Especial Pony Car - Abertura

Os anos 1960 foram sem dúvida o auge dos carros potentes nos Estados Unidos, as opções eram as mais variadas possíveis, a principal era a Muscle Car que se dividia em duas outras categorias, uma delas era a Pony Car foco do especial, vamos a ela.

O que ocorreu de interessante em 1964? Se você não viveu essa época ou é um entusiasta de história - como eu - sabe que existiram momentos formidáveis e outros terríveis, em si tratando de carros americanos o maior destaque de todos foi o lançamentos do Ford Mustang e do Plymouth Barracuda, esportivos pequenos com motores igualmente pequenos, mas potentes que contribuíram para a criação de um termo, Pony Car.

A origem do nome
A euforia com esses modelos foi tão grande que a mídia logo tratou de apelidá-los, Pony Car, termo criado pelo jornalista Dennis Shattuck da revista Car Life ao fazer a avaliação dos mesmos.
1964 Ford Mustang (esquerda) e 1968 Plymouth Barracuda ambos da Hot Wheels
Principais características de um Pony Car
Tomando como parâmetro os exemplares daquele ano, pode-se observar que os Pony Car tinham como característica o tamanho "compacto", a esportividade, o preço e o uso de motores V8 combinados com carburadores maiores que geravam no máximo 300 cv de potência.
1965 Ford Mustang fastback da Hot Wheels com a identificação do motor V8 289
Os principais modelos
O Mustang e o Barracuda permaneceram sozinhos no novo seguimento até 1967 quando a GM apresentou o Pontiac Firebird e o Chevrolet Camaro, modelos que compartilhavam a mesma plataforma, mas tinham desenhos próprios.
1967 Chevrolet Camaro e 1967 Pontiac Firebird da Hot Wheels
A Ford por sua vez não ficou apenas no Mustang e apresentou a sua versão de luxo o Cougar da Mercury.
1967 Mercury Cougar da Matchbox
A quarta força entre as montadoras dos Estados Unidos a AMC também se fez presente com o lançamento do Javelin em 1969.
1971 AMC Javelin AMX da Greenlight
A Dodge entrou tarde nessa festa com o Challenger, baseado na plataforma da nova geração do Plymouth Barracuda, o pônei conquistou uma série de entusiastas em busca de algo simples e atraente.
1971 Dodge Challenger (esquerda) e 1970 Plymouth Barracuda ambos da Hot Wheels
Como podem observar os Pony Car com o seu design e a opção de bons motores contribuíram e muito para que os Muscle Car se tornassem um tremendo sucesso, mas fica uma duvida: todas as versões dos modelos citados são Pony Car? Isso é um papo para o encerramento do especial.

Clique em Especial Pony Car - Encerramento para conferir a segunda parte.


Comentários

  1. Mais uma ótima postagem...
    Pois é, tenho dúvida se o Dodge é pony car.... E você?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas