Anos 1960: Pontiac GTO 1964
Chegamos ao termino do primeiro semestre do ano e como ponto de partida para o seguinte temos mais um especial décadas, vamos ao primeiro deles.
Os anos 1960 são os meus preferidos em relação aos carros americanos, pois é neles em que ocorreu o apogeu do seguimento dos "Muscle Cars" que falo agora. Em 1963 a Pontiac estava decidida a abandonar as competições em um momento onde as vendas estavam em alta com a marca ocupando o terceiro lugar, e boa parte desses consumidores eram jovens empolgados com os carros possantes que eram produzidos para homologar as versões de corrida. Preocupado com isso Jim Wangers, executivo da marca, propôs ao gerente geral da GM uma alternativa barata: a incorporação de um motor potente em um modelo compacto, John DeLorean, engenheiro chefe da divisão gostou da ideia e resolveu fazer isso no Tempest - o novo lançamento da Pontiac na época -, nascia ali a lenda GTO, o resto como vocês sabem, é história. Na Hot Wheels eu apresento o '64 Pontiac GTO da série Boulevard 2012 com pintura satin prata e rodas RLRRPrf.
Os anos 1960 são os meus preferidos em relação aos carros americanos, pois é neles em que ocorreu o apogeu do seguimento dos "Muscle Cars" que falo agora. Em 1963 a Pontiac estava decidida a abandonar as competições em um momento onde as vendas estavam em alta com a marca ocupando o terceiro lugar, e boa parte desses consumidores eram jovens empolgados com os carros possantes que eram produzidos para homologar as versões de corrida. Preocupado com isso Jim Wangers, executivo da marca, propôs ao gerente geral da GM uma alternativa barata: a incorporação de um motor potente em um modelo compacto, John DeLorean, engenheiro chefe da divisão gostou da ideia e resolveu fazer isso no Tempest - o novo lançamento da Pontiac na época -, nascia ali a lenda GTO, o resto como vocês sabem, é história. Na Hot Wheels eu apresento o '64 Pontiac GTO da série Boulevard 2012 com pintura satin prata e rodas RLRRPrf.
O GTO era um pacote esportivo para o Tempest e depois foi incluído para o Le Mans que incluíam as opções de motor V8 capaz de gerar de 325 a 348 cv de potência, dependendo da cilindrada e da quantidade de carburadores escolhida, a Pontiac produziu 5 mil unidades iniciais para ver a reação do mercado, e em apenas quatro meses 10 mil carros foram vendidos, era histeria pura.
Em relação a mini, magnifico modelo da Hot Wheels, para quem não conhece, o GTO só se tornou independente em 1965, por isso essa versão é na verdade um Tempest com o pacote GTO, ou seja, o carro que fez surgir toda uma nova paixão e a marca das rodas quentes fez um belo trabalho.
Essa miniatura eu consegui com o amigo e grande colecionador do Rio Grande do Sul, Nilton (newtcs) em fevereiro desse ano.
Em relação a mini, magnifico modelo da Hot Wheels, para quem não conhece, o GTO só se tornou independente em 1965, por isso essa versão é na verdade um Tempest com o pacote GTO, ou seja, o carro que fez surgir toda uma nova paixão e a marca das rodas quentes fez um belo trabalho.
Essa miniatura eu consegui com o amigo e grande colecionador do Rio Grande do Sul, Nilton (newtcs) em fevereiro desse ano.
Gto é um dos meus focos.
ResponderExcluirMas limito-me de 64 a 67.
Esse carro é fantástico.