso 200 unidades disponibilizadas para o consumidor, a Lancia fez 207, o 037 se tornou uma lenda nas estradas de terra ao vencer o campeonato desse ano.

4. Mercedes-Benz CLK-GTR

Para participar das provas do campeonato GT da FIA em 1997 era exigido que o carro inscrito possuísse um número mínimo de modelos produzidos para as ruas, nesse caso 25 unidades, a Mercedes lançou 26 com direito a seis unidades conversíveis.

5. Porsche 911 RSR

Nos anos 1970, a Porsche estava muito focada em se destacar nas pistas de corrida, vários modelos foram apresentados para a empreitada entre eles o 911 RSR que teve um total de 1.636 unidades produzidas para homologação.

6. Ferrari 288 GTO

Em 1984, a Ferrari resolveu se enveredar novamente pelas corridas de turismo, principalmente depois que a FIA apresentou as regras para o grupo B, assim surgia a 288 GTO com uma produção limitada em 200 unidades, conforme o regulamento, infelizmente a divisão não avançou, mas essa super-máquina sim.

7. McLaren F1 GTR LM
Para a temporada de 1997 a FIA modificou as regras para o grupo GT1 de carros baseados em versões de rua, dessa maneira quem quisesse participar tinha que inscrever um modelo homologado para as ruas, dessa forma a McLaren preparou cinco unidades do GTR LM.

8. Ford Mustang Boss 302 de 1969

Você não achou que eu deixaria de fora ele? O preferido do blog? Pois é, em 1969 a Ford estava irada com a perda de dois campeonatos para o Camaro da GM na Trans Am, por isso lançou o Boss 302 com o objetivo de retomar os títulos, que naturalmente foram conseguidos. Para a homologação a Ford lançou 1.934 unidades que são raríssimas e muito valorizadas nos dias atuais, e nem citei o Boss 429.

Tem mais modelos? Com certeza, mas teremos a oportunidade de conhecê-los futuramente no blog.

Encerramento do especial com o último capitulo, espero que tenham gostado tanto quanto eu, ao longo da semana conhecemos o quanto pequenas miniaturas podem representar e contar de um segmento, que no caso foi o de carros de corrida, e o quanto se pode aprender com isso, por isso quando for da aquela olhada ou limpada na coleção procure lembrar da história por traz daquele pequeno exemplar.


Comentários

  1. Muy bellos autos de ruta y carrera; mis preferidos son el Porsche 911 RSR, Mercedes CLK GTR, McLaren F1GTR y Porsche 911 RSR.
    Abrazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu amigo,

      Ótimas escolhas a sua, mas não se preocupe futuramente virá outros.

      Abração,

      Excluir
  2. Gostei bastante desse especial, ainda foi uma oportunidade de aprender sobre o mundo das pistas, que era algo meio distante para mim! Parabéns amigo, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wailler,

      Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas