Especial Marcas: Kyosho
Mais um Especial marcas de miniaturas e a estrela da vez é a Kyosho que esta ficando muito bem falada e conhecida no Brasil, por isso vamos a ela.
A Kyosho é uma marca japonesa de miniaturas fundada em 1963 (Antes dos Hot Wheels) que começou produzindo mínis de carros, barcos e aviões a controle remoto (R/C - Rádio Controller) no Japão. Qualidade e inovação são fatores importantes no trabalho da marca que em 1970 revolucionou o mercado de modelos R/C com o lançamento de um modelo com o chassi separado da carroceria que facilitava a manutenção e dava liberdade para a customização (graças a Kyosho esse tipo de míni R/C virou um padrão no mercado), alem disso, ela procurou investir em outras escalas como a 1/8 e a 1/10 num segmento que também foi um diferencial (conheça aqui um modelo).
Nos dias atuais a marca esta estabelecida na área dos R/C, seguimento tão concorrido que existem até campeonatos sérios com equipes patrocinadas pela Kyosho mostrando como a empresa leva a sério o seu trabalho.
Observe a presença de retrovisor nos modelos acima e os faróis detalhados na frente e atras.
Mas onde entra a Kyosho no ramo das miniaturas diecast? No final da década de 80 e início da década de 90 a empresa resolve divulgar os seus produtos patrocinando uma equipe de Formula 1, a Brabham Racing Organization e como forma de celebrar esse momento ela lança uma miniatura do carro da equipe na escala 1/43 (veja uma imagem dela aqui), que é a mais consumida na Europa, seu foco de mercado na época.
Rodas bem acabadas e fieis aos modelos originais.
A miniatura com o padrão de qualidade já conhecido da marca foi um sucesso o que a fez investir em outros modelos das temporadas de 1991/1992 entre elas a Williams, a Bennetton (veja aqui), a Footwork (conheça aqui) e a extremamente exigente Ferrari.
Cartão com um breve informativo sobre o modelo real, em japonês é claro.
E como fica a escala 1/64? Em 2002, a Kyosho entra no seguimento popular das miniaturas com uma linha chamada de Bead Collection (clique aqui para conhecer), cultuada pelos admiradores da marca, cuja a produção inicial foi focada em modelos japoneses (país de origem da marca), mais uma vez a qualidade se destacava com a presença na míni de itens como: rodas e decalques que representam os modelos reais, retrovisores, faróis, lanternas e pneus de borracha.
Outra característica das miniaturas Kyosho Collection é a embalagem, uma caixinha muito bem projetada.
Atualmente a Bead Collection faz parte da história da marca, a sua produção foi encerrada em 2009, mas outras séries estão presentes na Kyosho com a mesma qualidade, com o nível de detalhamento variando da linha básica a elite.
Todas as miniaturas da Kyosho vem num suporte parafusado com o nome do modelo real.
Eu conheci a Kyosho em setembro de 2012 quando adquiri os primeiros modelos da marca com o Bruno Santos (membro do Clube Hot Wheels Brasil) e quando elas chegaram foi amor a primeira vista, desde então tenho buscado mais alguns modelos da marca. A grande dificuldade com ela no Brasil é a ausência de importador oficial, isso quer dizer que não irá encontrá-la nas lojas físicas para a compra, dessa forma, as únicas maneiras de consegui-la é através do Mercado Livre ou eBay e mesmo trazendo de fora os valores não são exatamente "baratos", mas para o colecionador apaixonado por miniaturas o seu valor compensa pela qualidade.
Detalhes que sem dúvida fazem a diferença numa miniatura.
Em 2013 a Kyosho completa 50 anos de fundação e varias novidades e lançamentos serão apresentados como a Coleção Ayrton Senna na escala 1/64 (veja aqui os modelos) que traz nove miniaturas de modelos que o nosso saudoso campeão utilizou durante a sua carreira na Formula 1 e a boa notícia é que esta coleção vai ser importada para o Brasil de forma oficial pela Califórnia Toys e com as principais informações e curiosidades no idioma português.
Quero agradecer muito o Jeffy Paiva do excelente blog Kyosho Brasil (http://www.kyoshobrasil.blogspot.com.br/) que permitiu que utilizasse os textos do blog para a construção do Especial, ele é um colecionador apaixonado pela Kyosho e criou junto com alguns amigos o blog para divulgar a marca em nosso idioma, muito obrigado mesmo Jeffy (Ele também é membro do Clube Hot Wheels Brasil).
Muy buena entrada, a Kyosho lo conocí por los aviones a radio control que fabricaban en los noventa.
ResponderExcluirMuy lindo ese Lambo Countach LP500R, ¡lo quiero en 1/43!
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Olá Juanh,
ExcluirA Kyosho é simplesmente fantástica, eu conheci ela através da escala 1/64, mas ela continua presente nos modelos a controle remoto e tem miniaturas produzidas em outras escalas como a 1/43 que são ainda mais detalhadas e lindas. E essa Countach esta uma obra de arte mesmo, vou fazer uma postagem com ela daqui a uns 10 dias mais ou menos.
Abração,
Rapaz, essas minis são muito bonitas. São bem detalhadas.
ResponderExcluirO pessoal dessa marca faz um trabalho fantástico mesmo, cuidando dos mínimos detalhes começando com a embalagem.
ExcluirMeu querido, muito orbigado pelos elogios e saiba que o su texto está maravilhoso. Queria ter esse poder se síntese que você têm, sério!
ResponderExcluirE saiba que, no que precisar, o blog Kyosho Brasil estará sempre de postas abertas!
Parabéns mesmo!
Olá Jeffy,
ExcluirMuito obrigado pelos elogios, fico feliz que tenha gostado da postagem, o material que você esta produzindo no seu blog esta virando um referencial para nós apaixonados pela marca.
Abração,
A kyosho é incrivel mesmo, tenho algumas kyosho somente na 1/18 (que diga-se de passagem, são muito detalhadas). mas essas 1/64 me surpreenderam... são lindas demais ;)
ResponderExcluirExcelente post e belos Lamborghinis, parabéns :D :D :D
Ass: murcielago
Olá Murcielago,
ExcluirA Kyosho se tornou uma das minhas três marcas preferidas, a qualidade que ela se dedica a produção dessas mínis na escala 1/64 tem me deixado maravilhado com elas.
Obrigado pela visita.
Abração,