Especial MOPAR 80 Anos Curiosidades

A marca MOPAR completou 80 anos em 2017, e para homenagear o blog selecionou algumas curiosidades, acompanhem.

Para os colecionadores iniciados a MOPAR esta relacionada apenas aos Muscle Car da época de ouro do segmento nos Estados Unidos, no entanto, a marca vai muito além disso com o fornecimento de peças para todo o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile). A divisão foi fundada em 01 de agosto de 1937 na unidade de Highland Park em Michigan com intuito de batizar um novo produto da Chrysler e ao longo das décadas viu o seu portfólio aumentar para 500 mil peças nos dias atuais. Acompanhem a seguir algumas curiosidades sobre a empresa.

1. O nome MOPAR é uma junção dos nomes Motor Parts (peças de motor) criada em 1937.

2. A marca foi criada inicialmente para um novo líquido anticongelante para o sistema de arrefecimento do motor dos carros da Chrysler na época.

3. A denominação MOPAR atualmente é aplicada para qualquer veículo produzido pelo grupo FCA, ou seja, Chrysler, Dodge, Plymouth, Jeep e até... Fiat - sim!

4. O termo MOPAR criou força mesmo na chamada época de ouro dos Muscle Car com os modelos da Dodge (Charger, Coronet, Challenger e outros) e os da Plymouth (Barracuda, GTX, Road Runner) com os poderosos motores HEMI.

5. O logotipo atual da Mopar foi criado em 1964 por George Robinson que era gerente de marketing da Chrysler na época, o emblema é chamado de "Ômega M", pois representa o símbolo Ômega do alfabeto grego só que cortado formando a letra "M".

Embora seja a divisão de acessórios para todos os veículos da marca FCA atualmente, a Mopar será sempre lembrada pelos apaixonados por Muscle Car como a representação da época de ouro dos carros da Dodge e da Plymouth nos Estados Unidos nos anos 1960.

Como puderam ler as curiosidades são poucas, isso ocorre porque o nome MOPAR esta muito ligado a Chrysler e a Dodge, sendo considerado por muitos como sinônimos, mesmo assim ainda foi possível extrair algumas informações especificas.



Comentários

Postagens mais visitadas