Especial Homens Lendários: Enzo Ferrari

Quando se fala em Ferrari qual a imagem que vem a mente? Acertou quem disse os "Super-carros" de luxo da montadora italiana, fundada por um homem lendário: Enzo Ferrari.


Enzo Anselmo Ferrari nasceu no dia 18 de fevereiro de 1898, na cidade de Modena, Itália, e foi um dos grandes apaixonados por carros e velocidade, que segundo a historia, teria se iniciada aos 10 anos de idade, quando o pai, Alfredo, o teria levado para assistir à uma corrida de carros em Bolonha. Como todo pai, queria que os filhos estudassem, fizessem engenharia, mas Enzo preferia o dia-a-dia na oficina e as pistas de corrida - cuja a primeira prova disputaria com um modelo da CNM - uma subida de montanha na região de Parma.

Anos depois, Enzo Ferrari ingressaria na equipe oficial de corridas da Alfa Romeo como piloto, e em 1929 formaria a Scuderia Ferrari, atuando como uma equipe terceirizada da Alfa Romeo até 1938, quando a montadora italiana voltou a ter equipe própria - que contaria com Ferrari como gerente - uma parceria que se desgastou ao longo do tempo e, que levou a separação definitiva no ano seguinte.



Enzo Ferrari resolveu então que iria produzir os seus próprios carros, correndo com equipe própria, que ele nomeou de Auto Avio Costruzioni, pois impedimentos contratuais com a Alfa Romeo o impediu de utilizar por quatro anos o seu nome na equipe. O primeiro modelo da equipe foi o Tipo 815 - que possuía essa denominação por que vinham equipados com um motor oito cilindro de 1,5 L - a carroceria que utilizava era uma Touring, e se destacaram como os carros mais rápidos na sua categoria na Mille Miglia italiana em 1940, só que infelizmente não terminaram a corrida.



E foi graças a II Guerra Mundial que o vilarejo de Maranello entrou para a história da Ferrari, pois foi para lá que Enzo mudou a fábrica, tentando evitar os bombardeiros na cidade de Modena. É na fabrica nova que a equipe apresentou o primeiro motor 12 cilindros em "V", que seria utilizado no modelo 125 S que tinha as opções roadster e Spyder Corsa (que vinha com dois lugares).



A dedicação ao trabalho traria resultados rápidos nas pistas com as vitórias na Mille Miglia em 1948 e 1949, em Spa Francorchamps, nas 24 horas de Le Mans e outras pistas. Teve ainda vitórias nas provas de Grandes Prêmios (antecessora da Formula 1) na Suíça, Holanda e Checoslováquia em 1949. E como se não bastasse, seus carros venceriam provas do outro lado do atlântico, nos Estados Unidos.



Na Formula 1, a equipe esta presente desde o início em 1950, com a primeira vitória ocorrendo no ano seguinte, e o primeiro título em 1952. Vários pilotos lendários como Juan Manuel Fangio (1956) e Phil Hill (1961), competiram pela Scuderia e lhe trouxeram títulos, sob o acompanhamento direto do Comendador. Mesmo participando da Formula 1, a Ferrari se manteve firme em outras competições, como a de Le Mans onde se sagrou vencedora de 1960 a 1965, e antes disso, outras nove vezes na pista.



Em relação a família, o comendador casou com Laura em 1932 e com ela teve um filho, Alfredo (apelidado de Dino) que nascera nos mesmo ano do matrimônio, em 1945 nascia o seu segundo filho, Piero, com sua amante antiga Lina Lardi. Seu primeiro filho, Dino, faleceu aos 24 anos de uma doença chamada distrofia muscular, e isso abalou muito o comendador Ferrari que acabou por se afastar das provas nos autódromos, mas gerenciando de perto em Maranello. Em relação a Piero que o acompanhou por anos, o reconhecimento como filho só aconteceu após a morte de sua esposa, em 1978.



Tudo indo muito bem nas pistas, mas não dava para tocar uma Scuderia de carros de corridas na época sem grandes recursos, foi ai que surgiu a ideia de Luigi Chinetti - piloto de corridas que trabalhou com o comendador Enzo - de produzir carros esportivos para vender no mercado americano, algo que inicialmente não agradou Ferrari - que queria dedicar-se apenas as corridas -, no entanto, as potencialidades do negócio e a necessidade de conduzir os seus projetos nas pistas, o fizeram mudar de opinião. O primeiro modelo produzido pela marca foi o 166 inter, com um V12 de 2,0 L e 150 cv de potência.



Depois dele, vários outros se seguiram como os da família 250, que iniciou com o 250 S, chegando até o lendário 250 GTO, passando pela 365 GTB/4 "Daytona" - que foi o carro mais veloz do mercado por anos - houve ainda várias outras, como a 365 Berlinetta Boxer, que trazia um motor 12 cilindros opostos com 365 cv, e a 288 GTO na década de 1980 com motor V8 biturbo projetada para uma nova categoria da FIA.



O comendador Ferrari não era uma pessoa fácil de lidar, exigente ao extremo, seja na fabrica, com os pilotos ou com a família, também não era de medir as palavras proferidas, o que lhes garantia muitas confusões como, a famosa discussão com Ferrucio Lamborghini e a tentativa de venda de parte do capital da Ferrari para a Ford na década de 60 do século XX, que o levou a desistir do negócio por não concordar com o valor imposto pela montadora americana para que ele pudesse desenvolver os projetos dos seus carros sem a intromissão direta da marca.



Mas, o que levou e leva as pessoas a se apaixonarem por uma marca como a Ferrari? Acredito que a essência esteja exatamente no seu fundador, o comendador Enzo Ferrari, com a sua paixão pelas corridas e pelos carros que levou com a sua extrema exigência à várias vitórias nas categorias por onde a Scuderia passou, e que foi repassada para os seus carros, aliado aos belos projetos de design criados pelos estúdios italianos, e claro, a sua produção limitadíssima, que despertava o interesse dos abonados, nem que fosse pelo status de ter uma. E olha que para ele os carros de rua da marca não importavam.



Enzo Ferrari trabalhou na direção da marca até os seus 74 anos, mas mesmo depois de se afastar, continuou perto, opinando, acompanhando, intervindo até o seu último projeto, a Ferrari F40, apresentada ao mundo em 1988, quando finalmente descansou aos 90 anos de idade no mesmo ano.

Quer saber mais sobre a vida dessa lenda? Acesse aqui um Especial do site Best Car.

Quer saber mais sobre a Ferrari? Acesse aqui o site oficial da marca (em português).

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Comentários

  1. Como sempre excelentes fotos e o texto bem explicativo,parabéns.

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    1. Ola Emerson,

      Fico muito feliz que tenha gostado, falar de uma lenda como o Comendador Enzo Ferrari e a sua paixão por carros e corridas foi algo que me deixou muito satisfeito, e mais ainda compartilhar com o pessoal.

      Abração,

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