Especial Porsche 70 Anos - 10 Curiosidades

A Porsche completa 70 anos em 2018, e varias homenagens estão sendo prestadas pela marcas e todos aqueles que a apreciam, Minis em Foco também é um fã dos seus modelos e da sua história, e presta aqui a sua homenagem, acompanhe.

Tudo começou com pai e filho, Ferdinand e Ferry Porsche em 1948, mas a trajetória deles no mundo automotivo já vinha de antes com a criação de modelos híbridos no início do século XX, do "Carro do Povo -  o Fusca" na era nazista, de versões para corridas e por ai vai...

Para homenagear suas sete décadas de criação Minis em Foco separou dez curiosidades ligadas aos seus carros com modelos que já foram reproduzidos na escala 1:64, vejamos:

1. O primeiro modelo de produção para as ruas da companhia alemã foi o 356, que teve a sua montagem iniciada em 8 de junho de 1948.

2. O Porsche 911, modelo mais famoso, entrou na linha de produção em setembro de 1964 e acumula mais de um milhão de unidades produzidas (contabilizando todas as gerações e versões).
Imagem: blog Lamley Group
3. Em 1974 é apresentado o 930, primeiro esportivo do mundo equipado com motor Turbo de série. Alguns anos mais tarde ele seria rebatizado para 911 Turbo.

4. Carros de corridas vencedores são muitos na Porsche, e para representá-los temos o 917, vencedor de Le Mans em 1970 e 1971, sendo que nesta segunda conquista quebraram os recordes de distancia percorrida com 5.335,61 km e velocidade média com 222,3 km/h, registros que levaram 39 anos para serem superados.

5. O 959 pode ser considerado o primeiro Supercarro da marca, foi apresentado em 1986 e trazia uma série de tecnologias nos materiais que o deixava leve, além de ser o primeiro da companhia a utilizar a tração integral, o motor era um flat-6 de 2,85 litros que gerava 444 cv.

6. O Porsche Boxster foi lançado em 1996, foi o primeiro com motor central-traseiro em 20 anos, também foi o primeiro com arrefecimento líquido na traseira. Como modelo de entrada e preço menor ajudou a melhorar a contabilidade financeira da marca nos anos posteriormente.

7. O Carrera GT foi lançado no início dos anos 2000, é um supercarro por natureza com motor V10 central traseiro de 5,7 litros que gerava 605 cv de potência. O modelo teve 1.240 unidades produzidas entre 2004 e 2006.

8. O Cayenne é o carro que salvou a Porsche da falência, o SUV foi lançado em 2002 e desde então tem sido o maior sucesso de vendas de Stuttgart. Sua motorização possui uma boa gama de opções como o motor V8 de 4,5 litros que gerava 405 cv de potência na versão GTS.

9. Outro carro que foi muito criticado pelos puristas foi o Panamera, seu lançamento ocorreu em 2012, sua principal característica são as quatro portas que permite a sua utilização por pessoas interessadas em levar mais que dois ocupantes no seu interior.

10. O 918 Spyder foi o primeiro supercarro híbrido da companhia e um dos primeiros do mundo. Sua motorização é composto por um V8 de 4,6 litros e mais dois motores elétricos que juntos rendem 770 cv de potência.

É uma marca apaixonante com uma equipe de pessoas que sabem como disponibilizar para os entusiastas o que desejam, por isso que a companhia chega tão forte aos setenta anos de idade, e que continue assim.

Comentários

  1. Bela materia Doalcey.
    Também sou fã desta marca, principalmente os 911 gt2.
    Aliás as miniaturas da Hot wheels deste modelo são perfeitas, faltou foto deles na matéria.
    Parabéns!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Show como sempre Doalcey!! Parabens pela matéria!

    ResponderExcluir
  3. Que matéria legal e bem elaborada, e as fotos com as miniaturas ilustrando o texto, ficou excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas