'84 Pontiac Firebird (Hot Wheels)

Um Firebird reformulado foi apresentado pela a Hot Wheels na Mainline 2020. Acompanhem.


A terceira geração do Firebird estreou no início dos anos 1980, seu design procurava deixá-lo em sintonia com as tendências da época, ou seja, linhas retas, faróis escamoteáveis e painel futurista.

Imagem: Russo and Steele

A Pontiac acertou quando investiu nas linhas esportivas do Muscle, o teto solar bipartido também ficou legal e a pintura saia e blusa de algumas versões agradaram. O investimento no visual tinha como um dos objetivos, esconder a motorização, que em 1984 era composta por um V8 305 que gerava 195 cv, pouco para um veículo que pesava 1.344 quilos. Na Hot Wheels eu apresento o '84 Pontiac Firebird da linha básica 2020 com pintura vermelha e rodas 5SP.












O visual agradou tanto, que os produtores de uma nova série de TV a ser lançada escolheram o modelo para ser um dos protagonistas, o nome do programa era "A Super Máquina", e o resto é história.







E a miniatura? A primeira versão foi apresentada em 1983 (confira aqui), a criação foi do lendário Larry Wood, e se caracterizava pela a boa representatividade do carro, para a época, com destaque para o teto partido no sentido longitudinal. A nova representação, feita por Brendon Vetuskey, se aproxima mais do original, continua com o teto bipartido, mas agora com vidros. As linhas foram baseadas no modelo de 1984, que entre outras características, possuía um capô com uma maior proeminência no canto esquerdo, e que o deixa mais próximo da versão caracterizada para a série A Super Máquina.

Veredito

O design ficou bem simples, mas o deixa bem próximo do original - o que é positivo -, o vidro bipartido ficou legal, o desenho das lanternas traseiras também bem como o capô. Para esta primeira edição ficou faltando um pouco mais de partes pintadas, e o uso de uma roda mais interessante do que essas. Mesmo assim, se você gosta do Firebird então é bom ter na coleção - principalmente por ser um de 1984 e Trans Am.

Esse exemplar eu consegui em uma Lojas Americanas aqui de Vitória da Conquista, no final do mês passado.


Comentários

Postagens mais visitadas