Esp. Carros de Corrida: Marcas e Equipes

Falar de marcas e equipes no automobilismo é algo complexo, pois existem varias categorias e consecutivamente um monte de equipes, mesmo assim algumas foram selecionadas para o especial, acompanhem.

As corridas de carros nasceram do desejo individual das pessoas de desafiarem os seus limites no comando de um carro, para atingir esse feito esses pilotos montaram equipes, criaram os seus próprios modelos ou adaptaram os de marcas conhecidas. Na medida que o esporte ganhava notoriedade as montadoras entraram com equipe própria, contribuindo para os momentos marcantes da história, na sequência vamos conhecer algumas dessas marcas e equipes.

Ferrari

Tinha que ser a primeira, a marca surgiu nas pistas e começou a montar carros de rua como uma forma de bancar a equipe de corrida, seus modelos da época de ouro das provas de longa duração são míticos e costumam valer milhões. Atualmente, a marca concentra os seus esforços apenas na equipe da Formula 1, mas produz modelos específicos para os interessados que desejam participar de outras categorias.

Porsche

A marca alemã tem um histórico vitorioso nas pistas de corrida, principalmente na Endurance, com a criação de modelos lendários que são referenciais até os dias atuais.

Mercedes-Benz

A estrela de três pontas construiu uma história vitoriosa nas pistas antes da segunda guerra mundial, infelizmente uma tragédia em Le Mans no ano de 1955 os afastaram das corridas até a década de oitenta, quando voltaram com força total.

Ford

A história do oval azul nas pistas começou nos Estados Unidos, mas expandiu até o velho continente e além, nesse caminho surgiram máquinas míticas como o GT40, o Boss 302 e o Talladega que ajudaram a consolidá-la como uma das melhores no automobilismo.

BMW

A marca Bavara enveredou-se pelas pistas nos anos 1960, principalmente na GT e na Endurance, seus modelos de rua para homologação para as corridas são clássicos e muito desejados nos dias atuais.

Shelby American

Quando Carrol Shelby descobriu que tinha um problema no coração e que não poderia mais correr foi uma tremenda decepção, mas ele não baixou a cabeça, montou a Shelby American, criou o Cobra e o Daytona e partiu para as pistas como chefe de equipe, e não ficou nisso, a Ford o convidou para aperfeiçoar o Mustang e o GT40, e o resto é história.

Gulf Team

Se curte corridas de carros (que não seja Formula 1), então já deve ter visto carros com as cores azul e laranja com o nome da petroleira Gulf Oil, umas das mais conhecidas no meio e que já teve a sua disposição lendas como o Porsche 917K, McLaren F1 e claro, o GT40 (de novo!).

Chevrolet

Na GM os grandes destaques sempre foram o Chevrolet Camaro e o Corvette, o primeiro foi uma grande dor de cabeça para o Mustang na categoria Trans Am, já o Corvette fez e faz história nas competições de Endurance e GT da FIA.

Nissan/ Datsun

E finalmente temos uma marca japonesa, a Nissan, sua trajetória nas pista é vitoriosa no Japão, nos Estados Unidos e em outros países, entre as suas grandes estrelas destaque para o Bluebird 510, o 240z ou Fairlane e o Skyline.

Sentiu a falta de outros nomes? Com certeza, mas o especial continua e ainda tem muito mais para falar, confira amanhã o próximo capitulo.


Comentários

  1. ¡Lam-bor-ghini! ¡Lam-bor-ghini!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo,

      A Lamborghini por possuir pouca tradição nas pistas eu deixei para um post futuro, pode ficar tranquilo que falarei (risos).

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas