Reflexões: Os Encontros de Colecionadores

A internet reduziu as distancias entre as pessoas, permitiu que amigos e parentes a muito sem se ver voltassem a se falar, e no colecionismo criou uma aproximação dentro e fora, nesse último através dos chamados encontros de colecionadores.

Nos últimos vinte e quatro meses houve um verdadeiro estouro na quantidade de encontros de colecionadores, tradicionalmente eles sempre se concentraram nas capitais e no sudeste e sul do país, mas o crescimento do número de apreciadores, principalmente Hot Wheels, tem feito surgir encontros em várias capitais do nordeste e norte, e em várias cidades do interior brasileiro.

Quem organiza esses encontros normalmente são os grupos locais de colecionadores que recentemente tem contado com o apoio de algumas empresas, é o caso por exemplo, da Ri Happy que tem oferecido o seu espaço para a exposição das miniaturas nas cidades onde esta presente. Em São Paulo, a Semaan já vem fazendo isso a bastante tempo com o seu encontro mensal realizado em uma de suas lojas, mas eles tem ampliado a sua presença com a participação em outros eventos relacionados ao tema na capital paulistana.

Para quem nunca foi em um encontro ou parou para observar as fotos e comentários em blogs e grupos no Facebook, o evento é composto por um grupo de colecionadores que expõe algumas de suas miniaturas, que podem ser organizadas em temas com diversas escalas, onde os visitantes podem ficar apreciando. Dependendo da região podem ocorrer algo mais como a comercialização de miniaturas, exposição de carros reais e também palestras, como aconteceu em Belo Horizonte onde os organizadores convidaram o Douglas Fernandes do blog T-Hunted.

É claro que alguns podem argumentar que falta um encontro nacional, que possa reunir os colecionadores dos vários estados brasileiros, algumas iniciativas foram criadas como a Colecon em São Paulo, mas ainda esta distante de mobilizar o pessoal para sair de suas cidades em direção a um evento desse porte, isso não quer dizer que seja impossível, pois a semente foi plantada e o amadurecimento da ideia poderá trazer maiores frutos no futuro.

Mas um evento assim vai além de meramente mostrar miniaturas, ele permite que os laços sejam estreitados entre os colecionadores com o início de amizades verdadeiras que podem durar por toda a vida, pois em momentos assim se pode descobrir que além das miniaturas pode haver muitos outros assuntos em comum, o que acaba sendo o ponto alto do colecionismo, pois as miniaturas vem e vão, mas as amizades perduram.

Como puderam acompanhar não existem mistérios nos encontros de colecionadores, as ideias para deixá-los melhores vai depender de cada um dos participantes, o importante é mais uma vez integrar as pessoas, divulgar o hobby e acima de tudo expandir as amizades.

E vocês, o que acham dos encontros de colecionadores? Já foi em algum? Comente, o espaço é seu.


Comentários

  1. Aqui no MA, já vamos para o Encontro IV em Julho. Com parceria da Ri-happy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo,

      Bom encontro para vocês, tenho acompanhado as fotos dos anteriores e estão muito bem organizados.

      Abração,

      Excluir
  2. Aqui em BH, os encontros são frequentes. Como você disse, alem de aprendermos muitos, adquirir novas minis, trocar ou vender, surgem muitos laços de amizadade. Parabéns pela matéria. Abraço Doalcey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu caro,

      Os encontros de Belo Horizonte estão de parabéns pela iniciativa de diversificar levando cultura e conhecimento para os colecionadores e curiosos.

      Abração,

      Excluir
  3. Aqui em BH, os encontros são frequentes. Como você disse, alem de aprendermos muitos, adquirir novas minis, trocar ou vender, surgem muitos laços de amizadade. Parabéns pela matéria. Abraço Doalcey.

    ResponderExcluir
  4. Ate onde sei aqui em Florianópolis não tem muitos encontros ,mais como sou novo como colecionador e ainda não tenho muitos amigos relacionado as miniaturas talvez tenha e eu não saiba . De qualquer forma tento acompanhar tudo pelo seu blog que e muito bom. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Claudio,

      Florianópolis tem um pessoal muito bom de organizar encontros, o que tenho acompanhado por fotos tem sido bem animador, procure se inteirar com eles que me parece que vale a pena.

      Abração,

      Excluir
  5. Li e gostei, mas, não resisti em deixar meu aval:
    Nunca fui em encontros, mas, sim gosto de divulgar minhas artes em conjunto com os que apreciam pelos blogs e sites.
    Tenho interesse em um evento quanto a este "Colecon", porem ficaremos em uma espera constante para que um dia isto se concretize....
    Gostei de sua matéria e de varias outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      Obrigado pelo elogio, os encontros tem se mostrado uma forma de aproximar os colecionadores e trazer novos interessados pelo hobby, mas realmente ainda esta distante de ter um que possa aproximar a maioria de nós que estão espalhados pelo país em um mesmo local, mas vamos torcer para que um dia isso mude.

      Abração,

      Excluir
  6. Aqui em Feira de Santana, no ultimo domingo (24/05/2015) fizemos nossa primeira reunião (cerca de 10 colecionadores) prara planejarmos um grande encontro em Outubro. Encontro participei da 3ª Convenção Hot Wheels em Porto Alegre, em 2010, experiencia unica. Agora eu observo que muitos encontros são na verdade apenas feirinhas para comercializar minis, não se tem muito interesse em expor suas coleções. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      Ótima iniciativa de vocês, conheço Feira de Santana, morei ai um tempo e gosto da cidade, a Bahia precisa desses encontros no interior, o estado é grande e a maioria dos colecionadores não tem como se deslocar para a capital apenas para participar de um encontros. Em Vitória da Conquista, minha cidade natal, o pessoal esta organizando o primeiro encontro também para este primeiro semestre.
      Sucesso na empreitada e divulguem quando sair a data.

      Abração,

      Excluir
  7. Aqui em Natal e toda terça feira em um bar 50quentona

    ResponderExcluir
  8. Sou colecionador há mais de 30 anos,e pra mim, colecionador de Hot Wheels é um tipo à parte. Esses encontros não são tão bacanas como sempre foram encontros de outros segmentos de colecionismo dos quais já participei. Encontro ou exposição de Hot Wheels tem muita gente nada amigável, uma preocupação exagerada para que as pessoas não roubem nossas minis, sem comentar que para tentar trocar qualquer coisa o nosso nunca vale nada e deles são os mais valiosos do mundo. Muitos colecionadores de Hot Wheels gostam de colecionar sem investir muito, vivendo de comprar e vender para com o lucro adquirir sua coleção, o que acarretou problemas até para encontrar modelos comuns, qualquer especial então, esqueça. Por fim, é desanimadora a postura e atitude de muitos, mas muitos mesmo colecionadores de Hot Wheels.Uma pena, pois são minis sensacionais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas