Os supercarros atuais
As quartas-feiras do blog em fevereiro serão dedicadas aos Supercarros, modelos desejados por muitos, mas que apenas poucos abonados podem possuir, vamos então a algumas curiosidades das gerações atuais.
Eles são belos, icônicos, rápidos e para poucos, muito poucos, estou falando dos chamados "supercarros" ou "superesportivos", um seguimento com muitos apaixonados e que tem ganhado muita importância nos últimos quinze anos para as montadoras, vejamos:
Fixação da marca na mente das pessoas
Produzi um supercarro não quer dizer necessariamente que a montadora vai ganhar muito dinheiro com ele, em alguns casos pode até ter prejuízo, mas então por que insistir? Divulgação da marca. Um belo desenho, rapidez, e recordes batidos são alguns dos detalhes que chamam a atenção da mídia e consecutivamente das pessoas, isso faz com que os modelos acabem indo parar em propagandas, games e afins o que acaba fixando o nome da montadora no imaginário do público.
Status
A maioria das pessoas que tem condições de comprar um superesportivo não o fazem pensando nos seus atributos mecânicos que lhe garantem boa performance, o que elas querem mesmo é divulgar para os seus círculos que possuem algo do tipo, dessa forma, ganham atenção, principalmente da mídia "especializada". Isso de certa forma acabou despertando o interesse dos grandes grupos automotivos.
Desenvolvimento de novas tecnologias
A maior parte dos componentes de um supercarro não sai barato, por isso acabam sendo uma boa oportunidade para as grandes marcas testarem componentes que em algum momento no futuro poderão esta presentes em carros de maior produção e menor lucratividade, um bom exemplo disso são as borboletas a traz do volante que apareceram na Ferrari nos anos 1990 e hoje estão presentes em modelos com todos os tipos de preços.
A era dos supercarros híbridos
Com o conceito de carro híbrido em alta vários fabricantes tem se enveredado pelo seguimento, é o caso por exemplo da Honda, que anunciou o retorno do NSX - um supercarro que fez muito sucesso entre os anos 1990 e meados de 2000 - agora com o uso de um motor V6 aliado a outros motores elétricos gerando potência de mais de 500 cv.
Montadoras tradicionais também tem investido nesse tipo de configuração, é o que se observa com a Porsche e o 918 Spyder e a Ferrari com a La Ferrari.
Supercarros com motores menores
Motores com 8 a 12 cilindros sempre foram os destaques dos superesportivos, mas em tempos de eficiência de consumo opções como o 6 cilindros com turbo tem estado em alta, é o que se observa em modelos como o Nissan GT-R, um dos melhores da atualidade.
As super marcas continuam em alta
Para quem acompanha o mundo dos carros sabe que existem marcas que desde o início se especializaram na produção de carros de alta performance, é o caso da Aston Martin que adentra o século XXI com o DBS, o Vanquish e a sua peça rara o One-77.
A Porsche esta mais forte do que nunca com as suas versões do 911, do Cayman e o bem sucedido Panamera que possui como diferencial as quatro portas.
A Ferrari é outra que soube se diversificar com modelos como a Califórnia voltada para o mercado americano, a FF com espaço para quatro ocupantes e a novíssima F12 Berlinetta com o clássico motor V12 só que "econômico".
A Lamborghini já falei na semana que passou em um especial dedicado, mas é sempre bom destacar os seus bólidos com motor V10, no caso a Hurracan, e o Aventador com o fantástico motor V12.
Os supercarros americanos
Na atualidade a Chrysler e a GM são as únicas com modelos em produção, a primeira tem o brutal Dodge Viper e a segunda o renovado Chevrolet Corvette de sétima geração, mas não podemos esquecer da empreitada da Saleen que lançou no início dos anos 2000 o S7, uma beleza com motor V8 e design inspirado nos carros europeus.
É muito supercarro atual sem dúvida, mas vamos deixar os outros para as postagens futuras, afinal esse é um tema que não se esgota e ainda tem muito o que ser explorado, por hora confira ao longo do mês as postagens com os modelos selecionados.
Doalcey você sabia que proximo mês saira a Mclaren P1
ResponderExcluirSaudações Carlos Henrique,
ExcluirEstou só aguardando a chegada do McLaren para fazer uma postagem toda especial sobre o papel da marca no seguimento dos superesportivos a partir do F1.
Abração,
Olá Doalcey, Ótima matéria e belas fotos!
ResponderExcluirOlá Júnior,
ExcluirObrigado pelo elogio,
Abração,
esqueceu das lamborghinis m,urcielago sv,570-superleggera,gallardo lp560-4,mclaren p1,mclaren f1 gtr,b enginering edonis,alias hucaran não,é aventador e outra é veneno,que está à esquerda
ResponderExcluirSaudações,
ExcluirObrigado pelos comentários, mas vamos a algumas observações: A postagem é de abertura, esta descrito no início, o objetivo não é falar exclusivamente da Lamborghini esses modelos que cita são apenas mais do mesmo, a postagem foi feita em fevereiro a McLaren P1 só chegou no mês seguinte, bom ver que você observou a data da postagem. O texto se refere aos modelos e não ao que esta na foto, alias quem esta na foto esta descrito, é... não entendi os seus comentários, mas tudo bem.
o viper tem a versão "srt gts-r" e a "srt10 acr"
ResponderExcluirBela observação, mas o texto não tinha como foco dissecar todas as versões do Viper, apenas exemplificar um Supercarro americano.
Excluirbasta postar muitas imagens,o problema não é o tema
ResponderExcluirNão sei onde leu isso, mas não escrevo em nenhum momento do texto que o tema é o problema, novamente, é de abertura, confira também as miniaturas que foram expostas no mês de fevereiro dentro do tema, e ainda recomendo olhar o marcador #supercarros do lado direito do blog.
ExcluirAbração,