Super-carros: Toyota 2000GT
Em 1967 a Toyota decidiu que iria entrar no grupo dos "Supercarros", aqueles modelos de alta performance, produção limitada, pouco confortáveis ergonomicamente e caros, muito caros. Para esta empreitada a marca encomendou uma verdadeira obra de arte, com linhas que se inspiravam claramente nas Ferrari e Porsche daquela época, o carro era dividido em uma frente longa e uma traseira minúscula para duas pessoas e uma maletinha de viagem, por dentro itens de conforto estavam presentes e em baixo do capô um motor seis cilindros de 2,0 litros (dai o nome 2000) que gerava 149 cv de potência, algo muito bom para enfrentar as Ferrari e Porsche de entrada. Na Hot Wheels eu apresento o Toyota 2000GT da linha básica 2014 com pintura amarela e rodas MC5 cinzas.
Abaixo parte da família reunida.
Mainline 2014, primeira variação de cor do ano.
Versão Super T-Hunt da Mainline 2013.
O 2000GT é o que se pode chamar de ancestral de toda uma linhagem de esportivos que viria depois na Toyota, mesmo infelizmente não tendo obtido sucesso em vendas no seu tempo. Muito do insucesso do carro se atribui a falta de tradição da marca na época neste tipo de seguimento, se para o mercado asiático não era interessante, a aposta se voltava para os Estados Unidos, só que a marca demorou a se estabelecer, e quando o 2000GT chegou a potência era o grande ponto fraco diante de "Muscle Car" de 350 cv por um valor seis vezes menor. Em relação a mini, essa é a segunda variação de cor desse ano que de certo modo até que ficou legal, o nível de detalhes esta decente para a linha básica. Essa mini eu consegui em abril desse ano em Salvador com o amigo Luiz Carlos Berenguer, mais conhecido como Khabello, um grande colecionador pronto para atender os amigos.
Hermoso Toyota amarillo!
ResponderExcluir