Especial Homens Lendários: Ferruccio Lamborghini


Reza a lenda que o Sr. Ferruccio Lamborghini resolveu criar a sua própria montadora de carros a partir de uma discussão com o comendador Enzo Ferrari sobre problemas com uma de suas Ferrari, um modelo 250 GT, como era de se esperar a conversa não terminou bem e Ferruccio resolveu mostrar ao comendador que era possível construir carros esportes rápidos, confortáveis e bem acabados.

Mas, vamos voltar um pouco no tempo, Ferruccio Elio Arturo Lamborghini nasceu em 28 de abril de 1916 em Renazzo di Centro, província de Ferrara, norte da Itália. Criou-se em meio as videiras, mas o seu olhar estava mesmo nas máquinas da fazenda e seguindo o caminho natural estudou Mecânica no Instituto de Fratelli Tadia, perto de Bolonha e em 1940 durante a II Grande Guerra Mundial alistou se na Força Aérea Italiana onde atuou como supervisor de manutenção. No pós-guerra, abriu uma oficina e nas horas livres dedicava a preparação de automóveis para corridas usando os Fiat Topolino de sua propriedade, na época o Sr. Lamborghini além de preparar também participava das provas, uma experiência que não durou muito tempo.
Lamborghini Miura 400 S
As condições começaram a melhorar para Ferruccio Lamborghini quando ele começou a produzir tratores (veja aqui um modelo) em larga escala a partir de uma demanda existente na Itália destruída pela guerra, na década de 1950 ele já era um dos grandes no seguimento e resolveu diversificar os negócios com a produção de aquecedores a óleo e ar-condicionado.

O conceito moderno em amarelo, uma releitura do clássico, o Miura Concept.
Muito bem de vida, Lamborghini investia em uma de suas paixões, os carros esportivos e teve vários como Mercedes-Benz 300 SL, Alfa Romeu 1900, Jaguar E-Type e claro, Ferrari. Apesar de aprecia-las lhe incomodava alguns problemas existentes como acabamento, barulho interno, falta de conforto e mecânica frágil. Lamborghini irritado procurou relatar os problemas com o comendador Ferrari que, segundo a lenda, teria desdenhado de seus comentários, Lamborghini por sua vez decidiu revidar fabricando os seus próprios carros, nascia uma lenda com uma legião de admiradores, a Lamborghini S.p.A. inaugurada em 1963 na cidade de Sant'Agata Bolognese próxima da cidade de Modena (terra da Ferrari).

O Lamborghini Countach ao lado do Lamborghini Diablo / Team JLOC
Para tocar a fabrica Ferruccio contratou profissionais de primeira linha que haviam trabalhado na Ferrari como o engenheiro de produção Paolo Stanzani e o projetista Giampaolo Dallara. Neste mesmo ano a empresa apresentava o seu primeiro projeto no Salão de Turim, o 350 GTV, cujo o desenho foi feito pelos estúdios Bertone e não agradaram muito os espectadores, como resultado o projeto foi revisto pela encarroçadora Touring e renomeado para 350 GT utilizando um V12 de 3,5 L que rendia 280 cv de potência, mesmo assim o carro não era lucrativo com uma perda de US$ 2.000,00 por unidade vendida.

Mas em 1966, Ferruccio Lamborghini apresentava aquele que seria a primeira grande lenda da marca, o Miura, um supercarro feito pelo estúdio Bertone com motor V12 central-traseiro de 350 cv que deixava alguns Ferrari comendo poeira nas estradas europeias.

Lamborghini Miura Jota
A partir dai a empresa não parou de desenvolver novos projetos como o Islero, o Espada, o Urraco, o Jarama, o Bravo e a sua segunda grande lenda, o Countach, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1971. O Countach inovou com as suas linhas angulosas que era o oposto das linhas sensuais do Miura.

Lamborghini Countach LP500R
Mas quando tudo parecia que iria decolar de uma vez veio a crise do petróleo (sempre ela nesse período) e as vendas despencaram, já que as pessoas não queriam saber de comprar um carro beberrão com o combustível custando caro, para piorar as encomendas de tratores despencaram por conta de cancelamentos de encomendas da Bolívia e da Africa do Sul. Para equilibrar as contas Ferruccio Lamborghini vendeu a sua participação na fabrica de tratores para a SAME e 51% de sua participação na Lamborghini S.p.A em 1972, mesmo assim as contas não fechavam e dois anos mais tarde venderia os outros 49% da fabrica e sairia de uma vez do ramo de automóveis.
Lamborghini Miura 400 S e Aventador LP 700-4
Ferruccio continuou na indústria com a produção de ar condicionado, aquecedores e equipamentos hidráulicos, também mudou se para uma fazenda na região de Castiglione del Lago, na Itália onde tornou se produtor de vinhos e no dia 20 de fevereiro de 1993 se despedia do mundo aos 76 anos de idade vitima de um ataque cardíaco deixando dois filhos, um nome e um legado que permanece mais vivo do que nunca nos outros Lamborghini que vieram.


O ontem e o hoje juntos.

Quer saber mais sobre esse homem lendário? Acesse aqui um Especial do site Best Car.



Comentários

  1. Doalcey, tu comprou um carro faltando um retrovisor? Acho q vc foi enganado. kkkkkk

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    Respostas
    1. Elas são assim mesmo, me parece que elas representam um modelo que foi de Frank Sinatra encomendada pessoalmente ao Sr. Ferruccio Lamborghini em 1969 na Itália, quando o modelo foi a leilão estava sem o retrovisor direito.

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  2. Si bien TODOS los Lamborghini son bellos (y mucho!), el Countach y el Diablo han sido siempre mis preferidos.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

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