Bugatti Veyron vs Chiron da Hot Wheels - Evolução

O Bugatti Chiron se tornou a nova sensação dos colecionadores de Hot Wheels, e aproveitando para realizar algumas fotos com ele e o Veyron resolvi também fazer uma analise da evolução do design de algumas minis da marca de "carrinhos" nos últimos vinte anos, acompanhem.

O Veyron da companhia de El Segundo é um projeto do design Mark Jones, e foi apresentada pela primeira vez na Mainline 2003 na cor preta com algumas partes vermelha, as rodas eram as 10SP. Depois vieram mais sete variações até o ano de 2010, sendo seis da Mainline (2006, 2007 e 2010) e uma na série Speed Machine (2010) - Confira aqui mais detalhes sobre elas no site da Fandom (Wiki).



Já o Chiron saiu do forno tem pouquíssimo tempo, precisamente em 2019 na cor azul marinho. É um trabalho do design Ryu Assada, e atualmente conta com mais três variações, sendo duas na Mainline 2020 e uma na Id.






Visualmente estamos falando de supercarros diferentes naturalmente, pois um é a evolução do outro, mas o que temos de prestar a atenção aqui é nas minis. O Veyron tem um chassi alto enquanto que o Chiron é baixo em relação ao solo, as caixas de rodas dianteira e traseira do Veyron são largas e altas no Chiron casam perfeitamente com as rodas, o para-choque dianteiro no Veyron é baixo nas extremidades e faz uma curva até o o seu meio, já no Chiron é baixo e alinhado com o solo do início ao fim.


No centro do Veyron o radiador é uma peça fixada no chassi que não ficou bem alinhada com a carroceria, no Chiron o radiador faz parte da carroceria que deixa o visual harmonioso. Outro detalhe a se observar são as rodas do Veyron que estão desalinhadas com as caixas de rodas, isso ocorre porque os eixos são curtos, no Chiron isso não acontece.

Em contrapartida os faróis e as lanternas traseiras do Veyron são destacadas com pintura própria enquanto que o Chiron não possuí esse detalhe em nenhumas das peças.

Em resumo o que isso significa? Quando o Veyron foi lançado havia uma necessidade enorme da mini também ser utilizada nas pistas laranjas da Hot Wheels, ou seja, chassi muito baixo dificulta a movimentação do "carrinho". Na atualidade os designers tem procurado desenvolver novas rodas e melhorado a concepção das pistas o que tem contribuído para que esse tipo de inconsistência com o real não seja tão constante. Outro ponto a se observar é o uso das impressoras 3D que reduzem os custos de reprodução de protótipos que permitem assim verificar na prática se o conjunto vai ficar realmente bem feito depois de finalizado.

Incrível o que se pode aprender com apenas duas minis hein? Gostou de mais essa troca de conhecimento? Então compartilhe nos seus grupos nas redes sociais para que mais colecionadores possam se fazer presente aqui no blog.

Comentários

  1. Como sempre, mais a belíssima aula sobre colecionismo e miniaturas.

    Parabéns Doalcey

    Abração

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