Reflexões: Saudades da Matchbox nas lojas

Esse mês eu resolvi fazer uma reflexão sobre a Matchbox, e graças a Deus ela não acabou, mas aqui no Brasil é como se tivesse, acompanhem.

A Matchbox é uma das marcas mais antigas de miniaturas em atividade que se tem notícia, seu nome em português quer dizer caixinha de fósforo, pois era em embalagem similares que as miniaturas eram comercializadas nos seus primeiros anos. Ao longo da sua história ela já teve altos e baixos, o que significa que também já trocou de mãos algumas vezes até chegar as da Mattel em 1997, e infelizmente ao longo dos últimos anos perdeu o brilho de outrora.
Especialidade da Matchbox, veículos de serviço
No Brasil a marca já foi produzida entre os anos de 1960 e final do anos 1970, na zona franca de Manaus, só que as crises recorrentes do país naqueles tempos e a mão-de-obra barata da Ásia levaram ao fechamento da fábrica, mas nos restou a opção de poder comprá-la nas lojas especializadas que chegavam via importador independente, que depois passou a ser feito diretamente pela Mattel Brasil, mas ai chegou o final de 2009...
Picapes do mundo: Brasil (esquerda), Austrália (centro) e Japão (direita)
O comunicado era categórico, a importação oficial para o país estava sendo suspensa por ausência de demanda, ou seja, as miniaturas sobravam nas lojas mesmo custando o valor de um Hot Wheels. Desde então já se vão seis anos, e com o momento atual da economia desfavorável para negócios o que resta é olhar pela tela do computador ou smartphone as miniaturas lançadas.
SUVs clássicos e Station Wagons, especialidades da Matchbox
Eu não acompanhei o tempo que os Matchbox sobravam nas lojas, quando comecei com força a colecionar foi em 2011, e portanto, dois anos já haviam se passado da retirada, desde então vivo de garimpar com um amigo aqui, outro ali e gastar horas na internet em busca de bons valores para poder conseguir aquela mini que, em alguns casos, apenas ela produziu.
Esportivos Europeus também se fazem na marca
A Matchbox lança por ano 120 modelos na sua Mainline, sendo 25 novos, é a metade da Hot Wheels e como a sua "irmã" também produz miniaturas licenciadas e não-licenciadas, só que as semelhanças terminam ai, a Matchbox tem se concentrado nos últimos anos na comercialização de versões de carros de serviço (viaturas policiais, bombeiros, forças armadas, limpeza, educação, saúde e outros) que na Hot Wheels são minoria e com a marca da mesma, ou seja exagerados ao máximo. Os esportivos e outros carros de rua continuam presentes, mas pouco vistos, ainda sim são de uma qualidade de detalhes bem convincentes para uma Mainline.
O Ford Mustang com certeza não poderia ficar ausente
Para o colecionador que busca diversificar a sua coleção, indo além dos Hot Wheels por um custo similar é extremamente frustrante, pois apesar de bonitos, pagar no mercado paralelo ou via eBay atualmente o equivalente ao preço de um Greenlight ou M2 Machines que veem com pneus de borracha, por exemplo, é muito complicado ainda mais querendo fazer isso em quantidade.

Mas que sinto saudades, isso sinto!

Comentários

  1. Olá Doalcey!

    Essa sua matéria me transportou à minha infância. Tenho 44 anos de idade, em minha infância vivi em uma pequena cidade do interior paulista com meus pais e como todos os outros parentes eram da capital paulista, adorava quando viaja para São Paulo com meus pais, numa média a cada três meses.
    Entre 1978 até 1986 foi o período que mais fui até lá e na ocasião, meu pai que também adorava carros me levava até as lojas especializadas (mais nas galerias da cidade) e lá estavam os inesquecíveis Matchbox!
    Os lojistas expunham as miniaturas tirando-as das caixas e deixando-as todas juntas (similar a um grande trânsito) em prateleiras com fundo espelhado, cercadas de vidros com cadeados e as caixinhas tipo "caixinha de fósforos" guardadas para serem entregues somente no momento da compra.
    Era a melhor marca e mais presente de miniaturas média 1/64 por aqui na época, outra que também era legal era a "Miniaturas Rei" que fazia a Siku alemã sob licença e a Superveloz que era inferior em qualidade. Hot Wheels por aqui não se encontrava e às vezes algumas Majorettes, mas Matchbox era o que havia de melhor e mais desejado.
    Na época, uma miniatura Matchbox (linha básica normal) custava o equivalente a mais ou menos em torno de R$25,00, então, sempre com meu pai só se podia escolher uma a cada vez que eu viajava e comprava com ele.
    Ao mesmo tempo em que era menos acessível tanto em termos de preço quanto de encontrá-las nas lojas, era valorizante, pois quando eu voltava para minha cidade do interior (Porto Ferreira-SP), reuníamos com meus colegas e amigos de infância para mostrá-las e também juntarmos com outros que tinham e brincarmos!
    Lembrando que naquela época, eletrônica era algo como o nome de componentes de um rádio portátil, computador era algo de ficção científica e de séries como "O Homem de Seis Milhões de Dólares", "Buck Rogers", "A Super Máquina" e afins. Então, Matchbox era o mais desejado!
    As coisas que comprávamos não eram totalmente "Made in China", mas variada como "Made in USA", "Made in England", "Made in Germany", "Made in Brazil" e claro, a mais famosa para nós: "Produzido na Zona Franca de Manaus".
    Eu já era uma criança com instinto colecionador, sem saber, pois enquanto todos os meus amigos brincavam e desgastavam as miniaturas, no chão de casa, no quintal, na calçada, na terra e no asfalto da rua; minhas minis só "trafegavam" sobre tapetes, carpetes e camas (para não gastarem as rodas), na maioria das vezes ficavam estacionadas em mini postos de gasolina preenchendo cenários e por aí iam...
    Hoje as tenho guardadas, muito bem conservadas e originais, inclusive com as caixas.
    O tempo passa, vem a adolescência e idade adulta, meu pai se vai... (que pena, muitas saudades...), mudo para uma cidade maior, tenho meu próprio dinheiro e sigo comprando e colecionando as miniaturas que cabem "na garagem do meu quarto" e assim compro Hot Wheels, M2, GL, Welly, JL, Maisto, AW, Kyosho e lógico, a Matchbox (mesmo sendo agora da Mattel).
    Peguei a fase em que elas eram vendidas (já pela Mattel) em gôndolas nas lojas juntamente com HW pelo mesmo preço.
    Acredito que quando começaram a ser vendidas junto com HW (final dos anos 1990) os HW eram uma novidade no Brasil e tinham cartelas bem mais chamativas, já existia a concorrência eletrônica (todo garoto ali queria ou já tinha e comprava mais cartuchos ou CDs de Nintendo 64 e PS1), os garotos iam mais na "pegada" dos HW e nós que fomos os garotos que brincaram com Matchbox no passado, muitos deixaram de colecionar e poucos outros compravam. A própria Matell já investia mais no marketing da HW canibalizando os Matchbox por aqui e isso pode ter contribuído para não os trazerem mais por aqui de forma oficial.
    Max Costa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas