Quais os carros brasileiros em escala 1:64?
Com a primeira semana do quarto Especial Brasil encerrada é hora de fazer uma reflexão sobre as opções de miniaturas na escala mais colecionada no país, a 1:64.
Em primeiro lugar é bom deixar claro que o Brasil não possui uma indústria genuinamente nacional, todas as montadores presentes em nosso solo são de origem americana, europeia ou asiática, por isso a maioria dos projetos lançados são frutos desses mercados, embora em alguns momentos no passado e agora com mais intensidade temos observado modelos pensados e criados para o brasileiro, o que demonstra o quanto estamos ganhando importância no mundo automotivo.
Mas como ficam as miniaturas na escala 1:64? Se você fizer uma consulta rápida entre os apaixonados por carros e/ou miniaturas vai observar que a maioria responderá que gostaria de ter em escala menor uma replica dos carros que ele vê circulando em maior quantidade pelas nossas ruas e rodovias, sem abrir mão, é claro, dos supercarros, muscle cars e afins. E isso é perfeitamente natural, pois dessa forma, cria-se uma ligação entre a pessoa, o carro e algum momento da sua história. Pensando nisso alguns jornais do país tem lançado na escala 1:43 vários modelos de carros que fizeram história no Brasil, e marcas como a Norev tem lançado miniaturas da Fiat local nessa mesma escala, isso é muito bom, mas e o colecionador que gosta da escala 1:64? Bem... ai ficamos desamparados, porque a quantidade existente é mínima e se baseiam em carros que também são comercializados em outros países - o que não é ruim -, mas...
Atualmente os poucos modelos desenvolvidos no e para o Brasil estão sendo apresentados pelas marcas da Mattel, a Hot Wheels e a Matchbox, sendo que essa última não é mais importada desde 2010.
A Hot Wheels já lançou até o momento cinco miniaturas: o Amazoom que é o único não-licenciado, o SP2 e o Brasília da Volkswagen, o Chevrolet SS (Opala) da Chevrolet (GM) e o Dodge Charger brasileiro de 1974 da Chrysler (esse último o mais recente). Só que ainda existem outros que não foram projetados para o país, mas fizeram muito sucesso e possuem uma legião de fãs como: Maverick Grabber 1971, Focus e Fiesta (Ford), Bug (conhecido localmente como Fusca) e Kool Kombi (esse nome utilizado no país desde o início até o fim da produção no ano passado) da Volkswagen, Civic Si de sexta geração da Honda.
'71 Ford Maverick Grabber da Hot Wheels.
A Matchbox possui a Saveiro Cross da Volkswagen que foi desenvolvida para o nosso mercado e o Fusca, a Kombi e o Karman Ghia, além disso tem ainda a L200/ Triton da Mitsubishi, o Focus de primeira geração e o Escort da Ford, e mais alguns de produção mundial.
VW Saveiro Cross, o primeiro modelo lançado pela Matchbox em homenagem ao Brasil, mas que nunca foi vendido oficialmente aqui.
Ford Focus de 1.ª geração da Matchbox (amarelo), 2.ª geração da Hot Wheels (verde) e 3.ª geração da Greenlight (preto).
A Califórnia Toys (importadora de miniaturas brasileira) em uma parceria com a Greenlight apresentou versões de alguns Volkswagen com pinturas de serviços locais, como o belíssimo Fusca da policia civil de São Paulo, para quem curte esse tipo de miniatura (como eu!) foi uma ótima iniciativa.
Mas e as outras marcas? Basicamente elas possuem variações de modelos mundiais que foram ou estão sendo produzidos aqui.
Modelos da Matchbox com destaques para o Kharman Ghia e o Fusca que fizeram enorme sucesso no Brasil.
Como podem ver não existem muitas opções, e isso em partes é fruto da ausência real de uma grande fabricante de miniaturas ou o interesse de alguma fabricante de brinquedos local nesse seguimento, no passado cheguei a usar o discurso que éramos o segundo maior mercado de miniaturas do mundo, principalmente Hot Wheels, mas atualmente tenho as minhas duvidas e isso de certa forma acaba sendo um dos fatores limitantes de novidades brasileiras, a outra é o valor que se propõe a pagar por elas.
A impressão que se tem é que se custar mais de R$ 6,99 (aproximadamente 3 dólares) não vale a pena pagar, mas é permitido reclamar da falta de qualidade daqueles que custam o preço citado, sendo assim, a quantidade de colecionadores dispostos a pagar mais por modelos em escala 1:64 fica menor ainda e por isso é melhor festejar quando a Hot Wheels lança alguma novidade que fez história no nosso mercado e que ainda vai esta sendo mostrado em escala global, afinal de contas, fora os superesportivos europeus e os clássicos asiáticos, quais seriam os outros países com tamanha representatividade?
bacana, show de materia Doalcey, desses ai só não tenho a kool kombi, por n qerer msm, n gostei do modelo...breve farei umas fotos p vc ver no facebook...abçs
ResponderExcluirSaudações meu querido,
ExcluirEu gosto demais de todos eles e principalmente da Kool Kombi, mesmo ela não tendo as proporções exatas de um carro real, mas sei lá... ela me conquistou... rsrsrsrsrs.
Veja as fotos que quero apreciar também.
Abração,
Muito legal!!!! Sou louco para por as mão em uma destas VW Saveiro Cross da Matchbox, mas é impossível de encontrar e quando se acha ou o cara não quer vender, ou ele coloca o presso tão absurdo que chega a ser piada. rsrs
ResponderExcluirSaudações Eliton,
ExcluirEu gostei muito da Saveiro Cross porque ela é o único projeto 100% nacional atual nessa escala, os outros são os clássicos da postagem que também são muito legais. Em relação ao preço, realmente tem que ter paciência para quem não tem pressa, essas duas ai eu consegui na época por ótimos valores com os colecionadores que se tornaram amigos.
Abração,
bela matéria ! belas fotos ! tenho 2 opalas 1 azul e outro vermelho (comuns) 1 Dodge Charger Brazilian 74 vermelho ,1 Amazoom azul do pack Jungle Rally 5, 1 Kool Kombi laranja, 2 VW Brasília uma vermelha com flames e uma tbm do pack 5 Jungle ,1 Ford Maverick Grabber 71 azul com faixas amarelas ,pretendo com o tempo adquirir tds os modelos ,falta de tempo $$$ rsrsrsrs......
ResponderExcluir