Especial Carros Brancos
Último especial do mês e o tema será Carros Brancos, a cor tem estado em alta no Brasil e no resto do mundo, por isso nada melhor do que conhecer algumas curiosidades, acompanhem.
A cor branca é proveniente da emissão de energia em cima de um objeto ou superfície, que por sua vez a repele, ou seja, não absorve nenhuma das outras cores existentes, por isso é a mais recomendada para andar sob o sol escaldante do verão, só que a analise dela vai além do que a ciência explica, pois a sua presença é capaz de produzir emoções e sensações, vejamos.
Os esotéricos consideram o branco como um símbolo da espiritualidade, da paz, da inocência, na cultura ocidental esta associada a alegria, enquanto que no oriente à tristeza, ao luto, à morte.
Do ponto vista religioso a cor representa a virtude do amor a Deus, ilumina o espírito e restabelece o equilíbrio interior.
Olhando pelo lado arquitetônico, o branco em um ambiente vai dá uma ideia de maior espaço e calma, só que tem de tomar cuidado, pois em excesso pode trazer uma sensação de vazio e frieza.
E em relação aos carros? A cor esteve associada no Brasil durante muito tempo como carro de táxi, porque em algumas grandes metrópoles é a padrão nesse tipo de veículo, por isso durante muito tempo foi discriminada como opção de compra para uso diário.
Outros serviços onde essa cor predomina são os de emergência, leia-se ambulância, e nas viaturas policiais, embora possa haver algumas variações que ocorrem de acordo cada departamento, estado, pais e por ai vai.
Ferrari Califórnia (esquerda - Hot Wheels), Ferrari Four (centro - Kyosho) e Ferrari 458 Itália (Hot Wheels)
Em relação as corridas, vários modelos com essa cor fizeram história como as McLaren dos anos 1970 a 1990 na Formula 1, os BMW das provas de longa duração, os Mustang de Shelby apenas para citar alguns.
No cinema e nas séries de TV os carros brancos também fizeram história, o principal deles é o Herbie, mas tem ainda o Ecto-1 dos Caça Fantasmas, o Lotus Esprit S1 de James Bond e recentemente o Toyota Supra 1995 de Brian O'conner do sétimo filme de Velozes e Furiosos.
Com a chegada do século XXI o gosto do consumidor comum tem mudado, principalmente no Brasil, onde observa-se um aumento pela procura de modelos na cor branca, conforme destaca a pesquisa da Axalta de 2013 ao indicar que 29% dos carros vendidos eram na cor branca, contra 25% do prata, uma mudança significativa sem dúvida.
No mundo das miniaturas a cor esta presente na reproduções dos modelos originais ou em variações, essa condição é observada em todas as marcas, das mais simples as mais complexas, por isso o blog fez uma seleção bem interessante para apresentar durante a semana, não deixe de acompanhar.
Comentários
Postar um comentário