1982 Mazda RX-7

Falar do Mazda RX-7 é falar do seu pioneirismo, um motor com uma composição e uma forma de trabalhar bem diferente dos motores que conhecemos, mas como é essa história mesmo?

Para se reerguer depois da segunda grande guerra mundial, a Mazda resolveu aproveitar alguns projetos novos que surgiam, como a de Felix Wankel, que pensou em um motor sem pistões para gerar a potência e a força necessária que os carros precisavam. O motor Wankel utilizava rotores triangulares que abrem e fecham as entradas e saídas da mistura ar+combustível na câmara de combustão. Entre as suas principais vantagens estão: menor vibração e menos ruído e perda de energia com atritos internos. Outra característica é que o motor Wankel com um rotor equivale a um motor convencional de seis cilindros, o que lhe garante um tamanho menor e permite melhores desenhos aerodinâmicos na frente, como foi o que aconteceu com o RX-7. Na Hot Wheels eu apresento o Mazda RX-7 da linha básica 2014 com pintura metálica vermelha e rodas MC5.






Abaixo a família reunida.

Versão Treasure Hunt regular da Mainline 2013.
Mainline 2012
Mainline 2012 (lançamento)

A ideia do motor Wankel parecia ser extremamente positiva, por isso outras empresas como a Mercedes, a Ford, a GM e algumas outras apostaram na mesma, no entanto, os problemas de confiabilidade prejudicaram a sua evolução, no final, apenas a Mazda continuo investindo no projeto com o Mazda RX-7 e isso durou 20 anos com ótimas vendas, principalmente no Japão.

Em relação a mini, essa é a quarta vez que essa miniatura aparece na linha internacional - tem uma participação também na linha americana com uma versão para as lojas Kroger -, para este ano ela vem vermelha com faixas branco e amarela, o resultado ficou simples, mas muito bonito de se ver.

Essa miniatura eu consegui em uma loja Le Biscuit de Salvador em maio desse ano.

Veja mais sobre a história do motor Wankel em Ascensão e queda do motor sem pistões no site Best Cars (em português).


Comentários

Postagens mais visitadas