Dez miniaturas essenciais de carros brasileiros reproduzidos pela Hot Wheels

A sessão Dez esta de volta com a recomendação de modelos brasileiros reproduzidos pela Hot Wheels essenciais para se ter na coleção, acompanhem.

É difícil você encontrar alguém que colecione miniaturas no Brasil que não deseja ter modelos que foram fabricados localmente na estante, e é normal o desejo porque a paixão pelos "carrinhos" vem exatamente do que se observa primeiro nas ruas, e depois vem do que se vê nos meios de comunicação, por isso o blog preparou uma lista com dez miniaturas da Hot Wheels que reproduzem carros que foram criados ou montados no país, vejamos.

1. Amazoom
Esse eu não vejo nas ruas! Bem, depende! O modelo é baseado nos carros da Stock Car Brasil, então possivelmente você já viu nas ruas do autódromo do Centro Administrativo da Bahia em Salvador ou sendo transportados nas rodovias, ou ainda na TV. O Amazoom foi a primeira homenagem de El Segundo prestado ao país, isso em 2008.

2. Volkswagen SP2
Em 2010, a marca revelou o SP2 criado no Brasil nos anos 1970 e que foi escolhido por uma publicação europeia o Volkswagen mais bonito daquele tempo. Este ano ele retornou as lojas na série Car Culture com um belo conjunto de cores e decais que lembram a bandeira nacional.

3. Volkswagen Brasília
O Brasília surgiu como substituto do Fusca no país nos anos 1970, e apesar das boas vendas não conseguiu esse feito, mas mesmo assim merece o reconhecimento de ter sido mais uma criação especifica para terras tupiniquins, por isso a Hot Wheels o escolheu como terceiro representante com a sua primeira aparição ocorrendo na Mainline 2011.

4. 1971 Ford Maverick Grabber
O Maverick foi criado nos Estados Unidos para enfrentar o Fusca em vendas, no Brasil o seu foco era outro, só que infelizmente a crise do petróleo e outros empecilhos impediram que ele tivesse o sucesso esperado. Atualmente é muito desejado pelos apaixonados por clássicos locais, e ai é onde foi a grande jogada de El Segundo ao lançá-lo em 2010 na Mainline.

5. Chevrolet SS (Opala)
O Opala era um desejo antigo das Rodas Quentes que só foi concretizado em 2012 na linha básica. Apesar de não utilizar o nome oficial o seu design não deixa dúvidas de quem a mini representa.

6. '55 Volkswagen Kool Kombi
Como você já deve saber o Brasil foi o último país a encerrar a produção da Kombi, isso em 2014. A versão mini da Hot Wheels estreou em 2013 com três variações de cores, sendo duas delas com uma homenagem clara a nação, isso evidentemente do seu jeito, ou seja, de tamanho curto, rodinhas de apoio na traseira e pranchas de surf no bagageiro.

7. '74 Dodge Brazilian Charger
Já falei antes, o Brasil foi o único com um Charger exclusivo, o modelo foi feito a partir do Dart em meados dos anos 1970. A Hot Wheels estreou a sua versão na Mainline 2014 com duas belíssimas variações de cores.

8. Volkswagen Karmann Ghia
O projeto nasceu da parceria das três empresas que dão nome ao carro. No Brasil ele foi produzido de 1962 ate 1975 com um bom volume de vendas. A marca de El Segundo apresentou a sua interpretação do clássico em 2006. Tem muito colecionador que torce o nariz para ele, só que a dificuldade é encontrá-lo em loja para comprar.

9. Volkswagen Bug
A marca americana não tem um modelo do Fusca com esse nome (ainda!), mas isso é um mero detalhe, pois o Bug não deixa dúvidas de que se trata do mesmo. Quando foi criado em 1989 a suspensão alta na traseira representava uma moda dos anos 1960 e 1970, hoje já não é tão interessante, mas é o mais próximo que vai ter.

10. Ford Escort
O modelo apareceu pela primeira na linha básica de 1983 e teve poucas participações na Hot Wheels com a sua última publicação ocorrendo em 1985. Não é uma homenagem direita ao Brasil, mas a versão europeia era basicamente a produzida aqui na época com exceção da mecânica utilizada. Atualmente é uma raridade no mercado (isso não quer dizer que seja caro) e conseguir um significa gastar tempo e paciência procurando na internet.

Todos os modelos recomendados foram fabricados aqui no Brasil, alguns foram projetados localmente e outros foram nacionalizados. O blog focou as indicações na Hot Wheels porque é a marca mais procurada pelos entusiastas do hobby, em outras fabricantes também é possível encontrar outros carros, mas isso fica para uma outra lista.

Comentários

  1. Respostas
    1. Não só esse, q aliás é um pouco diferente do nosso, mas tem o Golf da atual geração, que é produzido no Brazil, Fiat 500, teve o Holden Comodore (nosso Omega)... e deve ter outros, mas só lembrei desses

      Excluir
  2. Saveiro quadrada que veio com o nome de caddy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Caddy não é a Saveiro, derivada do Gol, e sim um modelo próprio mais próximo (mas não oficialmente) aos Golfs antigos.

      Excluir
  3. Esse primeiro, o Stock Car...nunca vi!!! Por aqui na minha cidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, ¬ ¬ se o carro é de corrida, logo é um carro que so anda em autódromo...

      Excluir
    2. Meu amigo.... vc deve ter entendido o meu comentário... prefiro acreditar assim, não vou comentar aqui sua capacidade de raciocínio.... pq qdo disse que nunca vi na minha cidade não foi o carro em si... mas a miniatura pra venda em lojas especificamente , até pq aqui estamos tratando deste assunto, certo!!

      Excluir
  4. Quando lançaram o amazoom eu ia pegar todos os anos... mas só peguei os dois primeiros FE de 2008.

    O SP2 eu achei no fundo do balaio de uma americanas, maveco e opala achei fácil, fusca os da HW tem frente rebaixada, prefiro os fresh metal da maisto (dificil de achar!) ou os kinsmart

    ResponderExcluir
  5. Https://www.shantouchinatoys.com
    Shantou has the world's largest toy export

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas