Carros reais e suas Minis: Pontiac Firebird

O Firebird é um dos cinquentenários desse ano, por isso Minis in Foco dedica a sessão a esse fantástico Muscle Car, acompanhem.

O Pontiac Firebird nasceu da necessidade de criar um concorrente que pudesse fazer frente ao Ford Mustang, o seu projeto foi compartilhado com o Camaro, por isso visualmente eles eram muito parecidos. Ao longo dos anos seu design foi se deslocando do irmão da Chevrolet ganhando identidade própria até o seu encerramento em 2003 após quatro gerações apresentadas, o blog separou imagens de cada uma delas para apresentar a seguir com curiosidades, lembrando que a versão mini esta no link.

1. 1967 Pontiac Firebird 400
Imagem retirada do Pinterest
O Firebird da primeira geração representava o Pony Car refinado na GM com melhor acabamento interno, conforto e motores mais potentes como o V8 400, suas linhas misturavam as semelhanças do Camaro na lateral com detalhes dos esportivos europeus presentes em partes como a grade e o capô. Confira aqui uma das versões da Hot Wheels e aqui da Johnny Lightning.

2. 1971 Pontiac Firebird Formula
Imagem retirada do Pinterest
A segunda geração estreou em 1970 com uma nova carroceria chamada de F-Body que era maior que a anterior, o design agradou os entusiastas e apaixonados, e para manter o interesse a Pontiac lançou a versão Formula com o preço do modelo básico e a potência do mais caro, no caso o Trans Am. Confira aqui a versão mini da Matchbox.

3. 1985 Pontiac Firebird Trans Am
Imagem retirada do Pinterest
A terceira geração chegou as lojas em 1983, o visual seguia as tendências dos anos 1980 com linhas retas e faróis escamoteáveis, um desenho que agradou muitos consumidores e manteve as vendas em alta. Na mecânica os motores V8 começavam a ganhar potência novamente. Confira aqui a versão 1985 da Johnny Lightning e aqui a de 1988 da Greenlight.

4. 1997  Pontiac Firebird Trans Am
Imagem retirada do Pinterest
Em 1993, a última geração era apresentava, e mais uma vez o visual seguia as tendências da época, nesse caso o estilo dos carros japoneses que deixava o Firebird bem longe da imponência dos Pony Car do passado, apesar de novos motores com mais potencia as vendas não empolgavam e em 2002 sua produção chegava ao fim. Confira aqui a versão de 1993 da Auto World e aqui a de 1999 da Hot Wheels.

Foram 36 anos na linha de produção com várias versões que deixaram saudades, um carro fantástico com uma grande quantidade de fãs (inclusive aqui no blog) e muitas outras histórias a serem contadas no Especial com minis que esta sendo preparado por Minis in Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas