Especial Mainline: Sub-série Art Car
A sub-série Art Car apareceu pela primeira vez na Mainline Hot Wheels em 2015, e desde então tem dividido opiniões, mas o que ela de fato representa? Acompanhem.
O termo Art Car não é exclusividade de El Segundo, no mundo dos carros já vem de algum tempo, sendo o seu principal representante os bólidos da BMW. A história com a marca Bávara começou em 1975 com uma pintura independente feita pelo escultor americano Alexander Calder que expôs a sua arte em um 3.0 CSL preparado para as 24 horas de Le Mans a pedido do piloto francês Hervé Poulain.
BMW 3.0 CSL primeiro modelo da marca a ter uma arte pintada na carroceria - Imagem: FlatOut
Depois vieram ao longo desses quarenta e dois anos dezessete encomendas feitas diretamente pela marca à artistas renomados, o resultado dos trabalhos foram mostrados nos carros de corridas e/ou exibidos em exposições e museus ao redor do mundo.
BMW M1 Procar pintado pelo famoso artista Andy Warhol - Imagem: FlatOut
A Hot Wheels pegou este principio e transferiu para as suas minis pela primeira na Mainline 2015 com cinco modelos que traziam, de acordo as suas características, uma arte que reverenciava um estilo ou momento: o Volkswagen Beetle, por exemplo, tinha uma pintura em homenagem ao movimento hippie dos anos 1960; a Austin Mini Van uma representação feita a mão da bandeira britânica; o Bread Box vinha com decais que lembravam o que foi utilizado no BMW Série 3 de 1977.
Imagem: site Hot Wheels BR
Em 2016, o número dobrou e cada um deles vinha com uma letra no teto que quando unidas formavam a frase 'HW ART CARS 16' - observe abaixo.
Os temas colocados em cada miniatura diversificou: o Chevrolet Impala trazia uma pintura tribal, o Chrysler 300c Tooned vinha com uma pintura abstrata baseada nos respingos da tinta, o Combat Medic homenageava os quadrinhos, o '07 Ford Mustang utilizava uma pintura baseada em pixels e a Chevy Silverado um desenho no estilo grafite.
Além das artes presentes nas miniaturas, a Art Car foi uma das agraciadas com uma versão Super, o escolhido foi o Boom Box que reproduz na carroceria um mosaico retangular com cores vibrantes.
Imagem: Mattel Brasil
Para este ano continua sendo 10 miniaturas que mais uma vez formam a frase citada acima trocando apenas o 6 pelo 7. As minis selecionadas são em sua maioria não-licenciados - deixando bem claro que o foco vai ser mesmo o público infantil.
Imagem: Catalogo Kogumine
As pinturas são em sua maioria reedições das que saíram nos primeiros anos em outras minis. Uma das novidades de 2017 na sub-série é a presença do Volkswagen Golf Mk7 que estreou na Car Culture do ano passado e agora aparece pela primeira vez na Mainline.
Imagem: Mattel Brasil
O brasileiro Amazoon também esta na linha com um conjunto de cores alegres que formam um mosaico que deverão encantar bastante as crianças... óbvio!
Como puderem perceber existe mais história na sub-série Art Car que realmente aparentam, e isso é importante porque permite as crianças, os jovens e os adultos conhecerem mais sobre a cultura artística simplesmente brincando com as suas minis.
Confira também o especial com a sub-série Flames da Mainline Hot Wheels.
Confira também o especial com a sub-série Flames da Mainline Hot Wheels.
Comentários
Postar um comentário