Fotos em fundo escuro - Os carros dos anos 1950 a 2010

O mês de julho foi marcado pelo tradicional Especial Décadas, e a partir dele veio a ideia de fazer uma sessão de fotos em fundo escuro mostrando um resumo desses períodos, acompanhem.

Já falei sobre a experiência de fazer Fotos em fundo escuro, e se ainda não leu eu recomendo, para este post eu separei dois representante de cada década começando dos anos 1950 e terminando na nossa época.

Anos 1950
O olhar aqui são os carros americanos, nessa época eles eram grandes, cheios de cromados e uma visão futurista, ainda assim os esportivos não tinham a beleza das versões italianas, até que a GM com a Chevrolet e a Ford resolveram apresentar os seus projetos, o Corvette (branco) em 1953 e o Thunderbird (vermelho) em 1955.

Anos 1960
Essa década é marcada pelo movimento Muscle Car, cujos os principais é sem dúvida o Pontiac Tempest GTO de 1964, uma ideia de John DeLorean para rejuvenescer a marca, e o Ford Mustang do mesmo ano, um projeto ambicioso de Lee Iacocca.

Anos 1970
O período é marcado pelas duas crises do petróleo, a ideia de carros musculosos teve que ser repensada, o Pontiac Firebird Trans Am de 1977 que soube se reinventar e o Ford Grand Torino Sport 1972 que ficou pelo caminho são os representantes.

Anos 1980
A segunda crise do petróleo repercutiu em boa parte da década, para continuar dentro da proposta esportiva era preciso olhar para outras possibilidades, uma delas era o visual focada em linhas retas com faróis escamoteáveis, aqui os representantes Chevrolet Corvette de quarta geração e o Camaro de terceira representam bem.

Anos 1990
A época é representada pela consolidação dos carros japoneses nos diversos mercados, principalmente no maior deles, o americano. Os representantes são o Nissan Skyline GT-R (R-34) e o Honda Civic, modelos que além de poderem ser utilizados durante o dia-a-dia possuíam também a capacidade de serem personalizados garantindo performance e potência melhores que alguns supercarros europeus.

Anos 2000
As montadoras europeias apresentam um novo nível para os supercarros, linhas modernas, potência acima dos 500 cv, tecnologia embarcada e edição limitada, é o caso dos dois representantes a Ferrari Enzo e o Porsche Carrera GT.

Anos 2010
Chegamos a metade da década com pensamentos que remetem ao pesado, sessenta anos antes a GM apostou em um esportivo puro sangue, o Corvette, que chega ao momento atual maduro, mais rápido, bonito e super. Voltando de novo no tempo, dessa vez cinquenta anos, é a vez de olharmos para a Ford que investiu uma soma considerável em um carro esporte para as massas, e agora o Mustang chega a sua sexta geração com os elementos do passado e as tendências do futuro.

É isso ai, um passeio rápido pelas épocas tendo mais uma vez as miniaturas como representantes dos carros reais que tanto gostamos, e melhor ainda com uma fotografia diferente.


Comentários

Postagens mais visitadas