Especial Principais Veículos do Batman

A semana que se inicia vai ser dedicada ao carro do Batman e o blog resolveu aproveitar para falar um pouco sobre as suas variações e outros meios de transporte usados pelo herói, acompanhem.

Demorou mas os nerds finalmente ganharam o seu lugar ao sol, quem não se lembra de no passado esconder as suas revistas em quadrinhos ou qualquer lembrança de heróis para não ser chamado de criança? Pois é, os tempos são outros e dentro dessa cultura crescente ter em escala diminuta aquele carro de filme, série, animação e afins é o desejo de muitos, principalmente se esse modelo for um Batmóvel.

Os primeiros modelos
Os primeiros veículos de transporte do Homem-morcego apareceram em seu terreno nativo, ou seja, os quadrinhos. Em 1941 era basicamente um conversível vermelho baseado no Cord 810/812. Depois veio a primeira versão com a aparência da vestimenta do heróis com a mascara na frente e uma barbatana no meio da traseira, na sequência variações parecidas seguiram até os anos 1960.

O mais lembrado entre todos
A estreia do Batman em uma série regular de TV nos Estados Unidos exigia um Batmóvel mais elaborado, por isso o customizador George Barris foi contratado para a empreitada. Como inspiração o mesmo utilizou um conceito chamado Lincoln Futura que trazia linhas modernas para época com os ocupantes sentados dentro de duas bolhas que lembravam as de um caça a jato.

O primeiro Batmóvel sombrio dos cinemas
Em 1989 o herói mascarado reestreou nos cinemas (a primeira vez foi em 1943 quando não existia a TV e o público ia ao cinema para entreter e atualizar-se sobre o que ocorria no mundo) com uma Gotham sombria que também se refletia no Homem-morcego e no Batmóvel.

O Batmóvel orgânico do cinema
No terceiro capitulo no cinema o vigilante de Gotham aparece com uma nova versão chamada pela criadora Barbara Ling de orgânica. Suas linhas com espaços vazados lembravam muito um morcego, embora varias de suas partes lembrem os visuais dos modelos de 1941 e o de 1989. A variação da parte quatro no cinema continuou seguindo essa premissa, mas com espaço interno para apenas um.

O Batmóvel com sobrenome, Tumbler
Na metade da primeira década do século XXI Batman retorna aos cinemas em uma nova trilogia, considerada por muitos como a melhor nessa onda de heróis que tomou conta da tela grande, focada em uma visão realista com direito a um Batmóvel com sobrenome, Tumbler, um veículo projetado para os militares pelas indústrias Wayne e que caiu certinho para os objetivos de Bruce Wayne.

As variações do Batmóvel nas animações

Em matéria de animações a quantidade de Batmóvel existente é imensa e procurar a maioria deles transformados em miniatura é um jogo de paciência. Tendo como ponto de partida a Hot Wheels os que serão encontrados serão: Batmóvel da série Batman: Brave e Bold e a versão de The Batman, animação de 2005.

Observando essas duas variações pode-se concluir que o primeiro tem no seu design uma mistura de elementos do modelo dos quadrinhos de 1944 com os do filme de 1989, já o segundo é um projeto cem por cento novo e ultra moderno.

O Batmóvel nos Games
Batmóvel Arkham Knight (esquerda) e Arkham Asylum (direita)
Os vídeo games ganharam notoriedade nos últimos anos, considerados antigamente brinquedo de crianças e adolescentes hoje é meio de trabalho para muitos com campeonatos regionais e mundiais que atraem os olhares de jovens e adultos. Diante disso, era natural que as franquias de heróis chegassem ao segmento, com o Cavaleiro das Trevas as experiências recentes são consideradas excelentes com Batman: Arkham Asylum de 2009 que traz um Batmóvel com inspirações na versão de cinema de 1989; o outro é Batman: Arkham Knight com um Batmóvel que mais parece um tanque.

Outros meios de transporte

O Batmóvel é muito bom, cheio de utensílios, mas determinadas ações exigem outros meios, por isso nas aventuras do herói (quadrinhos, animações, série de TV e filmes) as vezes o mesmo aparece com moto, barco, avião ou helicóptero.

A diversidade de design também é variada, na série de 1966 eram baseados em modelos reais que recebiam adereços exagerados para deixar claro que era do Batman. Nas animações, helicópteros e aviões eram utilizados para percorrer grandes distancias e combater os criminosos. Nos filmes as versões que marcaram foram o da última trilogia:a Batpod que é a junção de partes do Tumbler e o The Bat (O morcego), uma aeronave que utiliza um par de hélices na parte de baixo para estabilizar no ar e se mover.

É claro que o assunto sobre os meios de transporte do Batman não se esgotam aqui, tem muito mais na rede que você pode conferir pesquisando, enquanto isso confira os modelos do Batmóvel que o blog separou para esta falando ao longo da semana.


Comentários

  1. Meu, eu sou fã fanático pelo Batmam, sempre gostei desde criança, eu tenho os dois Batmóveis dos games e o Tumbler camuflado, ambos são show, ainda não adquiri nenhum Bat-cóptero da HW mais acho que irei comprar o The Bat na série do Batmam de 20 reais que está chegando as lojas, muito show a matéria Doalcey, essa semana promete!
    Os Bat-Fãs agradecem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas